Chefs, sommeliers e restauradores criam o movimento #RESERVAEAPARECE para sensibilizar clientes sobre a importância de cancelar as reservas quando não podem comparecer.
Depois de 19 meses verdadeiramente atípicos e desafiantes para a restauração devido à pandemia, os restaurantes continuam a lutar pela sua sobrevivência. Neste contexto, chefs, sommeliers e restauradores uniram-se na criação do movimento Reserva e Aparece.
Em causa, está o crescente fenómeno apelidado de ‘no-show’, que consiste em reservas por parte de clientes que nunca chegam a comparecer. Vários são os restaurantes que contam apenas com as suas reservas. Uma não comparência, é uma mesa perdida, que poderá fazer toda a diferença ao final do mês. Para promover a tomada de consciência pelos clientes, e evitar estas situações, a restauração criou a hashtag #RESERVAEAPARECE, na expectativa de fazer deste um movimento que contribua para a tomada de consciência e mudança de atitude por parte dos prevaricadores.
Com o fim das restrições impostas ao sector da restauração, é tempo de voltar a reunir a família e os amigos à volta das mesas dos espaços que sempre fizeram parte da nossa vida, ou de conhecer novos sabores. Os imprevistos acontecem, mas é fundamental para os restaurantes receberem um cancelamento de forma atempada, para que seja possível alterar a reserva. A não comparência após uma reserva leva ao desperdício de alimentos preparados com base no número de clientes esperados, à impossibilidade de outras pessoas visitarem o espaço, e à falta de receitas. Mais do que nunca, os restaurantes precisam da ajuda dos seus clientes.
Para quem trabalha na restauração, a hospitalidade e o desejo de bem-receber são o centro da nossa actividade. O que mais nos faz feliz no nosso trabalho é receber-vos em nossa casa. Ultrapassada uma época particularmente difícil, em que todos, clientes e restaurantes, sofremos, agora é tempo de acreditar e ir em frente. E todos queremos que este ritual de visitar restaurantes e de se sentarem às nossas mesas, volte a ser uma feliz normalidade.
Para isso precisamos da ajuda de todos, incluindo de quem diz que nos vem visitar. Mas não aparece. O ‘no-show’ é um flagelo que queremos erradicar com a ajuda dos nossos clientes. Continuamos a assistir diariamente a pessoas que reservam nos nossos restaurantes e não aparecem. Assim, prejudicando restaurantes que trabalham com muitas limitações, fazendo desperdiçar produto que foi preparado com base no número de reservas. E impossibilitando outras pessoas de nos visitarem.
Os planos mudam, imprevistos acontecem. Mas, para nós, é fundamental que nos avisem atempadamente, de modo a termos possibilidade de alterar a reserva. Ajudem-nos a manter os nossos restaurantes vivos.
Caso não nos possam visitar, avisem-nos e cancelem a reserva. A civilidade faz-se de gesto simples, que permitirão à restauração garantir um futuro mais sustentável, tanto no plano agroalimentar, como também no plano económico e humano. Lista dos Chefes e Sommeliers que aderiram inicialmente, sendo que agora o manifesto tem-se espalhado de forma orgânica:
- Alejandro Chávarro, Arkhe
- André Fernandes, Attla
- André Lança Cordeiro
- António Galapito, Prado
- Bruno Caseiro, Cavalariça
- Daniel Estriga, Conceito Food Store
- Duarte Lebre de Freitas, Food Enthusiast
- Filipe Carvalho, Fifty Seconds Martín Berasategui
- Hugo Brito, Boi Cavalo
- João Adelino Faria, Jornalista
- João Matos, Hífen
- João Oliveira, Flavour and Senses
- João Rodrigues, Feitoria
- João Sá, SÁLA
- Lara Espírito Santo, Sem
- Leopoldo Garcia Calhau, Taberna do Calhau
- Lucas Azevedo, Praia no Parque
- Marlene Vieira, ZumZum Gastrobar
- Miguel Peres, Pigmeu
- Nuno Barros, 1300 Taberna
- Paulo Frade, Onde Vamos Jantar
- Pedro Forato, Prado Mercearia
- Rui Silvestre, Vistas
- Stephanie Audet e Marc Davidson, Sr. Uva
- Tiago Penão, Kappo
- Vasco Coelho Santos, Euskalduna