Novo conceito: Santini e Portugal Manual criam parceria

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Santini e o Portugal Manual apresentam o primeiro corner ambiente da rede de artesãos portugueses que abre ao público, na loja Santini do Chiado. Uma união que pretende partilhar a cultura portuguesa feita à mão e trazê-la para mais perto do grande público.

 

A Santini, a mais antiga marca de gelados artesanais em Portugal e a marca Portugal Manual decidiram unir esforços, em prol da cultura portuguesa artesanal, conceito central na filosofia das duas marcas, com a abertura do primeiro corner ambiente desta rede de artesãos portugueses no piso superior da loja Santini do Chiado (Rua do Carmo, 88). A partir do dia XX será possível ir comprar peças de alguns dos artesãos integrados no Portugal Manual enquanto escolhe o gelado Santini com os sabores da estação.


Neste espaço vão estar presentes cerca de 15 marcas da rede Portugal Manual, entre elas: Dias Wood Creations, Projeto Tasa, as divertidas cerâmicas de Carlos Manuel Gonçalves, os azulejos inspirados em Lisboa da City of all com ilustrações de Nuno Saraiva e, ainda, objetos a pensar nos mais pequenos, tais como, os brinquedos de madeira da marca SO-SO ou os carimbos inspirados em azulejos portugueses da Oficina Poeta Azul.
“Na abertura deste novo espaço contamos com uma seleção de 15 marcas, mas já estamos a sonhar e a desenvolver uma linha própria para a Santini de assinatura Portugal Manual”, afirma Filipa Belo, curadora e fundadora da Portugal Manual.
O desafio para esta parceria foi lançado por Marta de Botton, administradora da Santini e por Eduardo Santini, neto do fundador e administrador da conhecida marca de gelados artesanais, que pretendem com esta iniciativa apoiar a cultura portuguesa feita à mão, reinventada pelas mãos dos novos artesãos, e que têm no Portugal Manual o parceiro perfeito para promover este encontro.


“Prosseguindo com o nosso compromisso assente em tradição, qualidade e inovação, acreditamos que esta parceria com a Portugal Manual enaltece o trabalho artesanal nacional e, por outro, enriquece a experiência em loja para os clientes Santini que têm no Chiado uma autêntica galeria de arte à sua disposição”, esclarece Marta de Botton.
“Numa altura em que apoiar os pequenos negócios se tornou tão importante, pretendemos com este corner dar voz aos pequenos artesãos e fomentar os pequenos negócios, promover a produção nacional sustentável, valorizar o trabalho manual e toda a tradição do saber fazer, assim como, respeitar o tempo das coisas, comprar diretamente de quem faz, e estimar a história, a cultura e a identidade do nosso país”, reforça Filipa Belo. “A parceria com a Santini é mais um marco importante no percurso que a Portugal Manual tem vindo a fazer. É uma marca com que nos identificamos pela forma artesanal com que também eles trabalham o seu produto, pela prioridade que dão ao produto local. Neste novo espaço continuaremos a nossa missão de reposicionar a imagem de Portugal através de novos contornos que redesenham objetos, ideias e valores”, conclui.

O novo corner ambiente Portugal Manual na loja Santini do Chiado irá funcionará de quarta a domingo, das 14h00 às 20h00. A Portugal Manual adiciona assim mais um espaço de exposição para a sua rede, a par da loja conceito no Centro Cultural de Belém (CCB) e do Depozito que abriu em parceria com a ‘Vida Portuguesa’.