Beber

Herdade Grande: Uma Lança na Vidigueira

Com um século de história, a Herdade Grande pode gabar-se de ser precursor dos vinhos do Alentejo, a vários títulos: é o terceiro produtor engarrafador do Baixo Alentejo e introduziu castas de outras proveniências, como Sousão, Rabigato ou Sauvignon Blanc.

Beber

Sou, um Alvarinho Rock n´Roll

“Rock n´Roll can never die” (“o rock n´roll jamais pode morrer”). É o grito que sobressai de “Hey, Hey, My, My” do inimitável Neil Young, que ao longo do tempo tantas vezes a tem interpretado ora com guitarra elétrica ora em versão acústica (guitarra e harmónica).

Beber

Ravasqueira: Vinhos, cavalos e charretes

Em 1943, D. Manuel de Mello comprou o Monte da Ravasqueira. Procurava no campo um refúgio para as agruras da vida na cidade. A situação começou a mudar quando o filho José de Mello herdou a propriedade do pai, em 1966.

Beber

O regresso ao futuro

Nascida e criada no Porto, a Sovina mudou de mãos em 2018. O grupo Esporão avançou para a compra e hoje prepara um futuro diferente, com respeito pelo passado pioneiro.

Beber

O mundo inventivo dos cervejeiros artesanais

Sabemos que o mundo das cervejas artesanais é, por definição, inventivo. Apesar de pequeno, ou talvez por ser pequeno, tem imaginação e criatividade férteis.

Beber

Quinta do Vesúvio: 30 anos, três gerações, 12 vinhos

Após o final da Segunda Guerra Mundial, John Douglas Symington regressou de Inglaterra, onde nasceu, em 1944, o filho mais novo de seis irmãos, Peter Ronald, e o único que veio ao mundo em solo britânico.

Beber

Quinta dos Carvalhais: Puro Dão

A presença da Sogrape no Dão conta mais de meio século, tendo entrado na região em 1957 através da aquisição do capital da sociedade Vinícola do Super Dão, mais tarde apenas do Dão.

Beber

Quinta das Carvalhas: A joia da Real Companhia Velha

A Quinta de Cidrô, em S. João da Pesqueira, foi o terreno escolhido por Pedro Silva Reis, atual presidente da empresa, para avançar num projeto à data inovador e que enfrentou muitas resistências dentro da própria empresa, entre as quais a do próprio pai, então o responsável pela RCV.

Beber

Herdade Vale d’Évora: A diferença da origem

Mértola é um destino de caça por excelência. E a chegada de Paulo Alho, natural de Sesimbra, com atividade profissional na construção civil, aconteceu exactamente com a caça.

Beber

Luzia: o bom improviso

A pequena aldeia de Antes, na Mealhada, presta-se a este trocadilho fácil que ajuda qualquer jornalista e que neste caso serve para começar a contar a história da Cerveja Luzia.

Beber

Quinta dos Vales: Vinho e arte

Estômbar, Lagoa. À medida que nos aproximamos da Quinta dos Vales deparámo-nos com um conjunto disperso de esculturas de dimensão generosa que entrecortam a paisagem de vinhas.

Beber

Casal Branco: O Tejo que sabe o que quer

“Save the best for last”. Por vezes acontece, o melhor surgir no final. E já partilhávamos a mesa de almoço, após uma visita e prova de vinhos, quando fomos surpreendidos por um Falcoaria tinto 1995.