Nuno Guedes Vaz Pires

A nossa obrigação moral

Se é leitor da nossa revista certamente é conhecedor ou pelo menos um curioso por vinhos e gastronomia. Pois bem, arriscaria dizer que consumimos mais de 90% dos vinhos à mesa, em nossa casa ou nos restaurantes que selecionamos. Mais do que nunca, esses restaurantes precisam de nós; mais do que nunca, alguns produtores de vinho precisam de nós.

Jamie Goode

Extração

Parte fundamental da produção de vinhos tintos é a extração: ou seja, o processo de retirar componentes de qualidade da película das uvas. Existem muitas maneiras de fazê-lo e esse é um dos aspetos mais interessantes da vinificação.

J.A. Dias Lopes

Grace Kelly e o Pastel de Bacalhau

Poucas mulheres no mundo foram mais lindas, requintadas e glamorosas do que a atriz norte-americana Grace Kelly (1929-1982), que se tornou Princesa do Mónaco pelo casamento com Rainier III, governante da cidade-estado.

Sarah Ahmed

A Wine Detective investiga o Vinho Verde Premium

Conhecida pelos seus “vinhos jovens”, a região do Vinho Verde pode muito bem significar, em alguns aspetos, juventude. Dinâmica e em evolução, provou ser capaz de produzir com sucesso vinhos de marca quotidiana – mas também premium.

José João Santos

A avaliação e os bitaites sobre vinho

Ciente da subjetividade que avaliar um produto da esfera do gosto, como é o vinho, sempre encerra, defendo que o provador deverá colocar o rigor técnico acima do gosto pessoal. Não sou fã de música clássica mas tenho obrigação de perceber se uma orquestra está melodiosa ou dissonante.

Nuno Guedes Vaz Pires

Tempo

Soube recentemente que um dos enólogos portugueses que sempre me inspirou vai reformar-se. Soube-o pelo próprio, deixando-me ainda mais emocionado, por me ter considerado uma das pessoas a quem confiou tão determinante decisão.

Jamie Goode

Mudança de paradigma na viticultura

A vinha já não é vista simplesmente como uma planta de produção e o solo como apenas um meio para suportá-la. Em vez disso, estamos a pensar a vinha como um agroecossistema.

Sarah Ahmed

A Wine Detective investiga as castas escondidas de Portugal

As castas obscuras portuguesas estarão destinadas ao estrelato como artistas a solo ou serão meras bandas de suporte? Não há qualquer vergonha nisso. Portugal tem uma tradição distinta de lotear que constitui uma força enorme.

José João Santos

Rosés. O fim do preconceito?

França é destacadamente o maior produtor de vinho rosé do mundo, Espanha o maior exportador desta tipologia de vinho. EUA e Itália têm igualmente aumentado as produções, dando um sinal evidente de confiança num futuro com muitas mais tonalidades.

Sarah Ahmed

A Wine Detective investiga a filoxera

Nestes últimos tempos tenho andado a provar amostras de Porto Colheita. Da Kopke, os distintos Colheitas Branco e Tawny de 1940 (com os 2003, 1980 e 1960 para contextualizar) e, da Taylor’s, o Colheita Tawny de 1970.

Jamie Goode

O que é acrescentado ao vinho, e porquê?

Vinhos limpos? É um termo inútil. No geral, o vinho é uma das bebidas alcoólicas mais naturais que consumimos: mesmo os mais comerciais.

Debra Meiburg, MW

As histórias do vinho 

Nada é mais poderoso para um consumidor em Hong Kong do que chegar a um jantar, ‘armado’ com uma boa história sobre um vinho-troféu, e fazer um figurão.