Jamie Goode

Ainda queremos vinhos com idade?

Um dos aspetos incomuns do mundo vinho é que a cultura dos vinhos de topo está inextricavelmente ligada à cave. Vinho e envelhecimento são aparentemente inseparáveis.

Sarah Ahmed

Textura, para que te quero

A Wine Detective investiga a textura dos vinhos.

José João Santos

Já escolheu um vinho à luz das calorias?

O assunto despertou-me atenção através das redes sociais do Vintners Project, que citava a The Drinks Business.

Paulo Amorim

O ChatGPT e o vinho

A inteligência artificial (IA) está a ser cada vez mais utilizada na indústria do vinho para melhorar a qualidade e aprimorar a experiência do cliente.

Sarah Ahmed

Campeões das vinhas velhas

A Wine Detective investiga as vinhas velhas e os vinhos de parcela única de Portugal.

José João Santos

Douro. Falta cumprir a revolução?

Gostaria de me sentar à mesa com produtores e enólogos do Douro sem que a conversa tombasse para as questões de sempre, para os debates informais sobre tudo o que está mal ou menos bem mas que ninguém parece ter nem coragem nem vontade de assumir como desígnios reais e prolíficos.

Bento Amaral

A moda e os vinhos

Acredito que hoje e no futuro, a “síntese” se dê em vinhos produzidos com respeito pelo meio ambiente e pelo património cultural, que sejam capazes de se integrar na gastronomia atual, que utilizem o que de melhor a tecnologia tem, mas respeitando as práticas passadas e o que foi aprendido durante séculos.

Jamie Goode

Vinhas enxertadas vs. vinhas em pé-franco

Nada sustenta que as vinhas em pé-franco, ou seja, não enxertadas sobre porta-enxertos americanos, sejam de alguma forma melhores do que as cepas enxertadas, ou que, se uma videira for enxertada, algo se perdeu.

Manuel Pinheiro

Políticas anti álcool: não é uma moda, é uma mudança de rumo

“Os Irlandeses estão malucos” dizia-me há dias um colega a propósito da legislação “alcohol act “recentemente adotada naquele país e que prevê, entre outras, a inclusão de avisos de saúde nos rótulos dos vinhos ( à semelhança do tabaco ), um preço mínimo de venda ao público ( aproximadamente 7.00 €/garrafa ) fortes limitações à publicidade  e que, nas lojas generalistas e supermercados, as bebidas alcoólicas devem estar numa secção separada com portas de acesso. No fundo, a ideia de que é um produto nocivo, tal como o tabaco e, portanto, a sua comunicação deve ser impedida e a sua venda dificultada.

Bento Amaral

Vem aí uma revolução nos artigos sobre vinho?

A inteligência artificial está a alterar todo o mundo à nossa volta e a escrita de artigos sobre vinhos não é uma exceção. Pode ser um instrumento útil para o redator, desde que este a saiba utilizar de um modo íntegro e crítico.

Sarah Ahmed

Quão baixo se pode descer?

A Wine Detective investiga a ascensão das bebidas com reduzido, baixo ou nenhum teor alcoólico.

José Manso

Crescimento sustentável do setor do vinho

O setor do vinho enfrenta vários desafios, desde a concorrência intensa no mercado até as mudanças climáticas e a variação na qualidade da colheita. No entanto, existem várias ferramentas que podem ser usadas para impulsionar o crescimento do setor e superar estes desafios.