Ao que a Revista de Vinhos apurou, Bernardo Gouvêa será o novo presidente da Comissão de Vitivinícola Regional de Lisboa (CVRL). Em reunião de Conselho Geral, o nome do ex-presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) deverá ficar confirmado em absoluto.
Licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, diplomado em Marketing pelo IADE e em Administração Pública pelo Instituto Nacional de Administração, Bernardo Gouvêa tem ligações ao setor do vinho desde meados dos anos 90. Começou no Esporão seguindo-se a JP Vinhos (Bacalhôa Vinhos de Portugal), Viborel, Companhia das Quintas, Quinta de Pancas, Quinta do Cardo, Herdade da Farizoa, Quinta da Romeira, Quinta da Cova da Barca, Portuvinus e Cooperativa do Redondo. Em junho de 2018 foi eleito presidente da Comissão Vitivinícola Regional dos Vinhos de Lisboa, cargo que manteve até novembro de 2018, quando foi chamado para o IVV, tendo na altura sucedido a Frederico Falcão.
No IVV desde dezembro de 2018, realizou um primeiro mandato completo de cinco anos. Porém, desde finais de janeiro deste ano, tal como a Revista de Vinhos noticiou, recebera indicações de afastamento pela tutela, uma situação que não conheceu outros desenvolvimentos - entrecortada por eleições legislativas antecipadas - e que se protelou por oito meses. Em setembro, Bernardo Gouvêa ficou a saber que Francisco Toscano Rico (que, curiosamente, o substituira na CVRL) seria o sucessor na presidência do IVV a partir do mês de outubro. Agora, efetiva-se o regresso a uma casa que bem conhece, a dos Vinhos de Lisboa.