Nuno Guedes Vaz Pires

Um novo Portugal

Num tempo em que o distanciamento social continua a ser um ato obrigatório e a evolução da saúde pública um estado dependente da ação de todos e cada um de nós, inicia-se também um novo tempo: o da reabertura. Coincidente com a chegada do verão e da época do amadurecimento cresce a esperança e o otimismo, mas aumenta proporcionalmente o dever de sermos solidários e de, mais do que nunca, tirando partido das nossas capacidades, apoiarmos Portugal na recuperação da economia.

Nuno Guedes Vaz Pires

Cheap and Chic e a nova cultura do luxo

O “cheap and chic” (barato e chique) é a nova modalidade associada ao consumo inteligente que se está a manifestar nas principais cidades do mundo e que influi – e muito – nas experiências gourmet.

Jancis Robinson, MW

Porto, fénix renascida

Há muitos, muitos anos atrás, no início da década de 1990, fui convidada para proferir o discurso após o jantar na mundialmente famosa Feitoria Inglesa, no Porto. Era então bastante mais jovem e felizmente inconsciente de quão inapropriado o meu discurso fora.

Sarah Ahmed

A ‘WINE DETECTIVE’ INVESTIGA A MINERALIDADE

Sendo inertes, as rochas não podem “biodisponibilizar” às vinhas os nutrientes minerais, explica Maltman.  De qualquer forma, as rochas são inodoras e insípidas. No entanto, este cientista admite que a camada superior do solo - húmus - torna os nutrientes minerais biodisponíveis para as raízes (próximas) da videira.

Sarah Ahmed

Touriga Nacional e Alvarinho em Bordéus

Ainda circulam, pelos meandros dos teóricos da conspiração, rumores acerca dos corpos de alienígenas armazenados na 'Área 51', a base altamente secreta da Força Aérea dos EUA no deserto de Nevada.

José João Santos

A indústria do vinho no pós-pandemia. Um caso de psicologia?

O segundo semestre deste ano será desafiante. Ao mesmo tempo que se curam as feridas, ter-se-á de vitaminar, com muito ânimo e esperança, equipas internas, fornecedores e clientes. Terá que existir flexibilidade extra de processos e atualizações permanentes de planos de negócio. Se a China e os EUA demorarem a recuperar a confiança ou a tendência de crescimento de consumo, será imprescindível descobrir novas oportunidades noutros mercados ou um conjunto de pequenas oportunidades nos mercados tradicionais.

Nuno Guedes Vaz Pires

Continuamos consigo

Em 1859, Charles Darwin, com a publicação da obra “A Origem das Espécies”, apresentava a Teoria da Evolução. Com ela mostrava, comprovando com factos resultantes de anos de viagens, pesquisa e observação crítica, que a diversidade biológica resultava de um processo de descendência que, a partir de formas ancestrais, evoluía por adaptação a novas condições do ambiente. Logo, sobrevive aquele que melhor se adapta e não, necessariamente, aquele que é mais forte.

Debra Meiburg, MW

Festim para os sentidos

O prazer do vinho é uma experiência sensorial total - e subjetiva – não apenas conduzida pelo gosto.

Jancis Robinson, MW

A minha vida em copos

É interessante constatar que as recentes mudanças drásticas quanto às tendências dos estilos de vinho têm sido igualmente marcantes nas preferências dos copos de vinho.

Nuno Guedes Vaz Pires

A sua revista, 30 anos depois

O mais importante título português da imprensa especializada em vinho e gastronomia é hoje totalmente detido pelo Grupo Essência do Vinho. Ou seja, é hoje totalmente português.

Duarte Calvão

A devolução das estrelas Michelin e os amiguinhos dos chefes

Quem não quiser ser avaliado pelo que faz, no caso de um chefe, cozinha em casa só para amigos e convidados especiais, não acessível ao público em geral.

Jancis Robinson, MW

A semana da Borgonha em Londres

Todos os meses de Janeiro o ‘trade’ britânico fica um pouco desvairado. A causa está na semana da Borgonha, que tem lugar todos os anos em Londres.