Essência do Vinho - Porto, este verão, ao ar livre

Palácio de Cristal

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Há uma estreia nos eventos nacionais de vinho, com datas e local já definidos. Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão realiza-se nos dias 2, 3 e 4 de julho, nos jardins do Palácio de Cristal.

 

O conceito do evento é distinto da “principal experiência do vinho em Portugal”, que anualmente se realiza em finais de fevereiro no também portuense Palácio da Bolsa. Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão é um evento de celebração do vinho, da enogastronomia e das experiências complementares, pensado para ser usufruído de modo descontraído e ao ar livre, focado em quem aprecia boas conversas e pretende descobrir mais.

“Acreditamos que este novo conceito seja uma festa, um novo marco na animação da cidade do Porto”, refere Nuno Botelho, diretor da EV-Essência do Vinho. 

No total estarão representados 150 produtores, nacionais e estrangeiros. Haverá ainda quatro espaços de restauração em funcionamento contínuo e um conjunto de experiências em torno de vinho que pretendem, fundamentalmente, comunicá-lo de uma maneira descodificada e eficaz junto de novos públicos pela equipa de provadores da Revista de Vinhos – a publicação de referência no setor, detida pela Essência do Vinho.

“Com este novo formato, nesta época do ano, pretendemos democratizar o consumo e ajudar os produtores a vender os seus vinhos”, reforça Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da EV e da Revista de Vinhos.

O programa detalhado será muito em breve anunciado, estando já confirmadas as condições de acesso ao evento. O bilhete válido para uma entrada terá o custo de 5,00€, inclui a oferta de um copo de provas Riedel e de duas degustações de vinhos. Durante o evento, o visitante poderá adquirir mais degustações. Outro destaque é a possibilidade de aquisição de produtos diretamente aos expositores representados.

A organização compromete-se a cumprir todos os procedimentos de higiene e segurança de expositores e visitantes, de acordo com as recomendações da da Direção-Geral da Saúde.

Entretanto, no dia 5 de julho, a Revista de Vinhos promoverá nova edição do “TOP 10 Vinhos Portugueses”, prova anual com júri internacional que habitualmente é realizada no arranque do Essência do Vinho – Porto, no Palácio da Bolsa, e que no início de 2021 teve que ser cancelada por força do contexto pandémico. Em prova estarão cerca de seis dezenas de vinhos portugueses, pré-selecionados pela Revista de Vinhos, tendo em consideração as pontuações obtidas em 2020. Os resultados serão divulgados no dia 6 de julho.