Sarah Ahmed

Clássicos com ‘Twist’ – Uma crescente força portuguesa

O estilista britânico Paul Smith celebrou em 2020 o 50º aniversário da sua marca de moda. O nome surgiu-me quando escrevia o texto sobre Tatsuaki Kuroda, que celebrava os Tesouros Nacionais Vivos [publicado na edição de dezembro da Revista de Vinhos].

José João Santos

Os clássicos nunca saem de moda

O lamento frequente de alguns produtores que elaboram vinhos de perfil clássico, a queixar-se disso mesmo, de serem clássicos e não estarem supostamente na crista da onda num determinado momento, parece-me absurdo.

José Peñin

O fim da barrica de carvalho?

O gosto do carvalho não identifica nem o território, nem o trabalho na vinha do enólogo. O carvalho tem o mesmo sabor num vinho espanhol, australiano ou indiano. Então, para que vinhos é decisivo usar o recipiente de carvalho?

Jamie Goode

A crítica de vinhos ideal

A partir da década de 1980 assistimos ao surgimento da figura dos críticos de vinho. No passado, os comerciantes compravam e vendiam vinhos aos clientes e não havia tanta discussão sobre as qualidades dos vinhos.

Redação

João Portugal Ramos lança os primeiros vinhos vegan

Mesmo a tempo de assinalar o próximo Dia dos Namorados, a João Portugal Ramos Vinhos anuncia o lançamento da colheita 2020 do Pouca Roupa Rosé e Pouca Roupa Branco, dois vinhos de uma das marcas mais ousadas do seu portefólio que chegam ao mercado com uma novidade – são agora vegans.

Sarah Ahmed

A Wine Detective investiga uma indústria em transição

O colapso do turismo na esteira da Covid-19 foi um golpe duplo para o setor de hospitalidade. Mas a perseverança e a vocação empreendedora podem fazer a diferença.

J.A. Dias Lopes

A universalidade do Pão de Ló

Relíquia da doçaria portuguesa, tal como papo de anjo, o pastel de nata, a sopa dourada, o toucinho do céu, a trouxa de ovos e outras maravilhas, o pão de ló é a sua invenção mais universal. Não há país da comunidade lusíada que não o faça, nem terra onde os colonizadores portugueses estiveram que o desconheça.

Jamie Goode

O Douro evolui

À medida que os vinhos tranquilos vão ganhando reconhecimento, a grandeza do Douro será uma combinação dos vinhos do Douro e do Porto, a base histórica da região.

Sarah Ahmed

Bairrada e Baga

Após uma série de entrevistas realizadas com diversos produtores, a Baga, casta bandeira da Bairrada, tem estado nas minhas cogitações. Contra todos os caprichos da moda, Dirk Niepoort (Quinta de Baixo) afirmou que “o patinho feio de quem ninguém gostava tornou-se o vinho mais apreciado pelos conhecedores portugueses”.

Nuno Guedes Vaz Pires

A melhor vacina? Não desistir.

Mesmo quando à incerteza se junta a limitação da esfera de ação, somos capazes de adaptação e evolução, o que traz crescimento. Se o conseguimos no vinho, decerto o conseguimos e conseguiremos noutras áreas

José João Santos

Os enólogos viticólogos

A enologia de hoje encarrega-se de mostrar, dia após dia, que para se obter vinhos de “terroir”, que tenham personalidade individual, é primeiramente fundamental perceber o solo, a videira, as castas.

Jamie Goode

O preço do vinho

Os elementos que formam o preço de um vinho nem sempre são tangíveis. A certeza é que, seja qual for o seu custo, há grandes vinhos feitos em todo o mundo.