Beber

Ela está por todo o lado!

É enófilo? Então já ouviu falar em “suor de cavalo”, ou “cheiro a rato” no vinho. Certo? Pois bem, esses odores resultam da presença e ação das leveduras Brettanomyces. A propósito, o nome Brettanomyces surge dentro do universo da cerveja, em 1904, atribuído pelo diretor de laboratório da Carlsberg.

Tendências

Pét-Nat, a jovialidade de longa tradição

Pétillant Naturel, ou Pét-Nat, para abreviar! Apesar de popularidade recente, a sua origem é bem anterior à do Champagne. Pét-Nat não é um estilo de vinho, mas um método de vinificação. 

Tendências

Conheça os designativos dos vinhos em Portugal

Nos vinhos portugueses com direito a DO (Denominação de Origem) e IG (Indicação Geográfica) aparecem alguns designativos, também intitulados como menções tradicionais, que podem ser utilizadas na rotulagem do vinho e devem constar de contas-correntes específicas.

Tendências

Decantar ou não decantar?

A decantação é um dos atos mais nobres e delicados a executar na hora de servir o vinho. Na prática, decantar um vinho não é mais do que transvasar o líquido de um recipiente para outro, com o objetivo de retirar depósitos sólidos acumulados na garrafa, especialmente em vinhos mais velhos ou não filtrados.

Beber

Acidez, da frescura do sabor a outras dicas

Vivacidade, energia, frescura, eletricidade são termos, cada vez mais recorrentes, usados na descrição de vinhos. A acidez é o descritor que traduz o conjunto dos ácidos presentes no vinho. O “sabor ácido” era, até pouco tempo atrás, percebido como qualquer coisa menos agradável. Num restaurante, diante de um cliente, ao referir que um vinho “tinha boa acidez”, instantaneamente dava azo a um esgar de aversão, criava de imediato uma rejeição antecipada ao termo e ao vinho. Felizmente, hoje vai sendo percebido como positivo e essencial. Na verdade, sempre foi crucial no equilíbrio do vinho. Juntamente com o álcool, constitui as duas traves mestras da arquitetura de qualquer vinho. Quando qualquer um deles se sobrepõe, o equilíbrio fica desde logo comprometido.

Beber

Saiba um pouco mais sobre a Brettanomyces 

É enófilo? Então já ouviu falar em “suor de cavalo”, ou “cheiro a rato” no vinho. Certo? Pois bem, esses odores resultam da presença e ação das leveduras Brettanomyces.

Beber

Os aromas vegetais

Apesar de muitos dos atuais descritores dos vinhos mais utilizados referirem “frescura”, “elegância” e “vivacidade”, o odor a vegetal é pouco referido ou, ainda, percebido como menos positivo. Mas não fará sentido associar o termo “frescura” a compostos aromáticos de perfil vegetal?

Beber

Taninos e adstringência

O copo na medida certa aproxima-se da boca. Já antes lhe apreciámos a generosidade rubi e o nariz fez-nos sorrir ao identificar aqueles frutos de cores vermelhas, pretas e azuis.

Beber

O que é uma casta?

Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alvarinho, Encruzado… Afinal, o que é uma casta?

Tendências

Dicas essenciais para organizar uma garrafeira

Está farto de ter garrafas espalhadas por diferentes espaços do seu apartamento? Os vinhos acumulam-se desorganizadamente e é tempo de “pôr ordem na casa”?

Tendências

Para provar em casa de forma descontraída

Provar vinhos, extraindo deles todas as sensações, visuais, olfativas e do palato, é um exercício que requer, em primeiro lugar, uma certa prática, mas também foco, calma e descontração.