Festa do Alvarinho e do Fumeiro animou Melgaço

Fotografia: Daniel Luciano
Redação

Redação

Certame atraiu milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza.

 

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro regressou ao largo do Mercado Municipal, em Melgaço. 27 produtores de Alvarinho, 15 de queijos, fumeiro e produtos locais e quatro tasquinhas, entre outras instituições, marcaram presença no certame, que atraiu milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes. Dos vinhos Alvarinho, ao fumeiro e ao artesanato, passando pelo turismo e pela gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço (FAFM) reuniu as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo destes 27 anos.
Durante os três dias do evento foi possível assistir a showcookings de três chefes, entre os quais os estrelados Arnaldo Azevedo e Vítor Matos, bem como a chefe Cristina Manso Preto, que apresentaram propostas gastronómicas com produtos autóctones melgacenses e, claro, harmonizados com Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço.
O certame deu ainda palco a provas comentadas de vinhos, pelo ‘wine educator’ Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, sobre os temas “Todas as ocasiões são boas para espumantes de Alvarinho”, “Alvarinho à prova do tempo” e “Os segredos da prova de vinhos”.
O programa do evento destacou ainda outros produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), como o Mel, Salpicão, Presunto e Broa de Melgaço, bem como uma diversidade de atividades paralelas, de animação turística e desportiva e ainda de enoturismo. E os resultados não poderiam ser mais encorajadores: mais de 50 mil pessoas passaram pelo evento e, de acordo com os produtores, gerou um crescimento na faturação na ordem dos 40%, relativamente à última edição do certame, que decorreu em 2019, que decorreu nos moldes habituais. Segundo o autarca melgacense, Manoel Batista, "registamos a maior enchente de sempre", que rematou: "Foi, de facto, um magnífico evento, com um enorme impacto económico para toda a região. Finalmente, voltamos ao nosso pleno, presencialmente, como merecemos. À nossa forma tradicional de fazer a Festa do Alvarinho". A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço é organizada pelo município de Melgaço, com produção da Essência do Vinho e o apoio da Revista de Vinhos.