
Novos vinhos
Bico Amarelo: novo Vinho Verde do Esporão
Este vinho branco de 2020 resulta do blend das castas Loureiro, Alvarinho e Avesso, mediante um processo de vinificação simples, sem qualquer adição de açúcar ou gás.
Um jantar com amigos e não sabe que vinho escolher? Quer saber que bares servem os melhores cocktails? Então a Revista de Vinhos - A Essência do Vinho tem tudo o que procura! Sugestões para boas compras, os "altamente recomendados" e outras notas de prova, os lançamentos que estão a dar que falar, as entrevistas e reportagens que não vai querer perder. Os protagonistas do universo do vinho e das bebidas espirituosas estão aqui.
Este vinho branco de 2020 resulta do blend das castas Loureiro, Alvarinho e Avesso, mediante um processo de vinificação simples, sem qualquer adição de açúcar ou gás.
Luis Vieira é um corredor de fundo. Quando há 20 anos adquiriu a Quinta do Gradil, no Cadaval, assumiu o desígnio de recuperar o prestígio de uma propriedade cujos primeiros escritos remontam a 1492, tendo o apogeu acontecido séculos adiante, ao estar na esfera do Marquês de Pombal. As ideias confidenciadas e os projetos que foram sendo concretizados têm tido, a pouco e pouco, reflexo inevitável na qualidade dos vinhos apresentados. Hoje, a quinta apresenta referências que merecem degustação atenta, ao mesmo tempo que Luis Vieira alcança um dos objetivos de base – distinguir o Gradil do restante universo Parras, um dos principais engarrafadores portugueses, presente em diferentes regiões.
É uma casta de paixões, que pode originar alguns dos melhores vinhos nacionais e outros com pergaminhos bem menos notáveis…
A Adega de Borba apresenta a nova colheita do Adega de Borba Premium Branco, resultado da colheita de 2019, um vinho que integra a gama Adega de Borba com designativo de qualidade Premium. A nova colheita resulta de um processo de produção extremamente rigoroso, tornando-o um branco ao melhor nível que um Adega de Borba Premium pode ser.
Lançado pela primeira vez em 1980, o Quinta do Côtto Grande Escolha cedo se posicionou como um dos vinhos bandeira do Douro, assinalando o início de uma nova era em que a região afirmava todo o seu potencial para a produção de grandes vinhos “de Quinta”.
A constante ondulação de colinas e vales serpenteia o perfil dos vinhos da Adega Mãe. Os solos calcários ajudam a preservar a acidez natural dos vinhos e as elevadas amplitudes térmicas, com dias de verão e de pré-vindima que por vezes registam diferenças em torno de 15ºC graus.
Não, nem todo o Alentejo é igual. Basta, aliás, recordarmos tratar-se da região portuguesa com maior diversidade de solos. E, sim, os bons vinhos alentejanos conseguem evoluir muito bem, como ficou demonstrado nesta prova vertical do Tapada de Coelheiros Garrafeira, um ícone que em edições como 1996 parece querer atingir a imortalidade.
A Howard’s Folly lançou uma edição limitada de vinho Carcavelos 1991. Elaborado a partir de uma rara colheita deste famoso e reputado vinho fortificado, este é o projeto mais exclusivo da adega alentejana até à data.
Com o Dia do Pai a aproximar-se, a edição de relançamento de James Martin’s é um presente para os amantes de whisky.
Começando pelo princípio, sem rodeios nem meias medidas: vinhos naturais são coisa que não existe.
É um belga bairradino, o novo presidente da ASI - Association de la Sommellerie Internationale, uma das mais importantes e influentes organizações internacionais do universo do vinho.
Há vinhos que se distinguem pela sua singularidade, por serem diferentes, pelo seu lado artesanal. São vinhos de produção escassa, vinhos de pormenor, que primam pelas suas características únicas – ou, pelo menos, que diferem do padrão dominante das regiões vitivinícolas a que pertencem.
Dão / Branco / Pedra Cancela Vinhos do Dão
Douro / Tinto / Santos & Seixo
Dão / Branco / Sociedade Agrícola da Quinta de Santo António