Profile: Sophia Bergqvist

Fotografia: Ricardo Garrido
Nuno Guedes Vaz Pires

Nuno Guedes Vaz Pires

Depois de celebrar 30 anos como produtora na Região Demarcada do Douro, novos projetos e ideias não faltam a Sophia Bergqvist e à sua Quinta de La Rosa, que seguem o rumo traçado pelo pai, Tim, pioneiro na produção de vinhos do Douro (então com enologia de David Baverstock), mas também Vinho do Porto.


A Quinta de La Rosa foi oferecida como presente de batismo à avó de Sophia, Claire Feuerheerd, ficando em 1972 na posse de Tim Bergqvist. Desde o início do projeto que a propriedade abraçou a vocação de enoturismo. Em 2005, adquiriram a Quinta das Bandeiras, uma propriedade de 100 hectares localizada no Douro Superior. Mais recentemente, Sophia abriu o restaurante Cozinha da Clara, cujo nome é uma homenagem à sua avó Claire. Outra aventura desta produtora é a criação, juntamente com o irmão Philip e o enólogo Jorge Moreira, de uma linha de cervejas artesanais.


Parar não está nos genes desta mulher de armas, que até já fez o La Rosa - Carvalhas Hill Challenge, prova que consiste na travessia do rio Douro a nado, a partir da Quinta de La Rosa, seguida de uma corrida de quatro quilómetros até ao topo dos 550 metros de altitude da Quinta das Carvalhas. E já começou a integrar a nova geração nos negócios da família.