Sónia Martins assume liderança da Lusovini

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Desde o passado mês de maio, a diretora de enologia da Lusovini, Sónia Martins, passou a acumular essa função com a presidência desta empresa sediada em Nelas. Sócia fundadora da Lusovini, Sónia Martins vai continuar a partilhar a gestão com o acionista principal, Casimiro Gomes, e os restantes sócios administradores.


Esta alteração ficou a dever-se à necessidade de reforçar as componentes da vinha e do vinho na primeira linha de decisão da empresa. Casimiro Gomes, que tem sido até agora a “cara” da Lusovini, continuará a ser o grande esteio da casa que criou, mas aumentará a sua intervenção na viticultura, área de formação e paixão deste conhecido profissional do setor. Paralelamente, esta mudança permite-lhe concentrar mais tempo no desenvolvimento do projeto Regateiro, marca da Bairrada criada pela sua família e que integra o portefólio Lusovini.

A componente vitícola tem vindo sempre a crescer na Lusovini, contabilizando hoje cerca de 106 hectares com uma vasta dispersão geográfica: da serra de S. Mamede, em Portalegre (Alentejo), até S. João da Pesqueira (Douro), passando por Anadia e Aguada de Cima (Bairrada) e, sobretudo, pela região do Dão, com vinhedos em Viseu, Mangualde, Nelas e Carregal do Sal. E é precisamente em Carregal do Sal que se encontra o mais recente investimento vitícola da empresa, a Vinha da Fidalga, propriedade de 25 hectares, com 15 de vinha plantada, e que se constitui como a base do Pedra Cancela, a marca bandeira da Lusovini.

Criados em 2000 por João Paulo Gouveia, também ele sócio da empresa, os vinhos Pedra Cancela comemoram este ano o seu 20º aniversário e Sónia Martins anunciou já que serão realizadas no segundo semestre diversas ações alusivas à marca, culminando com o lançamento de um vinho especial.

FOTOGRAFIA Bebes.Comes