School of Port lança um vídeo-curso sobre vinhos do Douro

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Desenvolvida pela Symington Family Estates, a School of Port é uma iniciativa gratuita que oferece tanto a profissionais da área como a amantes de vinho instrumentos educativos sobre vinho do Porto de uma forma atrativa, moderna e útil.

 

‘Essenciais’ é o nome do novo vídeo-curso de 16 episódios realizado pela School of Port que proporciona uma completa descoberta do vinho do Porto. Apresentado pela experiente educadora de vinho do Porto Isabel Monteiro, o curso está dividido em 5 capítulos principais – História, ‘Terroir’ do Douro, Produção, Envelhecimento e Armazenamento, Serviço & Harmonizações. Cada episódio tem cerca de 3 a 5 minutos, com a Isabel a partilhar o conhecimento fundamental sobre vinho do Porto de maneira informal e atrativa a partir de localizações diferentes. Os participantes que acabem de assistir a todos os episódios são convidados a colocar o seu conhecimento à prova através de um teste online. Todos os aprovados recebem um certificado da School of Port e são premiados com um episódio extra.


A Symington Family Estates lançou o projecto School of Port em resposta ao confinamento, como forma de continuar as formações que já vinham acontecendo presencialmente. A oferta nuclear consistiu, até agora, em workshops online personalizados para profissionais da área, conduzidos por um educador de vinho do Porto. Desde o seu lançamento, mais de 1300 pessoas participaram nestes workshops. Assim, o vídeo-curso ‘Essenciais’ foi desenvolvido em consequência de um grande volume de pedidos para esta formação. Os participantes podem agora fazer o curso no conforto do seu lar e ao seu ritmo.


O novo vídeo-curso online junta-se agora à bastante ativa conta de Instagram da School of Port, que conta com um conteúdo educativo extremamente rico, incluindo Q&As com especialistas, infográficos e entrevistas a pessoas ligadas ao mundo do vinho do Porto. Recentemente, esta plataforma lançou uma série de vídeos chamada Portorials – disponíveis no Instagram e no canal de YouTube da School of Port. Entre outros episódios, esta série inclui tutoriais de como – ler um rótulo de vinho do porto, fazer um porto tónico, decantar um porto Vintage, encontrar portos vegan.


“Quando lançámos a School of Port, o nosso objetivo era produzir workshops online principalmente para profissionais da área do vinho, tendo, por outro lado, a conta de Instagram como um canal acessível aos consumidores. No entanto, no decurso do ano passado, chegaram-nos imensos pedidos de apaixonados pelo vinho do Porto no sentido de fazerem formações no seu tempo livre – por isso, criamos o vídeo-curso ‘Essenciais’ em resposta. Estamos muito felizes em alargar a oferta curricular da School of Port e de poder mostrar tanto aos profissionais da área como ao consumidor final a versatilidade do vinho do Porto e a sua importância nos dias de hoje.”