Il Gallo D' Oro reabre renovado e com novidades

Restauração

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

O único restaurante com duas estrelas Michelin do Funchal, Madeira, pertencente ao grupo hoteleiro PortoBay, reabriu portas dia 14 de maio, com várias novidades.

 

Liderado desde 2004, pelo Chefe francês Benoît Sinthon, o Il Gallo d'Oro é o restaurante gourmet do hotel cinco estrelas The Cliff Bay, situado no Funchal, na ilha da Madeira. Encerrado devido à pandemia, o Il Gallo d’Oro voltou a receber visitantes a partir do dia 14 de maio, e "promete continuar a criar memórias inesquecíveis e experiências gastronómicas únicas", refere em comunicado enviado às redações. Numa primeira fase estará aberto às sextas-feiras, numa reabertura progressiva até estar disponível no horário habitual do restaurante.
 
O Il Gallo d’Oro reabre, em 2021, com uma renovação total da sala. Com os novos janelões que percorrem a frente do restaurante, a sala ganhou uma nova luminosidade que combina com as cores quentes do restaurante e a frescura dos verdes das muitas plantas no interior e exterior do restaurante. A entrada faz-se junto à garrafeira o que reforça a aposta nos vinhos portugueses, acondicionados num ambiente favorável a nível de luz, temperatura e humidade. Lá fora, a esplanada ao ar livre com vista para os jardins do hotel e para o mar, continua a proporcionar o ambiente ideal para jantares nos dias mais quentes do ano.
 
A grande novidade da remodelação da sala do restaurante é a ‘Mesa do Chefe’. Situada no centro da sala, proporciona uma "experiência única e memorável". Através desta nova mesa a equipa do Chefe Benoît Sinthon vai cozinhar em frente aos clientes. Nesta mesa, podem sentar-se até quatro pessoas.
 
Com um menu focado em "casar o requinte da cozinha aromática com inspiração ibérica", o Il Gallo d’Oro tem como grande protagonista dos seus pratos os ingredientes da ilha da Madeira. Alguns são vindos da horta PortoBay, o que faz com que os produtos frescos tenham um papel fundamental, combinados com ingredientes de alta qualidade oriundos de outras regiões da Europa.
 
Para esta reabertura, o Chefe preparou duas opções de menu, uma primeira focada em potenciar o ‘terroir’ da Madeira e outra opção, que combina produtos regionais com produtos internacionais de elevada qualidade. “O Il Gallo d’Oro não mudou, o Il Gallo d’Oro melhorou!”, assegura o Chefe Benoît Sinthon sublinhando que as melhorias aconteceram não apenas na decoração do espaço, mas também na oferta gastronómica. “Ao disponibilizarmos estes menus oferecemos o conforto dos sabores que o nosso cliente habitual já conhece, e aprecia, aliados à novidade, modernidade e criatividade”.
 
O Il Gallo d’Oro recebeu a primeira estrela Michelin em 2009, sendo esta a primeira distinção na Madeira. Em 2017, é reconhecido com 2 estrelas Michelin, distinção que tem vindo a manter até aos dias de hoje. 
 
Também em 2021, o Chefe Benoît Sinthon passou a liderar a nova Academia Gastronómica PortoBay que consolida o caminho eleito para a restauração do Grupo. À frente desta nova academia, o Chefe Benoît Sinthon assume agora o papel de consultor gastronómico de PortoBay Hotels & Resorts, passando a trabalhar em proximidade com os restantes Chefes do grupo hoteleiro, no sentido de conjuntamente desenvolverem conceitos e partilharem técnicas e conhecimentos.