Artesanal do Barlavento Algarvio

Fotografia: Fabrice Demoulin
Luís Alves

Luís Alves

Dos Santos Craft Beer foi a primeira ideia de todo o projeto Quinta dos Santos. Algarvia, com influências e experiência sul-africanas – de onde a família proprietária é oriunda – tem um portefólio simples, de seis referências, mas sempre com garantias elevadas de qualidade.

 

A pergunta surge logo no início e a resposta vem para desarmar: “Como surgiu a ideia de ter um projeto ligado à cerveja, para além do vinho?”. Uma questão que pressupõe, temporalmente, que a Quinta dos Santos produtora de vinho antecedeu a Quinta dos Santos produtora de cerveja. Pressuposto errado. “A ideia inicial foi a de criarmos uma cerveja artesanal. Na África do Sul fui cervejeiro e quando eu e os meus pais tomamos a decisão de nos mudarmos para Portugal, o objetivo era é o de trabalhar na mesma área. Depois é que avançamos também para uma quinta produtora de vinhos”, explica Greg dos Santos, responsável pelo projeto.


A receção pelos algarvios e pelos visitantes de várias partes do mundo foi muito positiva. A região do Algarve não tem um número generoso de produtores de vinho e ainda menos de cerveja artesanal. “Fomos muito bem recebidos. O concelho de Lagoa acolheu-nos de braços abertos e temos tido um imenso apoio dos conterrâneos”, conta Greg.
Situada no Barlavento Algarvio, a Dos Santos Craft Beer tem infraestruturas dedicadas e feitas de raiz, em paralelo com a produção vitícola que ocorre na Quinta dos Santos, onde esta família se instalou.

Cervejas de acordo com a lei

Simplicidade. Se necessário fosse resumir esta cerveja artesanal a um substantivo, então seria esse mesmo. Primeiro, a simplicidade das receitas: “Fazemos uso da Lei da Pureza que nos diz que só podemos produzir cerveja com quatro ingredientes: água, malte de cevada, lúpulo e levedura. Nada mais”, explica Greg dos Santos que procura as matérias-primas que apresentam uma garantia segura de qualidade, compradas um pouco por todo o mundo. Depois, a simplicidade da estrutura do portefólio: “Cerveja feita com qualidade para se beber com facilidade. Seis variedades, artesanal e fiel aos estilos, sem inventar muito”, resume.


A pandemia, que tanto afetou múltiplos setores do mundo do trabalho, para a Dos Santos Craft Beer foi até motivo para lançar uma nova cerveja. A “Lockdown” chegou ao mercado como uma referência sazonal de “homenagem” ao confinamento. Recentemente foi também lançada uma cerveja sazonal sem álcool – que deverá voltar ao mercado –, uma Lager de mel e estão na calha outras cervejas que “vestem” bem o fato do frio e do inverno que aí vem.

Com uma capacidade de produção assinalável, que ronda os 35 mil litros por mês, a Dos Santos Craft Beer pode ser encontrada em supermercados locais, como o Apolónia, ou em supermercados nacionais, como o Intermarché e, em breve, o Auchan. Para além do grande retalho, estão também presentes em bares, restaurantes e hotéis, com preços que variam entre os 3€ (garrafa) e os 2,5 € para cerveja pequena à pressão.

A Quinta dos Santos e a Dos Santos Craft Beer, vizinhas na produção, têm já em perspetiva a criação de sinergias, como a utilização de barricas de vinho usadas para envelhecer cerveja mas para já estão focados nos produtos existentes e na garantia de qualidade.
……………..

Pale Ale
Combina lúpulos aromáticos americanos que lhe conferem um sabor tropical. Final suave e amargo. A menos alcoólica de todo o portefólio.

Pilsener
Corpo médio, dourada, notas de aroma frutado. Suave, com uma espuma cremosa e muito frutada, é ideal para refrescar.

Amber Ale
Textura rica, com travo a caramelo. Um pouco mais alcoólica e com um sabor a malte bem marcado.

Lager
A combinação equilibrada entre o lúpulo e a cevada confere um dourado suave, numa cerveja muito acessível. A versatilidade é a palavra de ordem.

IPA
Com malte e lúpulo americano, tem um sabor muito frutado. Acompanha bem pratos de carne mais picantes.

Stout
A torra do malte dá a robustez típica deste estilo de cerveja. Cor naturalmente escura. Uma cerveja mais pesada para acompanhar pratos fortes.
 

Dos Santos Craft Beer
Rua do Pestana Golf, 1, Sesmarias, Carvoeiro
8400, Lagoa, Portugal
W. www.dossantoscraftbeer.com 
E. rui@quintadossantos.com