Graham’s apresenta Blend Nº12 Ruby Porto

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A Graham’s, detida pela família Symington, acaba de anunciar um novo e inovador Porto Ruby, o Blend Nº12. Criado predominantemente a partir da famosa variedade Touriga Nacional, o vinho destina-se especificamente a bares e a consumidores não tradicionais de vinho do Porto. O Blend Nº12 deve o seu nome ao facto de as uvas utilizadas na sua produção – plantadas em cotas mais elevadas – serem vindimadas à mão a meio da noite para garantir a máxima frescura. Após a colheita, estas uvas são fermentadas a frio, de forma a preservar os seus aromas primários e intensidade. Ao contrário da maioria dos vinhos do Porto da categoria Ruby, o Blend Nº12 não envelheceu em carvalho, sendo engarrafado jovem para maximizar a concentração e o sabor.


Este lançamento segue-se à apresentação do aclamado Porto Branco “Blend Nº5” em 2019 e marca a expansão da “Blend Series” da Graham’s, projetada para desafiar as premissas do consumo típico de vinho do Porto e para atrair novos consumidores. Inicialmente lançado no mercado horeca (bares e restauração), o Blend Nº5 alcançou sucesso em estabelecimentos que não costumavam valorizar o vinho do Porto – graças ao seu perfil, ideail para bebidas longas e cocktails.

Ambas as garrafas – dos Blend Nº12 e Blend Nº5 – são decoradas com imagens desenhadas à mão pelo conceituado ilustrador de moda português António Soares. O design do Blend Nº12 contém frutos que refletem os diferentes sabores do vinho – framboesas, amoras e morangos –, assim como a esteva, a emblemática flor do Douro.

“Estamos entusiasmados com o lançamento do Blend Nº12, pois acreditamos que o Porto Ruby é uma categoria muito versátil que ainda não foi totalmente explorada. O vinho do Porto tem um perfil original e interessante que se presta à criatividade e à experimentação – tanto em casa, como no bar. Com 19 por cento de volume, o vinho do Porto tem menos teor de álcool do que muitos destilados e encaixa-se na tendência de teores mais reduzidos, especialmente quando combinado com tónicos ou outras bebidas de mistura.”, explica Vicky Simington, brand manager da Graham’s e pertencente à quinta geração da família Symington.

A responsável acrescenta ainda que “tem sido ótimo ver as pessoas a explorar a gama da Graham’s depois de descobrir as potencialidades do vinho do Porto através do Blend Nº5 White Porto, muitas vezes num Porto Tónico. Estamos confiantes de que o Blend Nº12 também irá agradar às pessoas que normalmente não bebem vinho do Porto – seja servido diretamente ou em mistura. Temos trabalhado com os melhores mixologistas para criar algumas bebidas interessantes com o Blend Nº12 e estamos ansiosos para ver as reações das pessoas.”