Comer

Novo livro: 'Para Comer à Colher'

O novo livro da autora do sucesso "A Sair do Forno" é um desfile de sobremesas para todos os gostos e ocasiões. Para Comer à Colher, da chefe pasteleira Rosa Cardoso, reúne receitas de mais de 60 doces nacionais e internacionais, dos tradicionais aos de efeito “uau”, e que vão fazer de si a pessoa preferida da família e amigos.

Comer

A arte de cozinhar em lume de chão

É uma prática multissecular, mas a tradição ficou para a posteridade como testemunho da nossa cultura. A “cocaria” que no Alentejo ainda hoje se pratica, mas de forma rara, é símbolo da verdadeira arte da cozinha e comensalidade, apesar da sua origem surgir sob a égide da sobrevivência e trabalho árduo. Cozinhar em barro num “lume de chão” remonta aos primórdios da humanidade mas consegue alcançar maior concentração de sabor devido ao tipo de cocção. A cozinheira é a chamada “coqueira”, uma maestrina que harmoniza sabor, tempo e brasas. Na Herdade do Cebolal não se deixa morrer a tradição.

Comer

Fábrica do Azeite em plena Baixa do Porto

Não é só em Trás-os-Montes que o azeite é rei e senhor. Doravante, há no Porto um espaço que prolongará o estatuto da região. A Acushla, marca portuguesa de azeite biológico, chamou-lhe Fábrica do Azeite e abriu já portas, em plena Baixa portuense.

Comer

O primeiro azeite da Kranemann Wine Estates

São cerca de 3.500 oliveiras, que serpenteiam patamares e caminhos ao longo das encostas, no Vale do Távora. Depois da vinha, o olival assume-se como a mais importante cultura na Quinta do Convento de São Pedro das Águias.

Comer

10.º Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal

A “Sopa Dourada” confecionada pelo Café Corcel, Porto, obteve a distinção Melhor dos Melhores no 10.º Concurso Nacional de Bolos Especiais de Natal que decorreu a 11 de novembro e que o CNEMA realizou em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal – que assumiu a respetiva Direção.

Comer

Queijo São Jorge DOP 30 meses de cura

A edição especial do Queijo São Jorge DOP 30 meses, lançada pela Uniqueijo e LactAçores, assinala a comemoração dos 30 anos de história da Confraria do Queijo São Jorge.

Comer

Provar Portugal na Restauração de Santarém

A iniciativa “Provar Portugal na Restauração de Santarém” dá a conhecer, no próximo encontro a 7 de setembro, os sabores de Trás-os-Montes, à mesa do escalabitano “Ó Balcão”. A degustação de iguarias gastronómicas terá como protagonista um menu repleto de sabores da região de Trás-os-Montes, desde a clássica sopa transmontana ao pudim de castanhas.

Comer

Caldeirada, um poema do mar

É um petisco nacional, uma ode ao mar e ao sabor. A caldeirada consubstancia o melhor de dois mundos: peixe e concentração sápida, pela forma simples como é cozinhada. Símbolo do “saber fazer” dos pescadores, da alma nacional e da culinária tradicional, os seus principais artefactos são um tacho, lenta cocção e, claro, a matéria-prima em que somos exímios: diversidade de pescado fresco atlântico. O segredo está no caldo que se molha no pão e no modus faciendi.

Comer

Tomate Coração de Boi nos restaurantes do Douro

A V edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro foi adiada para 2022, mas a pandemia da Covid 19 não parou os horticultores da região. Em agosto, este fruto volta a estar à mesa dos restaurantes.

Comer

Ílhavo serve 'Bacalhau ao Cais' em agosto

Entre os dias 5 e 14 de agosto, Ílhavo Gastronómico apresenta “Bacalhau ao Cais”, uma iniciativa que propõe nove sugestões gastronómicas diferentes que podem ser desfrutadas ao jantar, com o “Rei Bacalhau” sobre a mesa e o pôr-do-sol da Costa Nova como anfitrião.