Dois Belos: nova marca de Gins, Licores e Aguardentes

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Acordar memórias adormecidas, aproveitar o que a natureza oferece e manter viva a tradição têm dado o mote para a combinação de saberes e sabores, dois ingredientes essenciais que são a base das bebidas produzidas pela Destilaria Dois Belos. Este projeto do empresário Nuno Belo surgiu em 2021 como resposta à procura de novos desafios profissionais e é a consequência natural da inspiração na herança familiar e na natureza.


Legado natural do empreendedorismo do povo de Vale do Peso, aldeia situada no concelho do Crato, distrito de Portalegre, a Destilaria Dois Belos é um projeto inovador e criativo, num espaço social e económico emergente, que privilegia a variedade e a qualidade dos seus produtos. 

Com uma imagem diferenciadora que traduz o conceito e a identidade do projeto, as garrafas são inspiradas nos antigos frascos de medicamentos, os rótulos e a numeração de cada garrafa são colocados à mão.

Com base em receitas que passaram por várias gerações, na fase inicial do projeto, Nuno Belo começou por produzir Licor de Ginja. Seguiram-se mais quatro licores e uma aguardente. Os gins, a mais recente criação, são o culminar de um processo de aprendizagem e conhecimento do método de destilação desta nobre bebida. Todos os licores são feitos com fruta fresca e por processo tradicional e os gins são destilados num alambique de cobre e enriquecidos com alguns botânicos que vêm diretamente da propriedade da família Belo.

O reencontro com as raízes familiares e a possibilidade de trabalhar próximo da natureza, fizeram de Vale do Peso, no Alto Alentejo, a opção natural para instalar a destilaria. A aldeia é servida pelo caminho-de-ferro desde os finais do século XIX, facto que lhe proporcionou um nível de desenvolvimento, que permitiu que estivesse sempre à frente do seu tempo.

“Na Destilaria Dois Belos, mais do que produzir bebidas, recriamos sabores antigos e inventamos novos; enchemos garrafas que evocam memórias e transbordam sabores da natureza e cumprimos a tradição com os olhos postos no futuro”, destaca Nuno Belo.