Beber

Profile: Virgílio Loureiro

Um dos mais prolíficos académicos, investigadores, enólogos e comunicadores do vinho, Virgílio Loureiro protagonizou uma prestigiada carreira como docente do Instituto Superior de Agronomia no domínio da Microbiologia.

Beber

Casa e santuário dos Nicolau de Almeida

Há uma nova fase no projeto de família dos Nicolau de Almeida. As uvas que nascem na rocha-mãe de Foz Côa descem o Douro para estagiar na frescura da rua Rei Ramiro, em Vila Nova de Gaia. Muito mais do que um mero armazém, o novo espaço quer ser uma casa de receção de amigos e de curiosos, de partilha de artes e ofícios que não somente o vinho. Desta vez fomos à casa, provar o que chegou de novo do “santuário”. Novas edições do Monte Xisto, a estreia do primeiro Porto Vintage, a confirmação da Borgonha como inspiração atual.

Beber

António Ventura: 40 anos de enologia

Com a discrição, a elegância e a simplicidade que cabe apenas aos sábios e experientes, António Ventura assume-se como “alfaiate”, que faz vinhos por medida. Acompanhamos o enólogo num percurso por quatro décadas de carreira, que coincidiu com a revolução dos vinhos em Portugal, da qual foi intérprete e guionista.

Beber

Profile: Tiago Barbosa

Em Paris, Tiago Barbosa e a sua distribuidora Lagar, criada em parceria com Jorge Azevedo, são pontas de lança dos vinhos portugueses, com enfoque nos ditos vinhos de intervenção mínima. 

Notícias

Estrelas de Portugal: André Luís Martins

É um percurso e tanto. Nasceu transmontano mas tem vida também de alto mar, na pesca do bacalhau. Superou dificuldades, emigrou para Londres, trabalhou com chefes com estrelas Michelin e especializou-se em vinhos. Hoje é sommelier responsável no prestigiado e restrito “Cavalry and Guards Club”, frequentado por famílias reais europeias, atores e outras figuras mundiais.

Beber

Profile: Rubens Menin

Um dos maiores empresários brasileiros, com interesses na banca, imobiliário, comunicação social ou futebol, a fortuna de Rubens Menin está avaliada em mais de mil milhões de euros.

Beber

Profile: Louis-Benjamim Dagueneau

Louis-Benjamin Dagueneau, que lidera os destinos do celebérrimo Domaine St. Andelain, Pouilly-Fumé, no Vale do Loire, é mais do que filho e sucessor de Didier Dagueneau, sinónimo de Sauvignon Blanc. Com diploma em viticultura e depois de dois anos de trabalho com François Chidaine, em Montlouis, e Olivier Jullien, no Languedoc, Louis-Benjamin tomou em mãos, com pouco mais de 20 anos. Leia o Profile completo.

Beber

Profile: Jô Mendes

O amor ao vinho é o que liga Jô Mendes a Portugal, França e Brasil. Beirão de gema, de nome José Mendes, fixou-se em Lisboa, mas foi em Paris e, por muitos anos, o Brasil, que esteve radicado.

Beber

Diogo Campilho

De alma ribatejana, Diogo Campilho nasceu e viveu toda a vida na emblemática Quinta da Lagoalva de Cima, junto ao Tejo, em Alpiarça, adquirida pela avó, onde a produção de vinhos de qualidade é acompanhada de azeites (oriundos de árvores com mais de 200 anos…), cortiça, cavalo lusitano, touro, bovinos e ovinos, cereais, entre outros.

Beber

Quinta do Regueiro - A simplicidade premiada

Chega a ser desarmante a simplicidade de Paulo Cerdeira Rodrigues, o rosto da Quinta do Regueiro. Autêntico papa-prémios nos últimos anos, tem visto os vinhos que elabora reconhecidos em diferentes dimensões, dentro e fora do país.