Cubas desenhadas com ajuda da inteligência artificial

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

A WiseShape, fabricante de cubas e a Inductiva Research Labs, empresa de Inteligência Artificial (IA) e simulação, anunciam uma parceria tecnológica estratégica para desenvolver a próxima geração de cubas feitas em betão, "otimizando as propriedades de fermentação e envelhecimento do vinho e, por consequência, as suas características aromáticas e gustativas".

 

Esta parceria reúne duas startups com negócios muito distintos. A WiseShape, fundada em 2018, introduziu recentemente no mercado uma cuba de fermentação e armazenamento de vinhos, em compósito cimentíciosign e com propriedades de microporosidade, inércia térmica e durabilidade que pretende reunir simultaneamente as vantagens da madeira e do inox. A Inductiva Research Labs, fundada em 2021, tem vindo a desenvolver soluções baseadas em IA para simulação de processos industriais em vários setores da economia.

“Estamos muito entusiasmados com esta parceria e com o que isso significa para o futuro das nossas inovadoras cubas de cimento e, em última instância, para a qualidade do vinho produzido pelos nossos clientes,” afirma Tatiana Sá Marques, fundadora da WiseShape. “A indústria vinícola é orgulhosamente construída sobre fortes tradições, sendo que qualquer inovação precisa de ser totalmente apoiada pela experiência o que, naturalmente, diminui o ritmo da inovação. As cubas de cimento são porosas e, consequentemente, mais oxigénio entra em contato com o mosto durante o processo de fermentação, o que facilita uma fermentação mais gradual e, consequentemente, uma expressão mais autêntica do vinho, preservando os sabores e aromas originais. No entanto, as cubas de cimento também trazem alguns desafios devido, por exemplo, às variações de temperatura.” 

Tatiana Sá Marques, fundadora da WiseShape afirma ainda que “a tecnologia que estamos a desenvolver com a Inductiva permitirá simular rapidamente o impacto de qualquer mudança de design da cuba na qualidade do processo de fermentação, antes de começarmos a construir novas formas e formatos de cubas para testes e experimentações in vivo.”

As ferramentas de IA desenvolvidas pela Inductiva permitem que a WiseShape interaja em soluções de projeto inovadoras muito mais rapidamente, com milhares de projetos de cubas possíveis sendo simulados e avaliados automaticamente. Esta estratégia permitirá à WiseShape obter novos designs de cubas de cimento para adegas que podem proporcionar benefícios ainda maiores em todo o processo de vinificação e armazenamento.

“Acreditamos que a nossa tecnologia de Simulação alicerçada em ferramentas abertas de Inteligência Artificial é absolutamente estratégica para os objetivos a curto e médio prazo da WisesShape e estamos muito comprometidos em trazer a próxima geração de ferramentas de simulação de IA para o setor vinícola, contribuindo desta forma para o seu posicionamento num mundo cada dia mais competitivo” disse Clara Gonçalves, co-fundadora e Diretora de Estratégia e Parcerias da Inductiva. “Esta parceria é também uma grande aposta para a Inductiva, pois traz desafios relacionados com a simulação de fluidos, com a afinação automática do desenho de cubas bem como desafios computacionais muito complexos, os quais estamos habituados a resolver na Inductiva. Sentimos que este projeto envolve uma combinação única entre o conhecimento tradicional do sector e as tecnologias de IA que estão a surgir. Estamos confiantes de que esta cooperação com a WiseShape resultará em soluções que trarão muito valor para a indústria vinícola como um todo”.