Fábrica do Azeite em plena Baixa do Porto

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

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Não é só em Trás-os-Montes que o azeite é rei e senhor. Doravante, há no Porto um espaço que prolongará o estatuto da região. A Acushla, marca portuguesa de azeite biológico, chamou-lhe Fábrica do Azeite e abriu já portas, em plena Baixa portuense.


O n.º 73 da Rua Ferreira Borges, na cidade Invicta, representa mais do que uma loja. Acaba por ser um embaixador daquela que é a segunda região produtora de azeite do País (200 mil hectares dão origem a 15% da produção nacional) e onde se concentra a grande maioria do olival tradicional.

O azeite biológico de Trás-os-Montes e Alto-Douro é a principal figura de cartaz do novo espaço, sobretudo da marca Acushla (que sai da Quinta do Prado, em Vila Flor), mas o escaparate terá em mostra outros produtos gourmet, sobretudo transmontanos e durienses, mas também de outras zonas do País, para venda e degustação. Entre elas encontram-se o mel, os queijos, os vinhos, os frutos secos e as compotas de origem biológica.

Um dos pormenores distintivos da Fábrica do Azeite conhece a forma de um lagar compacto, que permitirá aos clientes ver a produzir azeite in loco (em horários previamente definidos) - desde a entrada da azeitona até à saída do precioso líquido – e fazer a prova imediatamente a seguir.

A decoração do novo espaço, que ficou a cargo do gabinete Stylelab, aposta nas tonalidades naturais, com uma estética mais industrial na zona do lagar e que pretende proporcionar uma segunda vida a vários produtos industriais recondicionados, designadamente garrafas de aço inoxidável a servir de pontos de luz a uma mesa comunitária, ou ainda tambores de madeira de enrolar cablagem elétrica com uma nova funcionalidade, só para citar alguns pormenores. Na montra principal, um vaso vidrado de 5 metros fornece habitat para duas oliveiras crescerem e transformarem-se no cartão-de-visita mais puro da protagonista da Fábrica do Azeite.

A aposta de Joaquim Moreira na criação deste novo espaço no coração da cidade Invicta, ele que também é administrador da Acushla, não é alheia ao facto do azeite de Trás-os-Montes, um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), estar a viver o melhor ano de que há memória: as vendas subiram em 2020 cerca de 23% e representam já perto de 30 milhões de euros para a economia nacional, sendo que os primeiros meses deste ano evidenciam um crescimento de 25%.

“A Fábrica do Azeite existe para dar destaque transversal ao azeite, uma das culturas mais proeminentes da região, e que é fundamental para a sua economia. Este investimento surge na linha da estratégia de expansão da nossa marca, mas pretende também servir de vitrina para outras marcas transmontanas e durienses, inclusivamente de azeite”, assegura Joaquim Moreira, empresário têxtil que faz do olival a sua paixão, desde 2004.