A Quinta dos Murças apresenta os seus vinhos tintos Minas e Margem da colheita 2021. Dois vinhos de intervenção mínima que substanciam o percurso de mais de dez anos: a transição total de vinha para o modo de produção biológico, assinalados com uma nova imagem minimalista e disruptiva.
Este trabalho começou em 2011, quando a primeira parcela de vinha foi reestruturada e convertida para modo de produção biológico. Caminho reforçado em 2021, com a conversão total das vinhas e a aposta num caminho menos interventivo, com processos que implicam maior rigor e mais trabalho. Esta transição permitiu a preservação e recuperação dos solos, tornando-os mais vivos e saudáveis, com vinhas mais fortes e resilientes.
Lourenço Charters, gestor de enologia e viticultura da Quinta dos Murças afirma que este lançamento confirma “o percurso da Quinta dos Murças como produtor de vinhos biológicos e, com isso, o reconhecimento de práticas que conduzem a um maior equilíbrio entre produção e natureza.”
O Quinta dos Murças Minas 2021, assim chamado por as vinhas estarem sobre minas de água, provém de parcelas plantadas entre 1987 e 2011, com exposição sul e altitude entre os 110 e 300 metros. O Quinta dos Murças Margem 2021, nome da vinha vertical situada junto à margem do rio Douro, provém de uma vinha plantada entre 1980 e 1987, em solos xistosos e de baixa altitude, com exposição sul e oeste.
A nova imagem pretende ser o espelho da simplicidade e autenticidade da Quinta dos Murças. “Quisemos reforçar a identidade da marca e alinhá-la com a nossa visão. Optámos, em parceria com o Studio Eduardo Aires, por seguir um design minimalista, disruptivo, moderno e sóbrio, inspirado nas pessoas de Murças. Juntámos parâmetros como a altitude, área de vinha e anos de plantação ao nome dos vinhos para evidenciar o que os distingue – a sua origem. O contra-rótulo ganhou vida com a arte de João Abel Mota, que desenhou a carvão as vinhas correspondentes a cada vinho. A nova imagem surgiu em simultâneo com o lançamento dos nossos primeiros vinhos biológicos que expressam, sem filtros, o lugar de onde vêm. A história, tradição, pessoas e natureza estão, mais que nunca, espelhadas neste rótulo”, afirma António Nascimento, Brand & Market Manager da Quinta dos Murças.