‘Gala Vinhos do Tejo 2022’ premeia o melhor da região

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Quatro iniciativas distintas dão a conhecer as diversas facetas do Tejo.

 

A Gala Vinhos do Tejo 2022, promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, reuniu mais de 300 pessoas no Hotel dos Templários, em Tomar, tendo voltado ao seu formato de jantar de entrega de prémios. Para além dos ‘Prémios Vinhos do Tejo’ e ‘Concurso Vinhos do Tejo’, foram entregues os prémios referentes ao concurso de vinhos e iguarias ‘Tejo Gourmet’ e ‘Tejo Anima’.
Na sua 12.ª edição, o ‘Concurso Vinhos do Tejo 2022’ contou com 166 amostras, de entre as quais se destacaram, com direito a ‘Medalha Excelência’, o ‘Zé da Leonor Reserva tinto 2020’, da Casa Agrícola Rebelo Lopes; e o ‘Quinta do Casal Monteiro Grande Reserva Fernão Pires branco 2019’, da Quinta do Casal Monteiro, que já na edição de 2021 tinha subido ao palco com este mérito, mas atribuído ao seu Grande Reserva tinto.
Foram 9 os vinhos distinguidos com ‘Grande Medalha de Ouro’, com a Enoport Wines a destacar-se com três deles: dois ‘Cabeça de Toiro Grande Reserva’, o branco 2019 e tinto 2017, e o ‘Quinta São João Batista Grande Reserva tinto 2018’. O agente económico Agrovia conseguiu duas medalhas para a sua Quinta da Lapa, atribuídas ao ‘Reserva branco 2019’ e ao ‘Touriga Nacional Reserva tinto 2018’. O mesmo aconteceu com os vinhos ‘Alvarinho & Viognier Reserva branco 2020’ e o ‘Abafado 5 Years Fernão Pires branco 2016’ da Quinta da Alorna. Destaque ainda para o ‘75 1st Collection Reserva tinto 2018’, acabado de lançar pela Three Quarters Wines, e para o ‘Paciência Moscatel Graúdo Reserva branco 2018’, da Casa Agrícola Paciência. Conseguiram o galardão de ‘Ouro’ 26 vinhos, entre os quais 10 brancos e 16 tintos. Já os diplomas de ‘Prata’ foram entregues a 4 brancos, 1 rosé e 9 vinhos tintos.
Foram também distinguidos os melhores brancos e rosés da colheita de 2021. Os eleitos foram o ‘Pingo Doce Sauvignon Blanc e Verdelho’, o ‘Lagoalva Sauvignon Blanc’ (também premiado na edição e colheita anterior), e o ‘@batista’s By Pitada Verde Colheita Seleccionada’, nos brancos; e o ‘Herdade dos Templários’, o ‘Terra de Lobos’ e o ‘Quinta do Casal Monteiro’, nos rosés.
Nos ‘Prémios Vinhos do Tejo’, que se destinam aos agentes económicos e não aos vinhos em si, as cinco categorias premiaram a Enoport Wines nas categorias ‘Enólogo do Ano’ e ‘Empresa de Excelência’. A empresa Santos & Seixo com a sua operação no Tejo, sob o nome Encosta do Sobral, foi eleita ‘Empresa Dinamismo’. O ‘Prémio Sustentabilidade’ foi entregue à Companhia das Lezírias. Já o ‘Prémio Carreira’ foi entregue a Pedro Castro Rego, Grão-Mestre da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e Presidente da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.
A 10.ª edição do ‘Tejo Gourmet’ foi a mais concorrida de sempre, tendo participado 63 restaurantes de Portugal continental e ambas as ilhas, 33 dos quais em estreia. Uma iniciativa que tem como objectivo promover os Vinhos do Tejo e aumentar a sua oferta nas cartas vínicas, sendo a avaliação feita com base em harmonizações enogastronómicas. O grande vencedor foi o InPar Restaurante by Aroeira Lisbon Hotel, na Charneca da Caparica, ao ser distinguido na categoria ‘Melhor Cozinha Internacional’ e eleito ‘O Melhor Restaurante’ do concurso.
A categoria de Melhor Promoção premiou quatro restaurantes: o Atlântico View e o Mar Aberto, ambos do grupo Miramar, na Nazaré; e o Beef & Wines e o Chalet Vicente, ambos na Madeira. O prémio Revelação foi atribuído em dose dupla: a Taberna Portuguesa 1865, em Rio Maior (que se destacou também com a Melhor Entrada) e a Taberna Zé Cristino, na Urqueira, em Ourém. Também premiados foram os restaurantes Burro Velho, na Batalha (Melhor Prato e Melhor Cozinha Tradicional); Capriola, no Hotel Lusitano, na Golegã (Melhor Sobremesa); Dona Laura Vinhos & Petiscos, em Évora (Melhor Casa de Petiscos); OH!VARGAS, em Santarém (Melhor Carta de Vinhos); e o Razão, integrado no Socalco Natura Calheta, na Madeira (Melhor Cozinha de Autor).
Ao palco da ‘Gala Vinhos do Tejo’ subiram também os vencedores da iniciativa ‘Tejo Anima’, promovida pela Rota dos Vinhos do Tejo e pela Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, com o intuito de promover o território e as suas valências de lazer. Diferentes de ano para ano, a edição de 2022 destacou três categorias: enoturismo; património e oferta cultural; e natureza. Os vencedores foram, respectivamente, a Quinta da Atela, em Alpiarça; o Castelo de Almourol, em Vila Nova da Barquinha; e as Salinas da Fonte da Bica, mais conhecidas por Salinas do Sal, em Rio Maior.