Comer

Comer e beber em Milão

Sempre que a cidade de Milão surge em qualquer conversa, a palavra "moda" entra em cena e logo emergem imagens de belas modelos de pernas compridas desfilando nas passarelas. O design também está ligado à capital da Lombardia, pois a cidade é a base das principais e mais importantes marcas de móveis e de artigos de iluminação. Mas, nos últimos anos, a segunda maior cidade da Itália fez grandes avanços numa outra área: a gastronomia. Vamos passear por Milão.

Comer

Cataplana, a arte do sabor

A cataplana é um prato cuja história se perde nos tempos. Nome de caçoila e, ao mesmo tempo, de um prato nacional (tal como a chanfana ou a caldeirada) proporciona um método de cocção lento e hermeticamente fechado cujo resultado final é uma perfumada iguaria. Concentrando, deste modo, sapidez e aromas, ninguém lhe resiste. Se no Algarve ganhou fama, certo é que a chamada “prussiana” beirã parece ser o seu antepassado.

Comer

O mundo dos naturais

O mundo dos vinhos naturais, ou de intervenção mínima, ou orgânicos, ou como pretendam designar este universo, pode ser explorado junto de locais cada vez mais especializados neste segmento. Deixamos aqui um pequeno roteiro por vários pontos do país onde pode dar os primeiros passos neste maravilhoso novo mundo.

Comer

A Grande Rota do Cozido Barrosão está de volta

A cidade do Porto acolhe uma vez mais a Grande Rota do Cozido Barrosão, mas desta feita no eclético ambiente do restaurante “Dona Maria” doThe Lodge Hotel 5*, no Cais de Gaia.

Comer

Novo livro: 'Para Comer à Colher'

O novo livro da autora do sucesso "A Sair do Forno" é um desfile de sobremesas para todos os gostos e ocasiões. Para Comer à Colher, da chefe pasteleira Rosa Cardoso, reúne receitas de mais de 60 doces nacionais e internacionais, dos tradicionais aos de efeito “uau”, e que vão fazer de si a pessoa preferida da família e amigos.

Comer

A arte de cozinhar em lume de chão

É uma prática multissecular, mas a tradição ficou para a posteridade como testemunho da nossa cultura. A “cocaria” que no Alentejo ainda hoje se pratica, mas de forma rara, é símbolo da verdadeira arte da cozinha e comensalidade, apesar da sua origem surgir sob a égide da sobrevivência e trabalho árduo. Cozinhar em barro num “lume de chão” remonta aos primórdios da humanidade mas consegue alcançar maior concentração de sabor devido ao tipo de cocção. A cozinheira é a chamada “coqueira”, uma maestrina que harmoniza sabor, tempo e brasas. Na Herdade do Cebolal não se deixa morrer a tradição.

Comer

Fábrica do Azeite em plena Baixa do Porto

Não é só em Trás-os-Montes que o azeite é rei e senhor. Doravante, há no Porto um espaço que prolongará o estatuto da região. A Acushla, marca portuguesa de azeite biológico, chamou-lhe Fábrica do Azeite e abriu já portas, em plena Baixa portuense.