“Manta de Retalhos” pretende ser um retrato da cultura do Alvarinho em Monção e Melgaço.
O Soalheiro, primeira marca de Alvarinho de Melgaço, lançou um livro que, ainda neste mês, dará origem a uma exposição fotográfica no Porto e em Lisboa. “Manta de Retalhos” é o nome da publicação, em homenagem ao território de Monção e Melgaço, ao Alvarinho e às mais de 180 famílias do Clube de Viticultores do Soalheiro. É da autoria de João Bernardino e Luís Octávio Costa com prefácios dos professores Álvaro Domingues e Gonçalo Maia Marques.
O livro segue uma analogia assente na ideia de que “a grandeza do Alvarinho de Monção e Melgaço se faz localmente, por muitas mãos, numa manta de retalhos onde cada parcela tem o rosto de quem cuida”. A família Cerdeira, fundadora do Soalheiro, dedica assim esta edição exclusiva ao Clube de Viticultores do Soalheiro. “Sem eles, os nossos vinhos não seriam o que são hoje e o sonho não continuava”, garantem.
Durante um ciclo da vinha, os viticultores foram fotografados, o que dará origem a duas exposições de fotografia. A primeira será inaugurada a 29 de novembro e ficará em exibição até 10 de dezembro, na Galeria Fernando Santos, no Porto. A entrada é gratuita e o “Mantas de Retalho” poderá ser consultado no espaço, estando também disponível no site www.mantaderetalhos.pt a partir do dia 29 de novembro, e fisicamente no Soalheiro.
Horário Galeria Fernando Santos:
Segunda-feira a Sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h00
Sábado das 15h00 às 19h00
Encerra ao domingo