Comer

Cabidela: O sangue feito veludo

Não é um prato que agrade a todos os palatos. E, apesar da grande simplicidade da confeção, existe uma complexa teia religiosa e ética por trás dele. Para muitos é até tabu. Certo é que, para quem gosta, uma boa cabidela simboliza uma ode gastronómica com tanto de pecaminoso como de divinal.

Comer

Queija da Serra da Estrela "online"

Em ano de pandemia os municípios das Beiras e Serra da Estrela, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM-BSE), reinventam-se. As emblemáticas feiras do Queijo da Serra vão realizar-se em formato digital e, em alguns casos, com uma duração mais alargada do que o habitual. Confirmadas estão já as feiras de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres. Na impossibilidade de se realizarem os eventos físicos, com estas feiras digitais, mais de 100 produtores, incluindo produtores de Queijo da Serra da Estrela, vão conseguir vender o seu produto.  O queijo da Serra está assim à distância de um clique.

Comer

École Ducasse - uma carreira na alta gastronomia

Com uma equipa de Chefs instrutores e pasteleiros com o mesmo gosto pela excelência, a École Ducasse, rede de escolas de formação de Chefs, recebe todos os anos Chefs convidados e talentos excecionais.

Comer

Unidos Contra o Desperdício desafia Chefs

Todos os Natais, cerca de um terço das refeições são desperdiçadas. Este é um facto que não pode deixar ninguém indiferente e que motivou o Movimento a lançar o desafio aos quatro Chefs Portugueses, que acederam com quatro receitas criativas e fáceis de fazer em casa, para transformar as sobras da Ceia de Natal em refeições criativas e saborosas.

Comer

Ljubomir Stanisic ganha estrela Michelin

Há dois novos restaurantes portugueses distinguidos com estrela Michelin, ambos de Lisboa – o 100 Maneiras, no Bairro Alto, do jugoslavo Ljubomir Stanisic, e o Eneko Lisboa, em Alcântara, do chefe basco Eneko Atxa.

Comer

Harmonização: Carne maturada e vinho

Quem resiste aos sabores complexos, terrosos, que evocam nozes, ervas e flores secas, presunto e queijo curado, e uma textura fundente, amanteigada, rica em umami, de uma carne maturada com mestria? Para enaltecer esse processo sem conflituar com o carácter único que já nasce da alimentação do animal, é necessário estarmos muito atentos na escolha do vinho a escoltá-la.

Comer

"Oficina em Casa" é novo projeto de Marco Gomes

Objetivo passa por criar refeições em vácuo com produtos regionais e criar experiências divertidas para ‘take away’. Restaurante será remodelado e passará a ter ‘wine bar’ e garrafeira. Projeto de garrafeira online cresce e torna-se distribuidora do universo de restaurantes do chefe, bem como de outros espaços de restauração.

Comer

A arte da maturação 

Portugal possui algumas das melhores carnes DOP do mundo e a maturação pode desempenhar um papel decisivo, elevando a complexidade organolética, sabor e textura. Numa altura em que cada vez mais se torna moda comer carne maturada, fomos falar com quem sabe da matéria, até porque se trata de um mundo tão atrativo quanto perigoso. Em Portugal, é o caos e são muito poucos os que verdadeiramente dominam a arte, ainda num vazio legal, com riscos acrescidos para a saúde pública. Mas com a arte de quem sabe, deixamo-nos conquistar com um naco marmoreado e suculento.

Comer

Lombo de bacalhau Riberalves sem espinhas

O Bacalhau de Cura Portuguesa continua a reinventar-se e serve-se também sem espinhas. Em plena celebração da quadra natalícia e no momento em que também festeja o seu 35.º aniversário, a Riberalves lança no mercado português a sua mais recente referência Pronto a Cozinhar: os Lombos de Bacalhau sem Espinhas.

Comer

Experiências gastronómicas no Sheraton Cascais Resort

Num ano em que o Natal se celebra de forma diferente, o Sheraton Cascais Resort, situado na Quinta da Marinha, preparou algumas sugestões que pretendem levar algum conforto e tradição às mesas das famílias portuguesas.

Comer

Take-away nos dois próximos fins de semana

Governo permitiu que restaurantes pudessem servir em regime de take away após as 13h nos dois próximos fins de semana, mesmo nos concelhos com mais casos de COVID-19.