Cathay Hong Kong International Wine & Spirits

Concurso

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Já foram anunciados os resultados do 13º Concurso Internacional Cathay Hong Kong Wine & Spirit (HK IWSC). Cinquenta e dois troféus foram concedidos a produtores globais de vinho, destilados, saquê e cerveja - os considerados os melhores em sua categoria. Além disso, 107 medalhas de ouro, 496 de prata e 372 de bronze foram concedidas a bebidas de alta qualidade, junto com 10 medalhas verdes para produtores que demonstraram qualidade excepcional e um compromisso com a sustentabilidade.

 

Cinquenta e dois juízes provaram, debateram e deliberaram sobre milhares de amostras na última semana de setembro liderados pela Master of Wine Debra Meiburg, para garantir uma autêntica voz pan-asiática sobre os melhores vinhos internacionais, saquê, destilados e agora cerveja para mercado asiático.

A Austrália provou ser a vencedora de medalhas mais prolífica, arrecadando 19 medalhas de ouro, 100 de prata e 103 de bronze. Com 11 troféus, entre os seus melhores desempenhos estavam quatro troféus de bebidas espirituosas e quatro troféus varietais (Melhor Chardonnay, Riesling, Shiraz / Syrah e Cabernet / Cabernet Blends). Uma referência que se destacou das demais com três troféus foi o Vandemonian Coal River Valley Tasmanian Chardonnay 2020 da região de clima frio da Tasmânia, ganhando o Melhor Chardonnay, o Melhor Vinho Branco da Austrália e o Melhor Vinho da Austrália.

Talvez canalizando seu recente sucesso olímpico, o Japão subiu ao topo das paradas com cinco troféus, incluindo o altamente cobiçado Best Worldwide Whisky / Whisky. Os países do Velho Mundo dividiram igualmente o prêmio, com Áustria, Espanha e Portugal levando quatro troféus cada.

Os vinhos portugueses continuam a provar a sua adaptabilidade à cozinha asiática, arrebatando três troféus, nomeadamente Melhor Vinho com Feijão Chinês Frito Mexido, Melhor Vinho com Língua Japonesa de Carne Grelhada e Melhor Vinho com Espeto de Frango Picado Grelhado. Castela e Leão, que está em ascensão na Ásia, foi premiada pela primeira vez com o troféu regional Melhor Vinho de Castela e Leão e Melhor Tempranillo.

O Pinot Noir da Borgonha está de volta à glória, com o Château de Pommard Clos Marey-Monge Micault 2019 ganhando o Melhor Pinot Noir e o Melhor Vinho da França. Junto com o troféu de Melhor Cognac, a França ganhou três troféus, a par com a Nova Zelândia, premiado com o Melhor Sauvignon Blanc e dois outros troféus. Nas Américas, os EUA lideraram a competição com dois troféus, enquanto Cuba conquistou seu primeiro troféu na categoria Rum.

As cervejas de Hong Kong conquistaram a competição de cerveja HK IWSC, ganhando todos os troféus. A Young Master Brewery ganhou seis dos oito troféus, incluindo a Melhor Cerveja. Carbon Brew, que dominou os prêmios de 2020, emergiu triunfante novamente levando o resto. Enquanto os prestigiosos vencedores do Troféu estão sempre no centro das atenções, os medalhistas de ouro merecem um reconhecimento significativo por obterem as notas máximas dos jurados. Entre os vencedores, alguns cavalos negros saíram vitoriosos, com gins da Índia e Hong Kong, destilados de frutas da Geórgia, vodca do Brasil e vinhos da Romênia, todos ganhando ouro.

Os resultados completos do Cathay HK IWSC podem ser encontrados em www.hkiwsc.com.