Criado o movimento #RESERVAEAPARECE

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

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Chefs, sommeliers e restauradores criam o movimento #RESERVAEAPARECE para sensibilizar clientes sobre a importância de cancelar as reservas quando não podem comparecer.

 

Depois de 19 meses verdadeiramente atípicos e desafiantes para a restauração devido à pandemia, os restaurantes continuam a lutar pela sua sobrevivência. Neste contexto, chefs, sommeliers e restauradores uniram-se na criação do movimento Reserva e Aparece.

Em causa, está o crescente fenómeno apelidado de ‘no-show’, que consiste em reservas por parte de clientes que nunca chegam a comparecer. Vários são os restaurantes que contam apenas com as suas reservas. Uma não comparência, é uma mesa perdida, que poderá fazer toda a diferença ao final do mês. Para promover a tomada de consciência pelos clientes, e evitar estas situações, a restauração criou a hashtag #RESERVAEAPARECE, na expectativa de fazer deste um movimento que contribua para a tomada de consciência e mudança de atitude por parte dos prevaricadores.

Com o fim das restrições impostas ao sector da restauração, é tempo de voltar a reunir a família e os amigos à volta das mesas dos espaços que sempre fizeram parte da nossa vida, ou de conhecer novos sabores. Os imprevistos acontecem, mas é fundamental para os restaurantes receberem um cancelamento de forma atempada, para que seja possível alterar a reserva. A não comparência após uma reserva leva ao desperdício de alimentos preparados com base no número de clientes esperados, à impossibilidade de outras pessoas visitarem o espaço, e à falta de receitas. Mais do que nunca, os restaurantes precisam da ajuda dos seus clientes.

Para quem trabalha na restauração, a hospitalidade e o desejo de bem-receber são o centro da nossa actividade. O que mais nos faz feliz no nosso trabalho é receber-vos em nossa casa. Ultrapassada uma época particularmente difícil, em que todos, clientes e restaurantes, sofremos, agora é tempo de acreditar e ir em frente. E todos queremos que este ritual de visitar restaurantes e de se sentarem às nossas mesas, volte a ser uma feliz normalidade.

Para isso precisamos da ajuda de todos, incluindo de quem diz que nos vem visitar. Mas não aparece. O ‘no-show’ é um flagelo que queremos erradicar com a ajuda dos nossos clientes. Continuamos a assistir diariamente a pessoas que reservam nos nossos restaurantes e não aparecem. Assim, prejudicando restaurantes que trabalham com muitas limitações, fazendo desperdiçar produto que foi preparado com base no número de reservas. E impossibilitando outras pessoas de nos visitarem.

Os planos mudam, imprevistos acontecem. Mas, para nós, é fundamental que nos avisem atempadamente, de modo a termos possibilidade de alterar a reserva. Ajudem-nos a manter os nossos restaurantes vivos.

Caso não nos possam visitar, avisem-nos e cancelem a reserva. A civilidade faz-se de gesto simples, que permitirão à restauração garantir um futuro mais sustentável, tanto no plano agroalimentar, como também no plano económico e humano. Lista dos Chefes e Sommeliers que aderiram inicialmente, sendo que agora o manifesto tem-se espalhado de forma orgânica:

  • Alejandro Chávarro, Arkhe
  • André Fernandes, Attla
  • André Lança Cordeiro
  • António Galapito, Prado
  • Bruno Caseiro, Cavalariça
  • Daniel Estriga, Conceito Food Store
  • Duarte Lebre de Freitas, Food Enthusiast
  • Filipe Carvalho, Fifty Seconds Martín Berasategui
  • Hugo Brito, Boi Cavalo
  • João Adelino Faria, Jornalista
  • João Matos, Hífen
  • João Oliveira, Flavour and Senses
  • João Rodrigues, Feitoria
  • João Sá, SÁLA
  • Lara Espírito Santo, Sem
  • Leopoldo Garcia Calhau, Taberna do Calhau
  • Lucas Azevedo, Praia no Parque
  • Marlene Vieira, ZumZum Gastrobar
  • Miguel Peres, Pigmeu
  • Nuno Barros, 1300 Taberna
  • Paulo Frade, Onde Vamos Jantar
  • Pedro Forato, Prado Mercearia
  • Rui Silvestre, Vistas
  • Stephanie Audet e Marc Davidson, Sr. Uva
  • Tiago Penão, Kappo
  • Vasco Coelho Santos, Euskalduna