Symington Family Estates lança os Ilustres Desconhecidos

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Nova gama desvenda terroirs até agora desconhecidos.


Os Ilustres Desconhecidos são a mais recente novidade da família Symington. Esta é uma coleção de vinhos que desvenda vinhas e parcelas singulares dentro do património da Symington, locais que até agora eram conhecidos apenas pela família e equipa.
Os vinhos de lançamento da coleção são monocastas da colheita de 2020 – Viosinho e Gouveio – e são provenientes da vinha da Tapadinha, perto da Quinta do Retiro no vale do Rio Torto, Cima Corgo. Aqui, onde a altitude chega aos 580 metros, as temperaturas são mais moderadas e a maturação das uvas mais equilibrada. Em anos normais, as vinhas de altitude são também sinónimo de mais precipitação. A vinha da Tapadinha integra o projeto da coleção de castas da Symington, tendo sido plantado um conjunto de 11 castas brancas, com 700 vinhas de cada, para estudar o seu potencial enológico para a produção de vinhos brancos de alta qualidade.
Em ambos, a vinificação foi tendencialmente redutora, minimizando as adições de sulfuroso e o contacto com oxigénio, para obter um perfil sensorial puro. Fermentaram em Flextank de 400 L, reservatório de material poroso que possibilita a
fermentação e o estágio subsequente com trocas de oxigénio mas sem qualquer interferência ao nível aromático, sem interferentes exógenos.
As fotografias trabalhadas nos rótulos do Viosinho e Gouveio, com detalhes das vinhas do Douro e do dia-a-dia, foram tiradas por Paul Symington e refletem a paixão que este nutre pela região. Estes Ilustres Desconhecidos chegam ao mercado em quantidades limitadas: 411 garrafas de Gouveio e 533 de Viosinho. O mercado nacional será o principal foco para a comercialização dos vinhos, apresentando um PVP de 22,50 euros. Ainda este ano, a Symington irá lançar mais vinhos desta coleção, provenientes da vindima de 2021 e todos vinhos brancos: mais uma edição do monocasta Gouveio, um Arinto e um Curtimenta.