Quinta dos Vales inaugura adega para Private Winemakers

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

A Quinta dos Vales inaugurou uma adega dedicada ao projeto The Winemaker Experience. Localizada dentro da adega principal, em Lagoa, este novo espaço permite aos aspirantes a enólogos - que adquiriram ou alugaram um lote de vinha na propriedade - criarem e envelhecerem o seu vinho, com acesso às tecnologias de enologia.

 

Idealizado pelo proprietário da adega Karl Heinz Stock, The Winemaker Experience é um projeto que vê amantes de vinho tornarem-se produtores com a ajuda da equipa de profissionais da Quinta dos Vales (preços variam entre 30.000€ e 60.000€, dependendo da casta e da localização do lote). "É uma oportunidade empolgante para aspirantes a enólogos, que agora têm a oportunidade de possuir uma vinha e fazer o seu próprio vinho, numa abordagem muito prática, sem terem de investir milhões ou terem de voltar para a universidade para estudar enologia", diz Stock. "Criei este projeto para permitir a enófilos que vivessem a sua paixão como eu, mas sem o incómodo ou o custo de possuir uma adega".


O projeto, lançado em 2017, está pronto. Após três colheitas bem-sucedidas com um grupo de aspirantes a enólogos internacionais, e alguns ajustamentos meticulosos, a equipa estava confiante de que o projeto estava verdadeiramente pronto para arrancar. Com a recente adição da Private Winemaker Room, a última peça do puzzle está finalmente no lugar.


Completamente separada da produção da Quinta dos Vales, esta é um refúgio para os Private Winemakers trabalharem na produção do seu vinho do início ao fim. A sala está equipada com tanques de aço inoxidável e barricas de carvalho, concebidos para acomodar o volume de vinho desejado por cada enólogo, tal como os sempre cheios, tanques que se adaptam à quantidade de vinho produzido, permitindo fazer entre 200 e 500 litros. Aqui, os vinhos envelhecem em barricas de carvalho francês ou húngaro, organizadas e identificadas com o nome do seu produtor na tampa de uma barrica pendurada na parede.


"Tudo foi pensado para tornar a experiência o mais prático e agradável possível", afirmam. O espaço de degustação de vinhos, com uma mesa de madeira iluminada por um lustre, está situado no centro da sala, a uma curta distância dos barris e das garrafas.
Caso os participantes optem por armazenar algumas das suas garrafas na Quinta dos Vales no final do processo de vinificação, podem fazê-lo na cave, onde o vinho é mantido a uma temperatura estável até estar pronto para ser apreciado. "É um clube de enólogos privado, onde um hobby pode transformar-se num estilo de vida", refere o produtor.


O projeto inclui ainda o "The Vines", 32 suites construídas numa encosta com vista para a vinha que podem ser compradas juntamente com um lote de vinha ou separadamente, como casa de férias ou pied-à-terre para que os Private Winemakers possam manter um olho nas suas vinhas.