Na talha também se faz cerveja

Fotografia: Fotos D.R.
Luís Alves

Luís Alves

A Herdade do Rocim é largamente conhecida pelo trabalho que faz no vinho, pelo menos, desde o início dos anos 2000. As derivações clássicas foram acontecendo – azeite, enoturismo e até um evento anual, o Amphora Wine Day - mas o menos comum também aconteceu. Chegou ao mercado uma cerveja artesanal grape ale, fermentada em talha com uma das mais representativas castas do Alentejo. Eis a MiMi.

 

 

É uma primeira experiência que terá “definitivamente continuidade”. As palavras são de Pedro Ribeiro, produtor da Herdade do Rocim. No mercado desde o início do ano, a MiMi é uma cerveja de estilo grape ale produzida entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo. “Como enólogos e produtores sempre tivemos vontade de fazer um outro produto no domínio das fermentações. A cerveja foi o degrau seguinte que nos pareceu mais lógico e que nos permite amplas possibilidades criativas”, começa por explicar Pedro Ribeiro.
A MiMi é uma cerveja que respira a filosofia da Herdade do Rocim. A fermentação em talha durante 12 dias é o traço mais representativo, a que se junta um outro, igualmente central: o uso da casta Antão Vaz. “É a casta branca de excelência do Alentejo e na região da Vidigueira tem uma expressão sublime”, resume Pedro Ribeiro.
O processo produtivo da MiMi Grape Ale passa por uma moagem do malte, brassagem, filtração e fervura do mosto. Depois, foi adicionado mosto de uva da Antão Vaz ao mosto da cerveja. E este passo aconteceu nas ânforas, com uma fermentação de 12 dias. Seguiu-se uma decantação a frio, durante cerca de dois meses, o priming (adição de açúcar à cerveja) e engarrafamento. Já na garrafa, aconteceu uma segunda fermentação, seguida pela maturação durante dois meses finais. A MiMi Grape Ale tem evidentes os traços da Antão Vaz: a frescura e até alguma mineralidade, notas identitárias da casta.

A ponte entre o vinho e a cerveja

Como outros produtores, também Pedro Ribeiro vê sinergias possíveis e viáveis entre o vinho e a cerveja. “A vontade de produzirmos a nossa própria cerveja já existia há muito tempo mas só agora avançamos porque fomos dando prioridade às nossas múltiplas aventuras no setor do vinho”, explica o produtor que admite ter “demorado um pouco mais do que o esperado no lançamento da cerveja porque o Rocim é muito centralizado e personalizado”. Agora que a MiMi já chegou ao mercado, Pedro Ribeiro percebe que “os canais de distribuição, os clientes e a forma de comunicar são de alguma forma semelhantes, especialmente no caso das artesanais, algo que não acontece nas industriais, um negócio substancialmente diferente”.
A Cerveja MiMi nasceu de uma parceria entre o Rocim e o Bruno Coxixo, da Craft Heritage, empresa produtora de cerveja artesanal.

Herdade do Rocim
Estrada Nacional 387 Apartado 64
7940-909 Cuba | Alentejo, Portugal
M. 284 415 180
W. www.rocim.pt
E. herdadedorocim@herdadedorocim.com 

 

NOTAS DE PROVA Luís Alves e Marc Barros