O mundo dos naturais

Microguia para descobrir

Fotografia: Arquivo
Miguel Pires

Miguel Pires

O mundo dos vinhos naturais, ou de intervenção mínima, ou orgânicos, ou como pretendam designar este universo, pode ser explorado junto de locais cada vez mais especializados neste segmento. Deixamos aqui um pequeno roteiro por vários pontos do país onde pode dar os primeiros passos neste maravilhoso novo mundo.

 

Tati
Foi o primeiro lugar onde muitos dos hoje adeptos de vinhos naturais começaram a beber e trocar impressões sobre uns vinhos diferentes, mais crus, por vezes pouco polidos, mas sedutores. Na altura (2011-2018) era o Café Tati, junto ao Mercado da Ribeira, antes da especulação imobiliária os expulsar. Ramón e Romina viriam a deixar cair o “café” quando voltaram às lides, em Agosto de 2020, perto de Arroios, optando por um registo mais maduro (sem deixar de ser informal), com uma componente de bar de vinhos e restaurante mais assumida.
 
Tati
Rua Carrilho Videira 20b, Lisboa
T. 218142467 
Horário atual: de 2ª a 6ª das 12h30 às 22h30

 
Prado e Prado Mercearia
Quando abriu, em 2017, o Prado foi o primeiro restaurante a assumir uma carta de vinhos bio, biodinâmicos e naturais e o seu sucesso imediato e mediático colocá-lo-ia como um dos lugares de referência dos adeptos da causa, influenciando, inclusive, outros lugares que abriram depois. O Prado conta hoje com um portefólio de mais de 500 referências portuguesas e, sobretudo, estrangeiras (uma boa parte fora da carta), do Limo de Pedro Marques ao mítico Clos Rougeard. Alguns delas podem ser adquiridas uns metros acima, em horário mais alargado, no Prado Mercearia, extensão (ainda) mais informal do restaurante, wine bar, mercearia e loja de vinhos.
 
Prado
Tv. Pedras Negras 2, Lisboa
T. 21 053 4649
Prado Mercearia
R. Pedras Negras 35, Lisboa
T. 21 053 4652

 
Senhor Uva
Bar de vinhos gastronómico, este pequeno espaço próximo de S. Bento e é um dos lugares atuais de peregrinação entre os apreciadores de vinhos naturais. Deixe-se levar pelos petiscos deliciosos (vegetarianos) de Stephanie Audet e pelas sugestões vínicas de Marc Davidson e da sua equipa. E se for em busca de algo específico, se houver em Portugal, é possível que encontre aqui. Do outro lado da rua abriram mais recentemente, o Sr. Manuel, com as mesmas valências, e também loja de vinhos. 

Senhor Uva
R. de Santo Amaro 66ª
1200-804 Lisboa
T. 21 396 0917

 

Comida Independente 
O lema do lugar, diz tudo: “grandes produtos de pequenos produtores” e o conceito aplica-se igualmente à oferta líquida, tendo a loja sido a primeira em Lisboa com uma garrafeira dedicada apenas a vinhos de baixa intervenção. Este espaço, em Santos, funciona ainda como bar de vinhos (com interessantes sugestões semanais a copo) e petiscos, entre eles a já famosa sanduiche de pastrami da Marcella. Mais recentemente criaram o clube de vinho Alcateia, coordenado por Daniel Silva (do Essencial, outro lugar a não perder).
 
Comida Independente
 R. Cais do Tojo 28, Lisboa. 
T. 21 395 1762

 

Vino Vero 
O ambiente alegre e festivo, sobretudo em dias de casa cheia, é uma imagem de marca deste bar de vinhos naturais situado numa rua meio escondida da Graça. Na carta, além dos rótulos que podemos encontrar em outros lugares do género, há outros trazidos diretamente da casa mãe, em Veneza, de onde vêm os donos, Massimiliano Bartoli e Giulia Capaccioli. Para acompanhar há cicchetti (petiscos venezianos), enchidos e queijos italianos. 
 
Vino Vero
Tv. do Monte 30, Lisboa. 
T. 21 886 3115

 

Tua Madre
Francesco Ogliari e Marisa Tiago abriram este espaço, em 2019, em Évora, com a ideia de ser um wine bar de vinhos bio e naturais com comida num registo descontraído - uma espécie de lança em África, numa cidade com uma população jovem, mas algo conservadora. Entretanto, graças aos dotes de cozinheiro de Ogliari, a comida acabaria por ganhar maior peso, mas a seleção de vinhos portugueses e estrangeiros, diferentes do que é normal encontrar na cidade, acabam por atrair adeptos, entre eles alguns produtores da região. 
 
Tua Madre
Alcarcova de Baixo 55, Évora. 
T. 266 094 865

 
Prova
Não sendo um wine bar de vinhos naturais, o Prova foi um dos primeiros lugares no Porto, a apostar numa selecção de rótulos de pequenos produtores de intervenção mínima. A completar em breve uma década de existência, este espaço da Ferreira Borges continua um local de referência com uma carta feita com critério (mais de 300 referências), variadíssimas opções a copo e petiscos para aconchegar o estômago - tudo acompanhado de boa música. 
 
Prova
R. Ferreira Borges, 86, Porto. 
M. 91 649 9121

 

A Cave do Bon Vivant
Há imagem do que tem acontecido com outros lugares de vinhos naturais abertos nos últimos tempos, em Portugal, este wine bar do centro do Porto, inaugurado no Verão de 2020, surgiu pelas mãos de estrangeiros, neste caso, Stan Wallut e a mulher, que viram na cidade Invicta, para onde se mudaram, a oportunidade de abrir um espaço como o que tiveram em Paris, com os vinhos que gostam de beber. As referências são muitas – mais de duas centenas – com nomes estrangeiros sonantes (Ganevat, Tissot, Foillard) além dos suspeitos lusos do (bom) costume. 
 
A Cave do Bom Vivant
R. de Santa Catarina, 763, Porto. 
T.22 208 2491