VIÑADORES DO ATLÁNTICO RECUPERAM TRADIÇÃO

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Projeto visa dar a conhecer e revitalizar castas antigas da Galiza.

 

O projeto Viñadores do Atlántico, da empresa cervejeira e de distribuição Hijos de Rivera (detentora da marca Estrella Galicia), visa promover o desenvolvimento sustentável e a economia local das zonas vitivinícolas galegas. Este pretende selecionar e apoiar os produtores locais que recuperam as castas autóctones em práticas sustentáveis e apoia a sua atividade através do potencial de comercialização desta distribuidora.
Os Viñadores do Atlántico ambicionam tecer novas redes de colaboração com produtores galegos para apostar na recuperação das castas autóctones e sublinhar o potencial enológico das diferentes zonas vitivinícolas. O projeto teve início em 2021, com o apoio a duas adegas da Indicação Geográfica Viños da Terra de Betanzos, pelo seu esforço na valorização da casta Blanco Lexítimo. A Bodega Casa de Beade e a Bodega Rilo são dois produtores familiares que optaram por esta casta quase extinta e desaparecida, considerada a mais antiga da Galiza.
Na seleção de 2022, a Viñadores do Atlántico promove a adega Ponte da Boga, com o seu projeto de recuperação da casta autóctone ancestral Merenzao. Este produtor foi pioneiro na D.O. Ribeira Sacra na recuperação e vinificação da Merenzao como monovarietal.