Profile: Tim Atkin MW

Fotografia: Daniel Luciano
Nuno Guedes Vaz Pires

Nuno Guedes Vaz Pires

Tim Atkin é dos mais respeitados nomes da crítica mundial de vinho. Master of Wine, o britânico soma uma carreira de mais de 35 anos, tendo ao longo do tempo colaborado com publicações como a Harpers, Decanter, The World of Fine Wine, Gourmet Traveller Wine e The Drinks Business.


Ao lado de Oz Clarke e Olly Smith constitui o coletivo Three Wine Men, que se desdobra entre apresentações televisivas de vinhos e aparições públicas em eventos. A par do vinho tem a paixão da fotografia, tendo portefólio publicado no The Guardian e no The Daliy Telegraph, além de exposições fotográficas no Reino Unido, França, Polónia, Líbano e Argentina.

Co-chair do International Wine Challenge, foi precisamente fotografado pela Revista de Vinhos numa das etapas da competição, em Londres. Nas mãos exibe um fóssil marinho de uma vinha de Chablis, na Borgonha. Considera ilustrar bem o que é o terroir, argumentando ser importante perceber que os vinhos são provenientes de lugares. Os de Chablis, em particular, são muito influenciados pelos solos argilo-calcários. “É impressionante ter na mão uma pedra de milhões de anos, resgatada numa vinha da Borgonha, que ajuda a perceber o perfil dos vinhos da região, a forma como se expressam”, enfatiza.