Beber

Quinta do Vesúvio: 30 anos, três gerações, 12 vinhos

Após o final da Segunda Guerra Mundial, John Douglas Symington regressou de Inglaterra, onde nasceu, em 1944, o filho mais novo de seis irmãos, Peter Ronald, e o único que veio ao mundo em solo britânico.

Beber

Quinta dos Carvalhais: Puro Dão

A presença da Sogrape no Dão conta mais de meio século, tendo entrado na região em 1957 através da aquisição do capital da sociedade Vinícola do Super Dão, mais tarde apenas do Dão.

Beber

Quinta das Carvalhas: A joia da Real Companhia Velha

A Quinta de Cidrô, em S. João da Pesqueira, foi o terreno escolhido por Pedro Silva Reis, atual presidente da empresa, para avançar num projeto à data inovador e que enfrentou muitas resistências dentro da própria empresa, entre as quais a do próprio pai, então o responsável pela RCV.

Beber

Herdade Vale d’Évora: A diferença da origem

Mértola é um destino de caça por excelência. E a chegada de Paulo Alho, natural de Sesimbra, com atividade profissional na construção civil, aconteceu exactamente com a caça.

Beber

Luzia: o bom improviso

A pequena aldeia de Antes, na Mealhada, presta-se a este trocadilho fácil que ajuda qualquer jornalista e que neste caso serve para começar a contar a história da Cerveja Luzia.

Beber

Quinta dos Vales: Vinho e arte

Estômbar, Lagoa. À medida que nos aproximamos da Quinta dos Vales deparámo-nos com um conjunto disperso de esculturas de dimensão generosa que entrecortam a paisagem de vinhas.

Beber

Casal Branco: O Tejo que sabe o que quer

“Save the best for last”. Por vezes acontece, o melhor surgir no final. E já partilhávamos a mesa de almoço, após uma visita e prova de vinhos, quando fomos surpreendidos por um Falcoaria tinto 1995.

Beber

Na talha também se faz cerveja

A Herdade do Rocim é largamente conhecida pelo trabalho que faz no vinho, pelo menos, desde o início dos anos 2000. As derivações clássicas foram acontecendo – azeite, enoturismo e até um evento anual, o Amphora Wine Day - mas o menos comum também aconteceu. Chegou ao mercado uma cerveja artesanal grape ale, fermentada em talha com uma das mais representativas castas do Alentejo. Eis a MiMi.

Beber

Quinta do Espinho, entre Douro e Távora

É um projeto verdadeiramente familiar que se espraia pelos 20 hectares da bonita Quinta do Espinho, em plena EN 222, no preciso local onde a foz do rio Távora encontra as águas do Douro.

Beber

Casa de Mouraz

Pioneiros da produção orgânica de vinho em Portugal desde os primórdios dos anos 90, na Casa de Mouraz, em Tondela (Dão), existe um antes e um depois de 2017, ano dos trágicos incêndios de outubro que devastaram o centro e norte de Portugal, provocando meia centena de mortes.

Beber

Herdade do Cebolal - Atitude Verde

Muito perto de Santiago do Cacém, vamos encontrar a Herdade do Cebolal. Estamos bem a sul da região da Península de Setúbal, já com muitas influências do Alentejo, ao mesmo tempo que o Atlântico marca o território. A praia de Porto Covo dista uns escassos 10 km da propriedade e o Cebolal está entre os vinhos que normalmente designamos como vinhos da Costa Vicentina. Não é uma região vitivinícola, mas a sua geografia tão específica é demasiado evidente para não ser destacada.