×
image

O que é uma casta?

Fotografia: Arquivo
José João Santos

José João Santos

Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alvarinho, Encruzado… Afinal, o que é uma casta?

 

Uma casta ou variedade uva é o fruto que está na base do vinho. E tal como podemos encontrar a Maçã Golden ou a Maçã Bravo de Esmolfe também podemos encontrar milhares de castas no mundo. Portugal é dos países com maior diversidade; reconhecidas e identificadas estão mais de 250 castas.

A esmagadora maioria das castas usadas para elaboração de vinhos é da espécie vitis vinífera. Bom, e aqui os números impressionam: estima-se que haja entre 5.000 a 10.000 variedades de vitis vinífera no mundo, embora apenas uma pequena parte tenha verdadeira expressão na elaboração de vinho. 

Regra geral, os bagos destas uvas são bem mais pequenos do que aqueles que temos por casa. Essas uvas de mesa que compramos na frutaria ou supermercado não são boas para fazer vinho. Mas, se um destes dias decidir passear pelo meio de vinhas e for provando diferentes castas… também não se preocupe porque pode fazê-lo. É a chamada prova de bagos, que os viticultores e enólogos fazem em tempo de vindima para perceber se está na altura correta da apanha. Se a grainha da uva estiver madura e pouco amarga, é muito provável que tenha chegado o momento certo para a vindimar – as análises posteriores em laboratório vão confirmar isso.

Só para complicar mais um pouco, convém saber que a vitis vinífera é geralmente apresentada como uva europeia ou mediterrânica. Deve esses nomes à origem. Há ainda as chamadas uvas americanas, que crescem em estado selvagem pelas Américas. Não produzem vinhos de qualidade mas têm a vantagem de serem resistentes à filoxera, o maldito inseto que dizimou, no século XIX, a quase totalidade das vinhas europeias. Por isso, a viticultura atual usa com frequência porta-excertos híbridos, que resultam do cruzamento entre vides europeias e americanas. A planta fica resistente à filoxera e os cachos de uva, de vitis vinífera, são de castas capazes de produzir bom vinho.