Casa Ferreirinha Castas Escondidas 

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Castas Escondidas faz parte da aposta da Casa Ferreirinha no lançamento de “especialidades”, vinhos capazes de evidenciar as diferentes potencialidades dos seus terroirs e a exuberância da variedade de castas que se cultivam na região demarcada do Douro. 


Neste vinho, a Casa Ferreirinha enaltece castas menos conhecidas e que podem, inclusive, desaparecer com o tempo, como a Touriga-Fêmea, Tinta Francisca, Bastardo e Marufo. São castas cultivadas no Douro há várias gerações, habitualmente utilizadas no Vinho do Porto, que testemunham uma biodiversidade e potencial que é preciso preservar. 

Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Nacional, Touriga Francesa e vinha velha ajudam a complementar o blend desta nova “especialidade” da marca que volta a mostrar inovação na criação de vinhos invulgares, assegurando o caráter da região. 

“Casa Ferreirinha Castas Escondidas foi pensado para dar palco a castas habitualmente utilizadas em lotes de Vinho do Porto, mas raramente exploradas e que resultam numa combinação perfeita com outras variedades mais conhecidas”, refere Luís Sottomayor, o enólogo responsável pelos vinhos da Sogrape no Douro. “A pequena percentagem de uvas colhidas em vinhas velhas confere características ainda mais especiais ao lote final”, conclui.