Sarah Ahmed

Desafio em lata

Em Esperanto, ‘defio’ significa desafio. Mas há um outro Defio: trata-se do novo membro do projeto inovador Nat Cool fundado por Niepoort - uma comunidade de produtores com ideias semelhantes que fazem vinhos leves, fáceis de beber, de intervenção mínima.

José João Santos

O Douro redescobriu o Alicante Bouschet

Será que o Douro está a redescobrir o potencial do Alicante Bouschet fora das vinhas velhas? Será que o Douro, definitivamente, partiu à descoberta do efetivo potencial de variedades além do trio-maravilha Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz?

Sarah Ahmed

Crises de identidade

A Wine Detective investiga o Cabernet Sauvignon australiano - mais identidade, menos crise

Jamie Goode

Passado, presente e futuro dos vinhos fortificados

Que rumo devem tomar que os vinhos fortificados, numa conjuntura de consumo em mudança? Bons e caros, claro…

José João Santos

Exercício anti-chavões: Sauvignon Blanc e Loureiro

O Loureiro e o Sauvignon Blanc são, obviamente, castas bem distintas entre si. Mas, os predicados que as unem, os de facilidade de prova e atração de franjas alargadas de consumidores, não devem ser características estanques, que as circunscrevam a um só ângulo de perceção.

J.A. Dias Lopes

Os cozinheiros de D. João VI

Há dois séculos o rei D. João VI (1767-1826) voltou a Portugal, depois de permanecer 13 anos no Brasil.

Sarah Ahmed

Um salto no tempo

Vinhos que evoluem no espaço ou cujo envelhecimento é atrasado no fundo do oceano. A Wine Detective investiga os vinhos que atravessam o túnel do tempo, cuja origem é, claro, portuguesa...

Jamie Goode

A fronteira entre rosés escuros e tintos leves

Será que o mercado quer vinhos rosé sérios? Por vezes, aquilo que os ‘geeks’ do vinho apreciam e o mercado deseja são coisas muito diferentes.

Debra Meiburg, MW

Combatentes e sobreviventes

Mais de doze meses volvidos sobre o início da pandemia global, há sinais de vida nos mercados de vinho asiáticos. A Master of Wine Debra Meiburg analisa o impacto da Covid-19 e lança um olhar sobre o futuro do setor no continente.

Sarah Ahmed

A Wine Detective investiga a enologia do século XXI

Um livro de 1964 serve de ponto de partida para descobrir os modernos produtores e enólogos de Portugal.

José João Santos

Tipicidade: bom argumento ou má desculpa?

A tipicidade de uma Denominação de Origem pode até ser uma característica comum e genérica à maioria dos vinhos aí obtidos, embora não deva ser apresentada como uma verdade insofismável ou um privilégio extra sobre os demais. Aliás, corre até o risco de provocar uma ideia errónea de padronização junto do consumidor menos atento.

José Peñin

Microbiota: o lado oculto do terroir

A noção de terroir, na versão mais genérica, deixa de fora um dos componentes essenciais: os microrganismos, ou microbiota, que habitam os solos.