Experiências Online na Airbnb

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Airbnb lançou as Experiências Online em Abril de 2020 em resposta aos pedidos dos anfitriões para alojar na Airbnb uma maneira de se poderem conectar virtualmente com os hóspedes e obter receitas durante a pandemia de COVID-19. Como os anfitriões na Airbnb adaptaram as suas experiências pessoais a uma versão virtual, encontraram novas maneiras de partilhar as suas paixões com os hóspedes e de oferecer aos viajantes a oportunidade de explorar com segurança novos lugares e culturas a partir de casa.


Com quase metade dos anfitriões das Experiências a relatar que eles ou um membro da sua família são proprietários de pequenas empresas ou independentes, hospedar virtualmente oferece uma oportunidade para sustentar as suas ambições empreendedoras, enquanto obtêm uma renda suplementar. Veja-se o exemplo de Pedro, em Portugal. Incapaz de partilhar a sua receita original de sangria pessoalmente, Pedro e as suas seis companheiras usaram as experiências online para transformar as telas dos hóspedes no seu próprio cabaret digital. A criatividade e os risos fluem quando Pedro e as suas rainhas entretêm os convidados e os ensinam a fazer sangria no conforto das suas próprias casas. Em junho, Pedro estreou também cLock Down, o primeiro musical interativo na plataforma Airbnb, com uma equipa de 50 dos melhores artistas portugueses. O musical foi totalmente criado do zero, com roteiro e músicas originais, cenários de tirar o fôlego, perucas, figurinos, cantores e dançarinos que não vão deixar ninguém desviar os olhos do ecrã.

Algumas destas Experiências Online ajudam os hóspedes a lidar com a crise pandémica. É o caso de outra Experiência Online em Portugal, Ria até não poder mais, organizada por Thomas. Desde que foi lançada, esta Experiência recebeu como hóspedes mais de 30 profissionais de saúde a trabalhar com pacientes com COVID-19, principalmente dos EUA e do Reino Unido. Esta experiência usa uma técnica moderna adaptada à vida diária, baseada em terapia do riso, e tem ajudado hóspedes de todo o mundo a desligar durante esta crise - com dois colaboradores britânicos de uma organização sem fins lucrativos a participar na Experiência mais de dez vezes.

Pedro e Thomas não foram os únicos anfitriões de Experiências Online em Portugal com sucesso. A Experiência Aula de vinhos com um especialista é organizada por Rafael, a viver no Porto, produtor de vinho e com experiência em hotelaria de luxo em cinco países e dois continentes. Na sua Experiência Online, os hóspedes aprendem como o vinho tinto e o vinho branco são produzidos, o que os diferencia, e mais importante, como devem escolher no momento de comprar vinho para desfrutar em casa.

Partilhar histórias, receitas e técnicas inspirou muitos anfitriões e convidados. Os anfitriões que experimentam a mudança online tiveram um impacto imediato e positivo que provavelmente continuará a durar.