Carlos Maribona

Cozinheiros e hotéis

Parece que contratar estrelas Michelin e nomes famosos já não importa assim tanto quando falamos de restaurantes nos hotéis de luxo. Estamos perante uma mudança de tendência?

J.A. Dias Lopes

Os bolinhos da Rainha

Os açorianos não sabiam o que fazer para acolher com mais carinho o rei Dom Carlos I (1863-1908) e a rainha consorte Dona Amélia (1865-1951), de Portugal e Algarves, quando visitaram o arquipélago em 1901.

Sarah Ahmed

Vinhos de luxo – o debate continua

Júpiter, vinhos imperfeitos, Vinha dos Ultras...que posicionamentos são estes? A Wine Detective investiga uma admirável nova ordem.

José João Santos

Andamos a brincar com o fogo?

Dados internacionais indicam que a vinha não chega a representar 3% da área de cultivo mundial mas recebe 20% de todos os tratamentos antifúngicos. Os dois caminhos possíveis aparentam estar identificados: apostar nas castas indígenas, procurando selecionar os clones mais resistentes face às condicionantes climáticas atuais e às doenças da vinha; ou avançar no cruzamento com híbridos americanos, incomparavelmente mais resistentes a problemas fitossanitários.

Jamie Goode

Portugal precisa de castas de assinatura?

Vender vinhos à maioria dos consumidores ‘normais’ requer uma mensagem relativamente simples: uma promessa de marca compreensível numa garrafa. As castas autóctones portuguesas podem ser essa promessa? E quais?

Sarah Ahmed

Desafio em lata

Em Esperanto, ‘defio’ significa desafio. Mas há um outro Defio: trata-se do novo membro do projeto inovador Nat Cool fundado por Niepoort - uma comunidade de produtores com ideias semelhantes que fazem vinhos leves, fáceis de beber, de intervenção mínima.

José João Santos

O Douro redescobriu o Alicante Bouschet

Será que o Douro está a redescobrir o potencial do Alicante Bouschet fora das vinhas velhas? Será que o Douro, definitivamente, partiu à descoberta do efetivo potencial de variedades além do trio-maravilha Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz?

Sarah Ahmed

Crises de identidade

A Wine Detective investiga o Cabernet Sauvignon australiano - mais identidade, menos crise

Jamie Goode

Passado, presente e futuro dos vinhos fortificados

Que rumo devem tomar que os vinhos fortificados, numa conjuntura de consumo em mudança? Bons e caros, claro…

José João Santos

Exercício anti-chavões: Sauvignon Blanc e Loureiro

O Loureiro e o Sauvignon Blanc são, obviamente, castas bem distintas entre si. Mas, os predicados que as unem, os de facilidade de prova e atração de franjas alargadas de consumidores, não devem ser características estanques, que as circunscrevam a um só ângulo de perceção.

J.A. Dias Lopes

Os cozinheiros de D. João VI

Há dois séculos o rei D. João VI (1767-1826) voltou a Portugal, depois de permanecer 13 anos no Brasil.

Sarah Ahmed

Um salto no tempo

Vinhos que evoluem no espaço ou cujo envelhecimento é atrasado no fundo do oceano. A Wine Detective investiga os vinhos que atravessam o túnel do tempo, cuja origem é, claro, portuguesa...