Beber

Hopsin: Boa vizinhança

A sabedoria do povo aconselha-nos a “fugir do mau vizinho e do excesso de vinho”. O provérbio popular não podia ser mais adequado a estes vizinhos. De um lado da rua, uma das mais antigas – se não mesmo a mais antiga – adega cooperativa do país; do outro, um produtor de cerveja artesanal. Não só parecem ser bons vizinhos como até produzem em conjunto (e sem excessos). O resultado da boa vizinhança foi, para já, a Wheat Wine Grape Ale, uma cerveja colaborativa feita com mosto de uva da casta Malvasia de Colares.

Beber

Areias Gordas: vinhos que desafiam o tempo 

Mais Tejo impossível, com as vinhas mesmo às margens do grande rio. Vinhos totalmente únicos no seu perfil. Certamente dos mais emocionantes na região, ainda que completamente desconhecidos da maioria. Por enquanto…

Beber

Ninho da Pita: Alfândega da Fé no mapa

A simpática e antiga vila de Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, para além dos olivais, cerejeiras e amendoeiras espalhados por seus espectaculares vales e montes, quer voltar a ser terra de vinhos.

Beber

ManzWine

A meio caminho entre Mafra e Sintra, pela N9, envoltos pela profusa paisagem campestre, chegamos a Cheleiros e descemos até ao rio Lizandro, que se atravessa por uma pequena ponte. De repente vemo-nos transportados para outra era. Hoje é uma pequena aldeia, mas no passado Cheleiros era local importante. Ostenta mesmo um dos primeiros forais portugueses. “Já na altura de D. Sancho I recebeu foral ao mesmo tempo que Sintra e Lisboa. Cheleiros era uma vila mesmo muito importante, tanto que chegou a ter três pelourinhos!”, conta André Manz. Este brasileiro de origem húngara, mais do que dono ou administrador, é o criador da ManzWine. Veio para o nosso país nos anos 80 para abrir o mundo das aulas de grupo em negócios ligados à indústria do fitness.

Beber

Heineken lança edição especial para colecionadores

A marca Heineken, enquanto Parceiro Oficial de Cerveja do UEFA EURO-2020™, lançou no mercado uma edição limitada de garrafas colecionáveis com um novo design temporário, incentivando os consumidores a darem o pontapé de saída nas celebrações de uma das provas de seleções mais importantes a nível mundial.

Beber

O vinho inspira a criação artística – e vice-versa

A relação entre o vinho e todas as formas de expressão artística é profunda, antiga e, dir-se-ia, simbiótica, na medida em que a inspiração é mútua. Nestes tempos de desconfinamento, em que a mente e o espírito também precisam de alimento, deixamos algumas sugestões de visita, presencial e online, em que é possível aprofundar a relação entre o mundo do vinho e as artes.

Beber

Pacheca: Uma história por caminhos cruzados

Os novos proprietários da Quinta da Pacheca estão para ficar no vinho em Portugal. Após a aquisição dos Caminhos Cruzados, no Dão, criaram o Grupo Terras e Terroir, que haverá de se expandir no curto prazo a mais regiões do país. No Douro operaram uma pequena revolução na histórica Pacheca, harmonizando o aumento de propostas de vinhos a experiências de enoturismo que têm encantado milhares de visitantes.

Beber

O gigante que também é artesão

Em Leça do Balio, sede da antiga UNICER, agora renomeada Super Bock Group, respira-se, primeiro, história – 1890, data de fundação da empresa – e, depois, dinâmica e dimensão. O grupo é grande, todos o sabem, mas a visita da Revista de Vinhos tem por objetivo um pequeno núcleo de produção onde não são feitos grandes volumes.