Desde 2018, a Herdade do Rocim abre as portas no dia de São Martinho para seguir a tradição alentejana e provar os Vinhos de Talha, num evento chamado Amphora Wine Day. Esta edição contou 1.700 visitantes, 22 produtores estrangeiros, 12 deles vindos da Geórgia, e 36 nacionais, superando os números do ano anterior.
“Nunca esperávamos que este momento anual que queríamos fosse a celebração dos vinhos de talha alentejanos e dos vinhos de ânfora nacionais e internacionais, da Herdade do Rocim e de todos os produtores que se quisessem agregar a nós, atingisse este patamar”, garante Pedro Ribeiro, enólogo e administrador da Herdade do Rocim. Também houve lugar para a gastronomia tradicional, representada por restaurantes e queijarias.
Além disso, estiveram presentes alguns especialistas do setor, como é o caso de Mark Squires, Marcelo Copello, Paul White, Sarah Ahmed e Suzana Barelli, que participaram em “provas à porta fechada” para que pudessem, “calmamente”, conhecer os vinhos dos produtores.
Como manda a tradição, às 18h00 abriram-se as talhas. “É o momento que representa o culminar de uma fase de muito trabalho, é a nossa manifestação de respeito pela tradição, um momento de celebração”, afirma Catarina Vieira, enóloga e administradora da Herdade do Rocim.