'O Frade' abre novo espaço no Time Out Market

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Da Calçada da Ajuda, em Belém, para o Mercado da Ribeira, no Time Out Market. O restaurante “O Frade” abre novo espaço (com esplanada), e traz consigo, além da boa comida, o selo “Bib Gourmand”, sinónimo de boa relação qualidade-preço, conferido pelo Guia Michelin.

 

“O Frade” nasceu em Belém, em 2019, pela mão de dois primos, o Sérgio Frade e o Carlos Afonso, mas na verdade nasceu muito antes, em 1966, quando os avós decidiram comprar uma taberna em Beja. Foram essas raízes alentejanas com sólidas tradições na cozinha e na produção de vinho de talha, que fizeram do restaurante/balcão da Calçada da Ajuda, uma das boas referências da cozinha alentejana em Lisboa. À fama e aos inúmeros clientes que foi conquistando desde então, juntou-se o reconhecimento na restrita “Bib Gourmand”, categoria do Guia Michelin que distingue espaços com uma boa relação preço-qualidade.

No balcão com esplanada, agora inaugurado, o “Frade” continua com os pratos que deram nome à casa desde o início, mas abre espaço à novidade: “Temos mais de 150 receitas no receituário de origem d’O Frade e vamos renovando a carta regularmente. A nossa ideia é ir adaptando a carta ao público, à sazonalidade de alguns produtos e às criações dos chefs”, explica Sérgio Frade, que acrescenta: “Abrimos agora no Time Out Market, mas já estamos a pensar em pratos novos para Setembro”.

No Time Out Market, Sérgio Frade (Carlos Afonso saiu para outro projeto) conta agora com o chef Diogo Carvalho, e reafirma: “Continuamos a fazer cozinha de alma alentejana, mas a carta percorre muito do receituário tradicional português, de Trás-os-Montes ao Algarve. A carta no mercado é menos extensa, muito baseada em petiscos como a muxama de atum com ovos, a empada especial do Frade, o Coelho de Coentrada, o Pato de Escabeche, entre outros, contando também com alguns pratos como o Arroz de Pato à Frade, um dos ícones da casa, malandrinho com sabor a laranja e chouriço, ou o Xérem de Corvina com coentros e limão”.

Os vinhos de talha, com estágio em ânforas de barro, que sempre fizeram parte da identidade do espaço e da família de Sérgio Frade, produtora desta forma ancestral de vinificação, também integram a carta, assim com vinhos da Borgonha, também produção própria d’O Frade e outras duas referências de Lisboa e Douro.


Carta “O Frade”

Petiscos

Muxama de atum com ovos
Empada especial do Frade
Coelho de coentrada
Pato de Escabeche
Papada de porco braseada
Ovos cremoso com espargos
Salada do Frade
_____

Pratos principais

Arroz de pato à Frade
Xerém de corvina com coentros e limão
Arroz cremoso de cogumelos (vegetariano)
_____

Sobremesas

Encharcada com sorvete
Mousse de chocolate com hortelã da ribeira e coco
_____

Couvert

Azeite alentejano e manteiga dos açores
Pão de fermentação lenta
_____