Os turistas nacionais reservam mais que os turistas internacionais, sendo estes representados maioritariamente pelos britânicos.
É sabido que o verão traz uma predisposição maior para fazer refeições fora de casa e aproveitar o bom tempo, quer os comensais sejam visitantes estrangeiros, quer sejam turistas do seu próprio país. O TheFork, a plataforma de reservas líder na Europa, reuniu alguns dados que refletem o peso do turismo nacional e internacional na sua atividade em Portugal durante os meses de junho, julho e agosto.
Quem reserva mais nos restaurantes são os turistas portugueses, sendo representados por 61% ao longo dos três meses de verão. Após uma forte queda de dois anos provocada pela pandemia da Covid-19, o turismo internacional, por seu lado, parece estar a retomar a confiança na hotelaria e restauração, a avaliar pelos expressivos 39% que reservam através da aplicação. Na verdade, os números de reservas de turistas através do TheFork em 2022 aproximam-se já dos registados em 2019, ultrapassando-os mesmo em 1% para cada mês de verão.
Agosto é o mais procurado pelos turistas, com 45% de reservas, seguido de julho, com 37%, e de junho com 34%.
As nacionalidades que mais reservam e as cidades mais procuradas para comer
Se os turistas nacionais são os que reservam mais, o Reino Unido vem provar que é quase sempre o principal mercado emissor para Portugal no que ao turismo diz respeito – os britânicos correspondem assim a 20% da atividade internacional. Espanha e França não lhe ficam muito atrás, com 18% e 16% respetivamente. Fora do pódio e com menos relevância, situam-se os italianos, cuja participação equivale a 9% das reservas.
Na hora de reservar, as cidades que juntam maior preferência variam um pouco conforme os clientes morem ou não em Portugal, à exceção de Lisboa, que é a eleita por ambos em 39% para fazerem uma refeição fora, e de Faro, que se destaca como o segundo local mais procurado. O Algarve mantém a sua forte tradição enquanto um dos destinos mais visitados do país, com a capital da região a ser a escolha de 21% dos turistas internacionais e de 18% dos turistas nacionais. Já os restaurantes do Porto são os favoritos de 20% de estrangeiros e de 10% de portugueses. Os primeiros também encaram a Madeira como um dos locais de eleição para reservar (10%), e 9% dos segundos optam por Setúbal para este tipo de programa.
O jantar continua a ser o momento que reúne o maior número de reservas por parte dos turistas: 67% prefere este horário, face ao almoço. Enquanto turistas, não têm propriamente um dia de semana predileto, embora o domingo registe uma menor percentagem de reservas.
As preferências de reserva no verão em Portugal
Conhecidos os dados do turismo, importa também olhar para o que escolhem os portugueses nesta época do ano. Os restaurantes mais apreciados são os que oferecem a gastronomia nacional (24%), algo distantes da segunda cozinha mais procurada: a japonesa, que detém 9% das reservas.
A noite mantém-se como o período favorito para ir a um restaurante, com 72% dos utilizadores do TheFork a reservar uma mesa para o jantar e 28% para o almoço. Metade das reservas são para 2 pessoas (52%); ao passo que os grupos de 4 e de 3 pessoas constituem 15% e 14% das reservas, respetivamente.