Comer

Harmonização: Tripas e Vinhos

As tripas são o que bem define um “gosto adquirido”. Não apenas pela associação que fazemos à sua prévia função, mas pelo odor que espalha pela casa e, como se não bastasse, pela sua textura estranha, levemente gelatinosa ou borrachuda. No entanto, quem se esforça para romper essa barreira e apreciá-las, muito provavelmente apaixonar-se-á - e o vinho certo pode levar esse amor ao (bom) vício.

Comer

Novidade: Massas à base de legumes

O Chef Sergio Crivelli acaba de lançar uma gama de massas secas artesanais à base de legumes, para serem confecionadas em casa.

Comer

Restaurantes Fogão Gaúcho reabrem com carne dos Açores

O dia 19 de abril marca a reabertura de muitos restaurantes pelo país fora e o Fogão Gaúcho não é exceção. As portas dos três restaurantes da marca, em Alverca, Carnaxide e Carregado, voltam a abrir-se. Para assinalar o regresso, há uma edição especial para os apreciadores de carne: carne dos Açores de pastagem natural maturada por 30 dias.

Comer

Sável fumado do Douro 

O segredo, explica André Barbosa, enólogo da Poças Júnior e “guardião” da receita do sável fumado ‘à moda da Poças’, reside sobretudo na salmoura. E, claro, na qualidade do peixe, bem como no serrim utilizado para fumar o sável. E, já agora, na barrica, que isto de fumar peixe pede vasilhame condigno.

Comer

Das tripas coração

Quem não se perde por uns suculentos folhinhos, imersos em sucos cremosos e untuosos? A maioria dos portuenses, decerto, mas este é um prato que já conquistou uma imensa maioria. De refeição popular que nasce com o fito do aproveitamento, como a grande parte do receituário nacional, as “Tripas à moda do Porto” adquiriram o patamar de especialidade com todo o mérito. Os que as estranham deixam-se seduzir depois de algumas tentativas algo receosas. Facto é que os tripeiros ganharam fama com elas.  

Comer

Sergio Crivelli volta a receber clientes com nova esplanada

O Sergio Crivelli – Ristorante Italiano já reabriu ao público, com uma esplanada renovada e novas propostas gastronómicas inspiradas nos sabores do mar. O ‘Menu do Pescador’, chega assim para fazer jus à localização privilegiada, em pleno centro de Matosinhos e a poucos metros do mar.

Comer

Páscoa sem carne…nem peixe

A época Pascal carrega diversos simbolismos religiosos e representa, para muitos, uma quadra de privações a nível gastronómico.

Comer

Padaria tradicional Gleba chega a Alvalade

Inspirada nos métodos e sabores de antigamente, a nova padaria Gleba quer fazer chegar o seu pão a toda a cidade de Lisboa, escolhendo o bairro de Alvalade para a abertura da sua segunda loja, depois de Alcântara. 

Comer

Harmonização: Sangue e vinho

Nasci e vivi por mais de 30 anos no estado de Minas Gerais, no Brasil. Desde a descoberta do ouro nos aluviões dos seus rios, nos finais do séc. XVII, que esta linda região colinar no interior do país passou a atrair os colonizadores portugueses, os bandeirantes - filhos de portugueses, outros povos europeus e índios - e os primeiros núcleos de povoamento rapidamente começaram a desenvolver-se.

Comer

Cabidela: O sangue feito veludo

Não é um prato que agrade a todos os palatos. E, apesar da grande simplicidade da confeção, existe uma complexa teia religiosa e ética por trás dele. Para muitos é até tabu. Certo é que, para quem gosta, uma boa cabidela simboliza uma ode gastronómica com tanto de pecaminoso como de divinal.

Comer

Queija da Serra da Estrela "online"

Em ano de pandemia os municípios das Beiras e Serra da Estrela, com o apoio da Comunidade Intermunicipal (CIM-BSE), reinventam-se. As emblemáticas feiras do Queijo da Serra vão realizar-se em formato digital e, em alguns casos, com uma duração mais alargada do que o habitual. Confirmadas estão já as feiras de Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Fornos de Algodres. Na impossibilidade de se realizarem os eventos físicos, com estas feiras digitais, mais de 100 produtores, incluindo produtores de Queijo da Serra da Estrela, vão conseguir vender o seu produto.  O queijo da Serra está assim à distância de um clique.

Comer

École Ducasse - uma carreira na alta gastronomia

Com uma equipa de Chefs instrutores e pasteleiros com o mesmo gosto pela excelência, a École Ducasse, rede de escolas de formação de Chefs, recebe todos os anos Chefs convidados e talentos excecionais.