Cozinha com Alma celebra 10 º aniversário

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O espaço Cozinha com Alma, take-away social aberto ao público desde 2012, vai inaugurar uma nova loja, em Alcabideche, por ocasião do seu 10 º aniversário. O objetivo é apoiar as famílias em dificuldades financeiras que residem no concelho de Cascais. O evento de inauguração acontece no dia 17 de fevereiro na Rua Hermenegildo Pulquério 347, Alcabideche.

 


“Com este novo ponto de venda pretendemos aumentar a nossa capacidade de resposta e chegar a um maior número de famílias em dificuldade. Iremos manter a loja que já temos na Pampilheira, freguesia de Cascais, mas era necessário criar uma nova alternativa que desse apoio às famílias da freguesia de Alcabideche”, sublinha Cristina de Botton, cofundadora e presidente da direção da Cozinha com Alma.


Atualmente, a Cozinha com Alma confeciona em média cerca de 1.000 refeições por dia. Apoiam a organização uma equipa residente de 30 colaboradores e cerca de 80 voluntários que prestam serviços nas áreas da cozinha/loja e da capacitação das famílias. “Desde que começámos, em 2012, já apoiamos mais de 400 famílias das freguesias de Cascais, Estoril e arredores. Nos últimos dois anos, tendo em conta o período difícil que atravessámos, conseguimos apoiar mais 106 famílias, o que representa um acréscimo de 50% em relação a 2019. É muito gratificante termos conseguido dar resposta num período de enorme instabilidade e incerteza vivido por tantas famílias”, acrescenta Ana d’Avillez, diretora executiva da Cozinha com Alma. “Na Cozinha com Alma, ao comprar uma refeição o cliente publico geral está a contribuir para ajudar as famílias apoiadas pela Bolsa Social. Com o lucro obtido a partir das refeições vendidas ao público em geral, somos capazes de subsidiar os programas de apoio e garantir a sustentabilidade da organização. A Bolsa Social da Cozinha com Alma oferece uma resposta integrada através do acesso a refeições de qualidade a um preço simbólico, assim como um plano de capacitação e acompanhamento”.


Pode beneficiar da Bolsa Social qualquer pessoa ou família que esteja a passar por um período de dificuldades financeiras, sendo dada prioridade a quem tem menores a cargo e está em idade ativa. Reside ou trabalha próximo da União de Freguesias de Cascais e Estoril e da freguesia de Alcabideche, tem perfil para aderir ao projeto e motivação para iniciar um processo de mudança, não recebe outro tipo de apoio alimentar.