José João Santos

Tipicidade: bom argumento ou má desculpa?

A tipicidade de uma Denominação de Origem pode até ser uma característica comum e genérica à maioria dos vinhos aí obtidos, embora não deva ser apresentada como uma verdade insofismável ou um privilégio extra sobre os demais. Aliás, corre até o risco de provocar uma ideia errónea de padronização junto do consumidor menos atento.

José Peñin

Microbiota: o lado oculto do terroir

A noção de terroir, na versão mais genérica, deixa de fora um dos componentes essenciais: os microrganismos, ou microbiota, que habitam os solos.

Jamie Goode

Um encontro surpreendente com Loureiro

Por que razão o Minho é considerado incapaz de fazer vinhos brancos sérios com capacidade de envelhecimento? A casta Loureiro mostra o contrário…

Sarah Ahmed

A busca pela excelência

Quando se quer produzir vinhos de topo, será o terroir o mais importante? Lotes de vinhos multirregionais ou, até, de diferentes hemisférios, inscrevem-se na busca pela excelência? A Wine Detective investiga.

Nuno Guedes Vaz Pires

Vinho e investimento

Fortemente dominado pelos vinhos franceses e explorado por empresas sedeadas no Reino Unido, com carteiras de clientes onde predominam chineses, norte-americanos e cada vez mais brasileiros, a análise feita pela Cult Wines, empresa fundada em 2007 e uma das referências neste âmbito, mostra que o vinho tornou-se, num período de 10 anos (2009-2019), num ativo muito procurado para investimento.

Nuno Guedes Vaz Pires

A árvore, a floresta e a dimensão de pensamento

O que vê um velho do Restelo quando olha para uma floresta? Apenas a árvore. Portugal ser o centro de atenção do "The Wine Show", a mais famosa série televisiva dedicada ao vinho, com audiência e impacto mundiais num tempo como o que estamos a viver, é dispor de uma campanha de promoção brutal à escala do mundo.

Jamie Goode

A queda e ascensão da cortiça

Durante muito tempo, a cortiça era o único vedante para vinho. Porém, o desafio chegou sob a forma de cápsulas de rosca. A indústria corticeira respondeu com inovação e a sua quota de mercado é hoje estável. E pode crescer.

José João Santos

Arinto, o Chardonnay português?

Calma. Obviamente, o Arinto é uma casta distinta do Chardonnay, mas pelo que poderá representar para os vinhos brancos nacionais deverá, de certa forma, ser encarado como Chardonnay português.

Carlos Maribona

A hora do “delivery”

Uma das pouquíssimas coisas positivas que a indústria da hospitalidade vai retirar da crise provocada pelo coronavírus é a assunção definitiva das refeições ao domicílio. Do “delivery”, termo em inglês que se popularizou em Espanha.

Sarah Ahmed

Clássicos com ‘Twist’ – Uma crescente força portuguesa

O estilista britânico Paul Smith celebrou em 2020 o 50º aniversário da sua marca de moda. O nome surgiu-me quando escrevia o texto sobre Tatsuaki Kuroda, que celebrava os Tesouros Nacionais Vivos [publicado na edição de dezembro da Revista de Vinhos].

José João Santos

Os clássicos nunca saem de moda

O lamento frequente de alguns produtores que elaboram vinhos de perfil clássico, a queixar-se disso mesmo, de serem clássicos e não estarem supostamente na crista da onda num determinado momento, parece-me absurdo.

José Peñin

O fim da barrica de carvalho?

O gosto do carvalho não identifica nem o território, nem o trabalho na vinha do enólogo. O carvalho tem o mesmo sabor num vinho espanhol, australiano ou indiano. Então, para que vinhos é decisivo usar o recipiente de carvalho?