ÉVORA WINE REGRESSA À PRAÇA DO GIRALDO

Fotografia: Fotos D.R.
Célia Lourenço

Célia Lourenço

A 7ª edição vai acontecer nos próximos dias 27 e 28 de Maio, em Évora.

 

A Casa do Alentejo, em Lisboa, foi o local escolhido para a divulgação do programa do Évora Wine 2022, que retoma a anuidade depois de dois anos de paragem pela pandemia. A 7ª edição vai acontecer nos próximos dias 27 e 28 de Maio, em Évora, integrando pela primeira vez o evento final do Andanças do Vinho e do Petisco, no dia 26. Nesse dia serão também entregues os prémios da Confraria dos Enófilos do Alentejo e do Évora Wine. Também pela primeira vez o evento é apresentado ao mercado espanhol, numa estreita colaboração entre o Turismo do Alentejo e o Turismo da Extremadura.
No passado dia 5 de Maio, a Casa do Alentejo juntou o presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto Sá, o presidente do Turismo do Alentejo, Vítor Silva e o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Francisco Mateus. Todos enfatizaram a importância do vinho, da gastronomia e do turismo para o desenvolvimento da região, com acento tónico na indispensável sustentabilidade. A cerimónia foi conduzida por Mónica Jardim, embaixadora do Alentejo e, além dos detalhes de um programa que pretende celebrar o que de melhor se faz no Alentejo, foi também apresentado o trailer de “Terroir – o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”, um filme biográfico sobre Francisco Colaço do Rosário, o grande enólogo português que revolucionou os vinhos do Alentejo e que terá a sua estreia precisamente no Évora Wine.
Reto Jorg, administrador da Quinta do Quetzal, é desde a primeira edição, em 2014, a voz da organização e sublinhou que este é o evento “onde cabe o Alentejo todo”. Esta será a edição mais participada de sempre com 40 produtores e mais de 200 vinhos em prova, onde se esperam cerca de 7.500 visitantes portugueses e estrangeiros. Nos dias 27 e 28 de Maio, todos os caminhos vão dar à Praça do Giraldo.

 


PROGRAMA

26 de maio
17h00, Restaurante D ́Ibérica - Andanças do Vinho e do Petisco
20h00, Quinta Nova do Degebe - Jantar “Celebrar o Alentejo”
-    Entrega de Prémios Évora Wine “Por todo o Alentejo”
-    Entrega de Prémios Confraria dos Enófilos do Alentejo “Melhores Vinhos do Alentejo”
-    Carla Saramago e André Domingos, voz e piano

27 de maio
16h30, Rota dos Vinhos do Alentejo - Sessão de abertura Évora Wine
-    Palestra sobre Sustentabilidade, Francisco Mateus, presidente da CVRA
-    Apresentação do livro “Tabernas do Alentejo – Arte & Ciência”
17h00, Praça do Giraldo - arranque da sétima edição do Évora Wine
19h30, Praça do Giraldo - showcooking, Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Noite, Praça do Giraldo
-    Os Almocreves, Cantares Alentejanos
-    Rodrigo Lima, Jazz

28 de maio
11h00 e 16h00, Fundação Eugénio de Almeida - estreia do filme “Terroir - o Alentejo, as suas castas e o homem que pensou os vinhos”, de António Menêzes & Rietske van Raaij
19h30, Praça do Giraldo - showcooking, Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Noite, Praça do Giraldo
-    Pedro, Raquel, Francisco & Friends
-    Grupo Sevilhanas