Sarah Ahmed

Campeões das vinhas velhas

A Wine Detective investiga as vinhas velhas e os vinhos de parcela única de Portugal.

José João Santos

Douro. Falta cumprir a revolução?

Gostaria de me sentar à mesa com produtores e enólogos do Douro sem que a conversa tombasse para as questões de sempre, para os debates informais sobre tudo o que está mal ou menos bem mas que ninguém parece ter nem coragem nem vontade de assumir como desígnios reais e prolíficos.

Bento Amaral

A moda e os vinhos

Acredito que hoje e no futuro, a “síntese” se dê em vinhos produzidos com respeito pelo meio ambiente e pelo património cultural, que sejam capazes de se integrar na gastronomia atual, que utilizem o que de melhor a tecnologia tem, mas respeitando as práticas passadas e o que foi aprendido durante séculos.

Jamie Goode

Vinhas enxertadas vs. vinhas em pé-franco

Nada sustenta que as vinhas em pé-franco, ou seja, não enxertadas sobre porta-enxertos americanos, sejam de alguma forma melhores do que as cepas enxertadas, ou que, se uma videira for enxertada, algo se perdeu.

Manuel Pinheiro

Políticas anti álcool: não é uma moda, é uma mudança de rumo

“Os Irlandeses estão malucos” dizia-me há dias um colega a propósito da legislação “alcohol act “recentemente adotada naquele país e que prevê, entre outras, a inclusão de avisos de saúde nos rótulos dos vinhos ( à semelhança do tabaco ), um preço mínimo de venda ao público ( aproximadamente 7.00 €/garrafa ) fortes limitações à publicidade  e que, nas lojas generalistas e supermercados, as bebidas alcoólicas devem estar numa secção separada com portas de acesso. No fundo, a ideia de que é um produto nocivo, tal como o tabaco e, portanto, a sua comunicação deve ser impedida e a sua venda dificultada.

Bento Amaral

Vem aí uma revolução nos artigos sobre vinho?

A inteligência artificial está a alterar todo o mundo à nossa volta e a escrita de artigos sobre vinhos não é uma exceção. Pode ser um instrumento útil para o redator, desde que este a saiba utilizar de um modo íntegro e crítico.

Sarah Ahmed

Quão baixo se pode descer?

A Wine Detective investiga a ascensão das bebidas com reduzido, baixo ou nenhum teor alcoólico.

José Manso

Crescimento sustentável do setor do vinho

O setor do vinho enfrenta vários desafios, desde a concorrência intensa no mercado até as mudanças climáticas e a variação na qualidade da colheita. No entanto, existem várias ferramentas que podem ser usadas para impulsionar o crescimento do setor e superar estes desafios.

Manuel Pinheiro

Há vinho além do vidro

As garrafas são uma dor de cabeça. Faltam modelos e, as que há, estão caras. Quem tenha tesouraria, que as compre e se resguarde. A queixa unânime dos produtores portugueses seria fácil de resolver se o problema fosse local. Mas não é.

José João Santos

A sinceridade compensa?

Os espalha brasas das redes sociais e de alguma imprensa viverão alguns momentos de glória mas cairão no descrédito. Os influenciadores venderão banha da cobra a parecer informação, mas pouco serão relembrados pela vida e obra. Os grandes vinhos, obtidos nos grandes anos, entrarão na história e permanecerão como referências de um país, de uma região, de um autor. Os supostos grandes vinhos de anos de qualidade questionável serão golpes de sorte ou estranhos casos de sucesso, que raramente serão perpetuados na memória coletiva.

Jamie Goode

Debate em torno de uma casta: África do Sul encontra o Loire

Durante três dias, em novembro de 2022, a pitoresca cidade de Stellenbosch, a uma hora de carro da Cidade do Cabo, na África do Sul, foi palco de uma notável reunião de vinhos. Tratou-se da segunda edição do Congresso da Chenin Blanc, realizado pela primeira vez três anos antes em Anjou, França. 

José João Santos

2022: uma vindima de enólogo

As geografias que passaram pior foram as que possuem menores índices anuais de pluviometria ou que têm escassos recursos hídricos. Por exemplo, em zonas como o Douro Superior, as novas áreas de vinha que têm sido plantadas nos últimos 20 anos estarão nos locais certos ou estão a revelar-se dramáticos erros de casting?