Beber

Estrelas de Portugal: Manuel Chicau

Raízes no Alentejo, do pai, e raízes em Barcelos, da mãe. Manuel Chicau nasceu em Portugal e foi também em Portugal que viveu 17 anos.

Beber

Profile: Cláudio Martins

Claúdio Martins é um dos impulsionadores do vinho tranquilo mais caro do mundo, o bordalês Liber Pater, que foi apresentado mundialmente no Essência do Vinho – Porto de 2019.

Beber

Júlio Bastos: o fidalgo no château de mármore

Júlio Bastos é um dos maiores nomes do vinho português. É daqueles craques de quem muito vai se falar mesmo depois que ter passado para outro plano. É uma mistura de tudo. O homem, o personagem, o produtor, o vinho, tudo se confunde e se completa. Traz no bojo uma história cheia de mundo, reviravoltas, dramas, superação, glória. Fosse um filme de Hollywood, o guião da vida de Júlio Bastos poderia ter sido escrito por Arthur Miller e Dalton Trumbo e dirigido por Louis Malle. Com banda sonora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Beber

Profile: Tim Atkin MW

Tim Atkin é dos mais respeitados nomes da crítica mundial de vinho. Master of Wine, o britânico soma uma carreira de mais de 35 anos, tendo ao longo do tempo colaborado com publicações como a Harpers, Decanter, The World of Fine Wine, Gourmet Traveller Wine e The Drinks Business.

Beber

Estrelas de Portugal: Alexandre Carreira

Esta é uma história que começa por ser de amor e que, em última análise, é também de aproveitamento de uma boa oportunidade. Alexandre Carreira, natural de Oliveira do Hospital e profissional da área da restauração e dos vinhos, trabalhou durante 20 anos em Lisboa.

Beber

Carlos Dias: O epicurista do detalhe

Na primavera de 2009, quando concretiza a aquisição das Colinas de S. Lourenço, na Bairrada, Carlos Dias poderia ser já proprietário do Château Pedesclaux, em Pauillac, um 1855 de Bordéus.

Beber

Estrelas de Portugal: Miguel Almeida

Miguel Almeida é enólogo de formação e de profissão mas não sabe explicar porquê. Não nasceu numa família de produtores de vinho, ninguém que lhe era próximo na infância está ligado ao setor e mesmo assim, Miguel, 40 anos, a viver no Brasil há década e meia, é um orgulhoso enólogo.

Beber

Estrelas de Portugal: Rui Abecassis

Em tempos de pandemia mundial, uma entrevista via skype numa rubrica internacional é o equivalente a um tiro no escuro.

Beber

Entrevista: Pedro Sousa

Um nome clássico e pioneiro nas cervejas artesanais em Portugal. Este professor de informática de profissão é hoje mestre cervejeiro a tempo inteiro num projeto a solo.

Beber

Profile: Sophia Bergqvist

Depois de celebrar 30 anos como produtora na Região Demarcada do Douro, novos projetos e ideias não faltam a Sophia Bergqvist e à sua Quinta de La Rosa, que seguem o rumo traçado pelo pai, Tim, pioneiro na produção de vinhos do Douro (então com enologia de David Baverstock), mas também Vinho do Porto.

Beber

Profile: José Ivo

José Ivo é Cônsul Honorário de Portugal em Houston, Texas, desde Dezembro de 2017. Apaixonado por vinhos, é um grande divulgador dos vinhos nacionais. Grande parte do seu tempo é hoje dedicado a apoiar empresas e empresários portugueses naquele estado norte-americano.