Beber

Xarlie, a artesanal de Leiria

Nasceu em 2016, tem uma fábrica que impressiona pela dimensão e uma cerveja artesanal difícil de não gostar. A Xarlie, marca de cerveja de Leiria, está pronta para conquistar mercados internos e externos e até procura uma ligação com o mundo do vinho.

Beber

Invicta Gin, alquimia na Praça da Corujeira

A Praça da Corujeira, na zona oriental do Porto, seria o local mais improvável para estabelecer uma destilaria, onde são elaborados rum e gin de mais elevadíssima qualidade. Foi preciso que dois australianos, o casal Andy Mayer e Travis Cunningham, tenham arriscado criar o seu projeto, inicialmente de produção de rum e, mais tarde, gin. Nasceria assim, em pleno cenário pandémico, a Scoundrels Distilling e a Invicta Gin.

Beber

Quinta da Alorna, a poesia de um château

“Como está sereno o céu / como sobe mansamente / a Lua resplandecente / e esclarece este jardim!”. A poesia da Marquesa da Alorna, tantas vezes melancólica, parece fazer mais sentido quando contemplamos o palácio de paredes rosa claro, os jardins tratados com detalhe, as vinhas e a floresta até onde a vista alcança. A Quinta da Alorna está em vésperas de celebrar 300 anos. Permanece sólida mas continua irrequieta, a traçar vinhos e planos para o futuro, olhando para as pedras como palavras de um poema ainda por escrever.

Beber

Cerveja Remistura: sabe a vinho do Porto e pode ser ouvida

A cervejeira de Marvila, conhecida de todos os amantes de cerveja artesanal (e não só) é adepta de colaborativas. E eis mais uma. A Remistura é uma cerveja que estagiou em barricas da Cockburn’s durante algum tempo e de lá saiu com um corpo surpreendente, sem perder a elegância. A Revista de Vinhos esteve à conversa com a Musa para conhecer melhor esta cerveja feita a duas mãos.

Beber

Espumante Bairrada - está-lhes no sangue!

O que define um bairradino? Que gente é esta que produz e bebe espumante todos os dias? Foi com estas perguntas que comecei uma viagem incrível pela Bairrada. Afinal, são já 130 anos a produzir espumante, com as últimas três décadas a certificar cada uma das garrafas que exibem “D.O. Bairrada” no rótulo. O que aconteceu na Bairrada foi algo pioneiro e extraordinário. Conseguiu reunir-se no espaço e no tempo as condições que permitiram o nascimento de uma região única, que hoje é a maior região produtora de espumante do país.

Beber

Revolução em Champagne

Uma nova geração de pequenos produtores, motivada como nunca a fazer vinhos de terroir, está a agitar as mais célebres garrafas de espumantes do mundo.

Beber

Villa Lince: a cerveja que foi estagiar a Carcavelos

A cervejeira Lince fez a proposta ao Villa Oeiras: fazer passar pelas barricas de vinho de Carcavelos uma cerveja quadrupla de estilo belga. A resposta foi positiva e o resultado, esse, ainda mais. Nasce assim a Villa Lince, apresentada na edição deste ano do Encontro com Vinhos, em Lisboa.

Beber

Pintas - um amor perfecionista e consistente

Para celebrar os 20 anos da Wine & Soul, a Revista de Vinhos apresenta uma prova vertical de algumas das mais emblemáticas edições do Pintas.  Do estreante 2001 ao “preview” do novíssimo 2019, expomos a equação dos equilíbrios da vinha velha que lhe está na origem: generosidade de fruta, apontamentos complementares vegetais bons, acidez natural, tensão estrutural.

Beber

Estremus e O.Leucura: os topos de João Portugal Ramos

João Portugal Ramos tem hoje dois amores: o Alentejo e o Douro. Bordalês no gosto pessoal, tenta que os distintos terroirs expressem o que são e admite que gosta de os ver com potência e equilíbrio na garrafa. Neste reencontro com a Revista de Vinhos provamos as duas novas edições dos dois novos topos de gama – o elegante Estremus 2017 e o portentoso O. Leucura 2017.

Notícias

Artesanal do Barlavento Algarvio

Dos Santos Craft Beer foi a primeira ideia de todo o projeto Quinta dos Santos. Algarvia, com influências e experiência sul-africanas – de onde a família proprietária é oriunda – tem um portefólio simples, de seis referências, mas sempre com garantias elevadas de qualidade.

Beber

Sidras – parte II

O nome diz ao que vem e explica-se com facilidade. Raízes do Pecado tem, por um lado, as raízes, de história e de homenagem familiar ao patriarca Manuel Teixeira.