Comer

Les Recettes de L’Atelier®, uma experiência única

O inverno está a chegar e com ele vem o frio e a chuva que convidam a momentos mais acolhedores. Se uma mantinha à frente da lareira é o cenário ideal, então não pode faltar o chocolate Nestlé® Les Recettes de L’Atelier® para que o ambiente fique perfeito.

Comer

Patê de Hydnum Repandum: único no mundo

A vocação da Bernardos Patês para a micologia é algo intrínseco a ela. O pai, Manuel Bernardo Leal, é um apaixonado por essa área há décadas e o filho, Bernardo Leal, desde tenra idade que se juntou a ele nessa paixão, fazendo ambos parte dos sócios fundadores da Associação Micológica a Pantorra.

Comer

São Martinho Michelin com Vítor Matos

Entre 10 e 14 de Novembro, o restaurante ANTIQVVM  propõe uma celebração do São Martinho com um  menu temático de almoço que eleva a tradição ao patamar Michelin: o Chef Vítor Matos apresenta uma degustação em seis momentos de excelência que revisitam os sabores portugueses de referência e o fruto estrela da estação – a castanha.

Comer

Harmonização: Vinho e churrasco

A altura do ano é propícia para reunirmos a família e amigos do lado de fora, ao redor do fogo, para grelhar as mais diversas delícias do mar, da terra e do ar, enaltecer os seus sabores primários e textura, através da forma mais primordial de cozinhar. Como escolher os vinhos para estes momentos de imensa descontração e simplicidade, baseados na técnica de harmonização enogastronómica?

Comer

Harmonização: Vinho e chocolate

Uva e cacau. Uma gosta dos sítios temperados outra dos tropicais, mas ambas possuem castas e clones, refletem as características do local de plantio e, depois de fermentadas e trabalhadas pela genialidade humana, saciam o nosso espírito com o vinho e o chocolate. Prová-los lado a lado é uma indulgência que pode ser memorável, desde que atentemos alguns pormenores.

Comer

Harmonização: Clarinhas de Fão

Se a França pode vangloriar-se dos seus 500 ou mais queijos, Portugal conta com mais de 500 doces típicos nesta guerra gulosa. Em Esposende há um destes doces de origem conventual, as Clarinhas de Fão, que surpreende pela sua deliciosa simplicidade e também pela harmonização inusitada com vinhos secos.

Comer

Harmonização: Enguia e vinho

As enguias são exatamente o contrário dos salmões, na vida e na mesa. Passam a vida nos rios e descem para o mar para desovarem. E na harmonização com os vinhos, adoram os tintos com taninos. 

Comer

Harmonização: Fava-rica e vinho

Vindo de um gigantesco país tropical onde se come de tudo o ano inteiro, fascina-me em Portugal acompanhar a sazonalidade dos ingredientes e das receitas e vinhos que farão companhia à mesa. Uma das minhas alegrias na primavera é encontrar nos mercados de Lisboa a fava fresca e prepará-la de diversas maneiras, com vinhos de caráter herbáceo que dialoguem com o “verde”, mas sem ressaltarem a sua dureza pelo inerente amargor das leguminosas.

Comer

Harmonização: Vinho e favas

Desde há 6 mil anos que as favas alimentam e encantam, nutritivas e saborosas como são. Os romanos antigos levavam a Vicia faba a sério e os romanos modernos não abdicam, à chegada da primavera, de beber uns bons goles do seu Frascati com favas, salames locais e um contrastante queijo Pecorino. Contudo, são os portugueses os imbatíveis mestres na execução culinária. Que vinhos harmonizar com este prenúncio de primavera?

Comer

Harmonização: Amêijoas à Bulhão Pato e vinhos

Já discutimos neste espaço da Revista de Vinhos sobre a esplêndida harmonização das amêijoas-boas Ruditapes decussatus com brancos sem madeira, de boa alcoolicidade e mineralidade. Mas quando agregamos três maravilhosos ingredientes como o alho, o coentro e o limão, a clássica aliança portuguesa para as “amêijoas à Bulhão Pato”, o que muda na visão dos sommeliers?

Comer

Harmonização: Lampreia e vinho

Animal mais idiossincrático à mesa não pode existir. Mas uma coisa é certa, para muitos daqueles destemidos que veneram a lampreia, nomeadamente na sua forma mais clássica de preparo, à bordalesa, não há hesitações: um Vinhão do Vinho Verde é insubstituível. Será?  

Comer

Harmonização: Manteiga e vinho

Uma manteiga verdadeira é muito mais do que uma emulsão de água em gordura. Conta a história de um meio-ambiente que alimenta as vacas e está estampado no leite. Depois, temos o papel determinante do homem na sua feitura, quão habilidoso e sensível é, e em que nível irá recorrer às novas tecnologias. Lembra com o vinho? E, tal como o vinho, faz uma bela ligação à mesa, como gordura sólida ou líquida.