IVDP aponta "recorde" nas vendas de vinhos do Douro e Porto

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

Cerca de 625 milhões de euros em 2022.

 

O ano transato viu a região demarcada do Douro atingir 624,5 milhões de euros em vendas de vinhos o que, segundo o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), representa um aumento de 3% face ao ano anterior, graças à comercialização de 123 milhões de litros das seis categorias de vinho (Porto, Douro, Moscatel Douro, Espumante Douro, Duriense e Espumante Duriense).
Em comunicado, o IVDP refere que o mercado nacional registou um crescimento de 19,5% e está a consumir mais categorias especiais de Vinho do Porto, o que contribui para um aumento do preço médio da garrafa em 10%. Segundo a análise do Instituto, para este comportamento - 243,4 milhões de euros (49,6 milhões de litros) de vendas no país, terá “contribuído fortemente” a recuperação turística em Portugal, acompanhada pelo canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafetarias).
As categorias especiais de Vinho do Porto representaram, o ano passado, 47,5% do valor total deste fortificado vendido em Portugal, face aos 42% de 2021. As vendas globais de Vinho do Porto ascenderam a 70,6 milhões de litros no valor de 383 milhões de euros.
As exportações globais da região montaram a 381,1 milhões de euros, sendo que o Vinho do Porto responde por uma fatia de 309,4 milhões de euros. No conjunto, as vendas ao exterior caíram 5,4% em valor.