Beber

Casta: Alicante Bouschet

Cruzamento entre Grenache e Petit Bouschet (Aramon Noir x Teinturier du Cher), criada em França entre 1855 e 1865 por Henri Bouschet no Domaine de la Calmette, Languedoc-Roussillon, sul de França, a casta Alicante Bouschet foi trazida para Portugal pela família Reynolds, então proprietária, nos seus diferentes ramos, da Quinta do Carmo e da Herdade do Mouchão.

Beber

Tinta Caiada

Variedade que encontra maior expressão no Alentejo, esta Tinta Caiada, que representa menos de 1% do encepamento nacional, está presente sobretudo nas vinhas mais velhas da região, indiciando que a casta teve no passado maior reconhecimento e expressão do que no nos nossos dias.

Beber

Fernão Pires: a casta branca mais plantada no país

Fernão Pires ou Maria Gomes, designação pela qual é conhecida na Bairrada, esta é a variedade branca mais plantada do país e a quarta em valores globais, dando origem a vinhos de forte intensidade aromática que, em função do nível médio de acidez (4,5 a 6,5 gr./lt.), poderão ser tanto de grande qualidade, como pesados, chatos e de perfil oxidativo.

Beber

Casta: Castelão

Já foi a casta tinta mais plantada em Portugal, mas hoje conhece ressurgimento digno de registo, fruto sobretudo da (re)descoberta das suas potencialidades para dar origem a vinhos de diferentes perfis – que incluem até espumantes e vinhos brancos.

Beber

SÍRIA

O combate à chamada ‘interioridade’ é um desígnio assumido e propalado nos tempos mais recentes, considerado de grande importância para a coesão nacional, apesar de nem sempre cumprido…

Beber

Casta: Trincadeira

Trincadeira a sul, Tinta Amarela a norte, esta variedade de maturação precoce é a quinta casta tinta mais plantada no país, com 8.413 ha, ou seja, 4% do total nacional (dados IVV de abril de 2018).

Beber

Casta: Baga

É uma casta de paixões, que pode originar alguns dos melhores vinhos nacionais e outros com pergaminhos bem menos notáveis…

Beber

Casta: Alvarinho

Produz vinhos brancos únicos, é uma casta que se adapta a diversos tipos de solo e climas e revela-se plástica na adega.

Beber

Touriga, a Portuguesa

A mais representativa das castas portuguesas, que hasteia bem alto a valia das castas do país nos mercados internacionais, diz-se oriunda do norte de Portugal, nomeadamente do Dão, onde teria a designação Preto Mortágua ou Tourigo.

Beber

Arinto, a ácida

Em 2012, numa prova didática promovida pela Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, foram apresentadas, pela equipa da chamada Fine Wine Division, amostras de vinificações por casta, algumas das quais estiveram na origem de vinhos experimentais que redundaram na criação da gama Series daquela empresa.

Beber

Rufete, velha casta dos novos dias

Presente sobretudo no interior norte do país, entre as regiões de Trás-os-Montes, Douro, Dão e Beira Interior, talvez em nenhum outro momento histórico a variedade Rufete tenha encontrado melhor altura para responder às necessidades dos produtores face às atuais dinâmicas de mercado.

Beber

Avesso

Variedade autóctone da região dos Vinhos Verdes, a casta Avesso tem habitat tradicional na sub-região de Baião (Baião, Cinfães e Resende, no limite com a região do Douro, aqui delimitada pelo rio Teixeira).