Um novo vinho do Douro: DOC Douro Quinta de Ervamoira 2018

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

A relação da Quinta de Ervamoira, cuja história remonta à Era do Paleolítico, com a Ramos Pinto começa no início da década de 70. Meio século depois, a Ramos Pinto, pelas mãos de Jorge Rosas, atual CEO, lança o DOC Douro Quinta de Ervamoira. Um vinho proveniente de um local único, nas margens do rio Côa.


Para a elaboração do DOC Douro Quinta de Ervamoira, a Equipa da Ramos Pinto escolheu pequenos talhões de parcelas selecionadas que vindimou e vinificou criteriosamente. A fermentação realizou-se a pé, nos tradicionais lagares de granito, de uma forma extremamente suave. O vinho estagiou em madeira durante cerca de 16 meses: 1/3 em tonéis de pequeno volume, 1/3 em barricas novas e 1/3 em barricas de 1 vinho. Depois de engarrafado, estagiou ainda 1 ano em garrafa na Sala de Barricas da Ramos Pinto.

Segundo João Luís Baptista, enólogo responsável pelos Vinhos do Douro da Casa Ramos Pinto, o DOC Douro Quinta de Ervamoira 2018 é “um vinho único de um ano extraordinário, em que se misturam com elegância: a concentração, a frescura, os taninos finos e macios”.