Izakaya abre portas em Cascais

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Abriu finalmente o Izakaya, restaurante japonês inspirado nas tascas descontraídas e onde se promove a interação entre clientes e com a equipa de cozinha, a cargo do chef Tiago Penão, que acumula agora a direção deste espaço a par do restaurante Kappo, o japonês mais purista, também em Cascais. O Izakaya é o primeiro conceito nacional de excelência ao verdadeiro estilo izakaya (tascas típicas que fazem parte do dia-a-dia dos japoneses).

 

Este novo espaço oferece um ambiente descontraído, urbano e sofisticado, que convida a ficar, não apenas para almoçar ou jantar, mas também para beber e conviver, sem horas marcadas.  Na cozinha, o chef executivo Tiago Penão, Isaac Jorge (chef e irmão), e Jethzay dos Santos (sous chef), fundem gastronomia e cultura, inspirados em rituais japoneses onde se destacam o sabor e rigor. Destacando os produtos locais e sazonais, recriam pratos icónicos nos izakayas japoneses, refletindo a sensibilidade e elegância tal como a irreverência harmoniosa que caracteriza a cozinha deste jovem chef que “dá cartas” com o segundo projeto em nome próprio depois da abertura no ano passado do Kappo, um restaurante focado numa experiência japonesa mais purista e elevada, localizado também em Cascais.

É possível optar pelo menu omakase (que significa, em japonês, “ficar nas mãos do chef”) a partir de 65€ (sem wine-pairing), ou pedir à carta, que apresenta uma grande diversidade de pratos e petiscos tradicionais: unaju (a famosa enguia de água doce), aos essenciais yakitoris (espetadas de várias partes do frango), passando pelo yaki ika (a lula grelhada), terminando por exemplo, com o kakigori (sobremesa feita com gelo raspado finalizada com xarope), popular no Japão nos meses de verão.

Este espaço apresenta várias opções de saké, seja a copo ou a garrafa, os típicos cocktails dos izakaya - Chuhai (feito com aguardente japonesa) e o High Ball (feito com whiskey) e outras opções de clássicos reinventadas pela equipa como é o caso da Kimchi Margarita e Tokyo Mule entre outras opções. Há ainda uma cerveja de arroz artesanal e marcas japonesas como a Kirin e ainda uma cuidada seleção de vinhos portugueses.

O espaço, servirá almoços e jantares, de terça a sábado. O projeto arquitetónico, a cargo do arquiteto Diogo Esteves, junta néons e combina metais e outros materiais de forma a transportar o cliente para o outro lado do mundo, num Japão tradicional frequentado pelos locais. Sem formalismos e com um serviço acolhedor, apresenta apenas um balcão de 17 lugares, cujo objetivo passa por diminuir a distância entre cozinha e cliente. Esta escolha reflete o foco em criar uma envolvência de quem os visita com a equipa, cool e de sorriso na cara, com t-shirts e bonés com ilustrações manga, tal como nos menus, numa onda street style onde figura o Maneki Neko (o típico gato japonês associado à sorte) trabalho de design elaborado por Tiago Baptista.

O Izakaya cruza propostas de cocktails com pratos que honram o verdadeiro estilo izakaya. “Sem reservas, nem etiquetas”, o conceito é feito para sentar, interagir, ouvir boa música, beber e experimentar as propostas gastronómicas da cozinha nipónica.