José João Santos

Os clássicos nunca saem de moda

O lamento frequente de alguns produtores que elaboram vinhos de perfil clássico, a queixar-se disso mesmo, de serem clássicos e não estarem supostamente na crista da onda num determinado momento, parece-me absurdo.

José Peñin

O fim da barrica de carvalho?

O gosto do carvalho não identifica nem o território, nem o trabalho na vinha do enólogo. O carvalho tem o mesmo sabor num vinho espanhol, australiano ou indiano. Então, para que vinhos é decisivo usar o recipiente de carvalho?

Jamie Goode

A crítica de vinhos ideal

A partir da década de 1980 assistimos ao surgimento da figura dos críticos de vinho. No passado, os comerciantes compravam e vendiam vinhos aos clientes e não havia tanta discussão sobre as qualidades dos vinhos.

Redação

João Portugal Ramos lança os primeiros vinhos vegan

Mesmo a tempo de assinalar o próximo Dia dos Namorados, a João Portugal Ramos Vinhos anuncia o lançamento da colheita 2020 do Pouca Roupa Rosé e Pouca Roupa Branco, dois vinhos de uma das marcas mais ousadas do seu portefólio que chegam ao mercado com uma novidade – são agora vegans.

Sarah Ahmed

A Wine Detective investiga uma indústria em transição

O colapso do turismo na esteira da Covid-19 foi um golpe duplo para o setor de hospitalidade. Mas a perseverança e a vocação empreendedora podem fazer a diferença.

J.A. Dias Lopes

A universalidade do Pão de Ló

Relíquia da doçaria portuguesa, tal como papo de anjo, o pastel de nata, a sopa dourada, o toucinho do céu, a trouxa de ovos e outras maravilhas, o pão de ló é a sua invenção mais universal. Não há país da comunidade lusíada que não o faça, nem terra onde os colonizadores portugueses estiveram que o desconheça.

Jamie Goode

O Douro evolui

À medida que os vinhos tranquilos vão ganhando reconhecimento, a grandeza do Douro será uma combinação dos vinhos do Douro e do Porto, a base histórica da região.

Sarah Ahmed

Bairrada e Baga

Após uma série de entrevistas realizadas com diversos produtores, a Baga, casta bandeira da Bairrada, tem estado nas minhas cogitações. Contra todos os caprichos da moda, Dirk Niepoort (Quinta de Baixo) afirmou que “o patinho feio de quem ninguém gostava tornou-se o vinho mais apreciado pelos conhecedores portugueses”.

Nuno Guedes Vaz Pires

A melhor vacina? Não desistir.

Mesmo quando à incerteza se junta a limitação da esfera de ação, somos capazes de adaptação e evolução, o que traz crescimento. Se o conseguimos no vinho, decerto o conseguimos e conseguiremos noutras áreas

José João Santos

Os enólogos viticólogos

A enologia de hoje encarrega-se de mostrar, dia após dia, que para se obter vinhos de “terroir”, que tenham personalidade individual, é primeiramente fundamental perceber o solo, a videira, as castas.

Jamie Goode

O preço do vinho

Os elementos que formam o preço de um vinho nem sempre são tangíveis. A certeza é que, seja qual for o seu custo, há grandes vinhos feitos em todo o mundo.

Duarte Calvão

E se os sabores da infância não forem assim tão importantes?

Quem tem 30 anos ou menos, terá provavelmente mais memórias de uma pizza entregue ao domicílio do que de uma galinha campestre assada durante duas horas no forno de casa.