Manuel Pinheiro

Há vinho além do vidro

As garrafas são uma dor de cabeça. Faltam modelos e, as que há, estão caras. Quem tenha tesouraria, que as compre e se resguarde. A queixa unânime dos produtores portugueses seria fácil de resolver se o problema fosse local. Mas não é.

José João Santos

A sinceridade compensa?

Os espalha brasas das redes sociais e de alguma imprensa viverão alguns momentos de glória mas cairão no descrédito. Os influenciadores venderão banha da cobra a parecer informação, mas pouco serão relembrados pela vida e obra. Os grandes vinhos, obtidos nos grandes anos, entrarão na história e permanecerão como referências de um país, de uma região, de um autor. Os supostos grandes vinhos de anos de qualidade questionável serão golpes de sorte ou estranhos casos de sucesso, que raramente serão perpetuados na memória coletiva.

Jamie Goode

Debate em torno de uma casta: África do Sul encontra o Loire

Durante três dias, em novembro de 2022, a pitoresca cidade de Stellenbosch, a uma hora de carro da Cidade do Cabo, na África do Sul, foi palco de uma notável reunião de vinhos. Tratou-se da segunda edição do Congresso da Chenin Blanc, realizado pela primeira vez três anos antes em Anjou, França. 

José João Santos

2022: uma vindima de enólogo

As geografias que passaram pior foram as que possuem menores índices anuais de pluviometria ou que têm escassos recursos hídricos. Por exemplo, em zonas como o Douro Superior, as novas áreas de vinha que têm sido plantadas nos últimos 20 anos estarão nos locais certos ou estão a revelar-se dramáticos erros de casting?

José Peñin

Os vinhos previsíveis

Nunca como hoje dispusemos de tanta informação sobre o vinho. É por isso que, atualmente, estamos mais perto de saber como são antes de prová-los. São o que chamaria de “vinhos previsíveis”.

Jamie Goode

O terroir é sobrevalorizado?

O conceito de terroir é real e emocionante, mas – sim – por vezes somos tentados a exagerar.

Sarah Ahmed

Fizzy Britain!

A Wine Detective investiga a crescente fortuna dos vinhos da Grã-Bretanha, entre os quais os famosos espumantes do sul.

J.A. Dias Lopes

O provador de comidas

Quase todos os governantes do mundo desfrutam dos serviços de provadores treinados que examinam a sanidade das suas comidas, antes de as levarem à boca. É cautela tão importante quanto a segurança que os protege de agressões físicas, sequestros e tentativas de assassinato. Afinal, a comida pode estar envenenada ou estragada.

Sarah Ahmed

Hill of Grace, realeza australiana

A Wine Detective investiga a magia das vinhas velhas sob a forma de uma vinha de Shiraz.

José João Santos

Contra o louco da guerra, os vinhos ucranianos!

Quero acreditar que a história dos vinhos ucranianos não se fará somente de vestígios de prensas e de ânforas de tempos idos, mas de vinhos autênticos, que expressem o pensamento livre. O vinho também pode ser uma arma e trazermos um vinho ucraniano para a nossa mesa pode até não passar de um tiro no porta-aviões de Putin, mas certamente será mais um grito de revolta pelos dias de cólera que a todos nós está a fazer viver.

Duarte Calvão

A importância do jantar quando viajamos

Mesmo para os mais desinteressados pelos assuntos do estômago, o “balanço do dia” vai contribuir fortemente para a avaliação dos destinos que escolhemos para as nossas viagens turísticas.

Sarah Ahmed

A Wine Detective investiga Trás-os-Montes

Estarei louca por preposições? Depois de ter destacado, na edição de fevereiro, o que se ‘esconde por baixo’, irei explorar este mês o que se esconde por trás. Mais concretamente, por trás das montanhas, depois de passar três dias ‘velozes e furiosos’ em Trás-os-Montes.