Portugal com 296 medalhas no Concurso Mundial de Bruxelas

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Seis grandes medalhas de ouros para os vinhos nacionais.

 

Portugal foi o quarto país mais medalhado na última edição do Concurso Mundial de Bruxelas, que decorreu em Cosenza, na Calábria, Itália. O país foi galardoado com 296 medalhas, das quais seis Grandes Medalhas de Ouro, a distinção mais elevada deste concurso.
Na sessão de vinhos tintos e brancos, que decorreu entre 19 a 21 de maio, foram provadas mais de 7.300 amostras de quase 40 países em todo o mundo. Entre os vencedores estão vinhos de seis continentes, incluindo todos os países produtores de vinho estabelecidos em todo o mundo, mas também locais excepcionais como China, Peru e até Cazaquistão.
O vinho branco com maior pontuação na competição deste ano é o Mar de Frades Finca Valiñas 2017 - um Albariño de Rias Baixas, Espanha. O melhor vinho tinto vem da Moldávia – o Fautor Negre 2017 é uma mistura das variedades nativas Feteasca Neagra e Rara Neagra.
A França recebeu o maior número de medalhas (445) principalmente para vinhos de Bordeaux e Languedoc-Roussillon. A Espanha está em segundo lugar no ranking com 433 medalhas predominantemente para entradas de Castilla y Leon e Rioja. O país anfitrião Itália é o terceiro com 351 medalhas. As regiões mais premiadas da Itália são Sicília, Toscana e Puglia. Portugal ocupa o quarto lugar com 296 medalhas, seguido da China com 141. Bordéus, Castilla y Leon e Rioja foram as regiões mais premiadas nos tintos. As regiões líderes na categoria de vinhos brancos são Moravia, Castilla y Leon e Languedoc-Roussillon.
O suíço Cave Boléro Cornalin 2018 obteve a pontuação mais alta na categoria de vinhos orgânicos. O maior número de medalhas para vinhos orgânicos foi atribuído a vinhos da China.
Com 17 distinções, a Espanha é o país com o maior número de grandes medalhas de ouro, quase metade delas para vinhos de Rioja. Na Europa Oriental, a Moldávia lidera com 53 prémios, seguida pela República Checa (43), Bulgária (38) e Roménia (36). Um total de 12 países do Leste Europeu foram premiados com medalhas na competição deste ano.
Em termos de preço, as grandes medalhas de ouro foram atribuídas, em média, a vinhos na faixa de preço ex-adega de 12,5 a 35 euros. Os medalhistas de ouro custavam normalmente entre 5 e 12,5 euros. Um estudo interno do Concours Mondial de Bruxelles mostra que uma medalha da competição pode aumentar as vendas em até 30%.
Todos os vinhos foram provados pelos painéis de especialistas representando 45 nacionalidades. O processo de avaliação baseia-se num modelo desenhado pela OIV e pela União Internacional de Enólogos. Uma medalha é concedida a menos de 30% dos vinhos inscritos.
A próxima sessão do Concours Mondial de Bruxelles acontecerá de 12 a 14 de maio de 2023 em Istria, Croácia, onde a competição celebrará sua 30ª edição.