Restaurante: as tendências para este verão

TheFork

Fotografia: Arquivo
Redação

Redação

O número de reservas online aumentou significativamente na zona do Algarve, Almada e Funchal no passado mês de junho, face ao mesmo período pré-pandemia. Desde a reabertura da restauração que a cozinha portuguesa tem sido a preferida dos portugueses (28% do total das reservas), seguida da mediterrânica (14%), japonesa e italiana (ambas com 8%) e a cozinha europeia (6%).

 

O verão está aí, os dias de calor estão oficialmente de volta, e a vida dos portugueses está gradualmente a voltar ao normal, tal como a de milhares de restaurantes por todo o país. Os portugueses estão cientes disso, e tanto a trabalhar, como de férias, os portugueses recorrerem à restauração como forma de descontrair após longos dias de trabalho, tal como para usufruir de boa companhia e do merecido descanso. Desta forma, muitos restaurantes da zona do Algarve, Almada e do Funchal viram as suas reservas aumentarem face ao mesmo período pré-pandemia (junho de 2019).
 


Segundo os dados internos do TheFork, plataforma de reservas online de restaurantes na Europa, o top 3 de cozinha mais procurada pelos portugueses este verão, tanto no website como na app da plataforma, tem sido a cozinha japonesa (sushi), seguida de peixe e marisco e, em terceiro lugar, os hambúrgueres.


Contudo, aquando da altura de escolher o tipo de gastronomia, desde a reabertura do comércio e restaurantes nacionais (a 5 de abril de 2021) que a cozinha portuguesa tem vindo a liderar a preferência dos consumidores nacionais, com 28% do total das reservas, mostrando que os portugueses se têm mantido fiéis às suas origens. À cozinha nacional segue-se a mediterrânica, com 14% do total das reservas, seguida da japonesa e italiana, ambas com 8% e, com 6%, a cozinha europeia.


Face ao aumento da digitalização no setor da restauração, devido à antecipação nas reservas, várias cidades sentiram uma grande evolução no mês de junho comparativamente a 2019 (mesmo período pré-pandemia). Através do website e app, o TheFork registou um maior crescimento de reservas em Almada e em várias cidades do Algarve e no Funchal, sendo que estas duas últimas zonas têm sido escolhidas como destino de férias por um grande número de portugueses.
Mais especificamente no Carvoeiro, as reservas online através da plataforma TheFork quadruplicaram face a junho 2019, aumento que também se verificou em Monte Gordo e Almada, onde os valores duplicaram. O número de reservas teve igualmente um aumento muito expressivo em Setúbal (158%), no Funchal (142%), em Olhão (139%) e em Sines (129%), ultrapassando por larga margem os valores correspondentes a junho pré-pandemia.
Em Faro (65%) e nas Caldas da Rainha (62%), as reservas online também cresceram mais de metade, face a 2019. Esta evolução também é visível noutras regiões do Algarve, tal como em Tavira (49%) e Albufeira (34%), revelando um marcado crescimento, de mais de 30%.


Nas grandes cidades – Porto (24%) e Lisboa (10%) – notou-se igualmente um incremento nas reservas online, apesar de menor expressão, sendo locais onde os consumidores portugueses recorrem ao TheFork com mais frequência, e onde existe um elevado número de restaurantes aderentes, há já vários anos.
 
TOP10 dos restaurantes preferidos dos portugueses com a chegada do calor


Os portugueses escolheram e o TheFork apresenta um ranking dos 10 restaurantes mais reservados no mês de junho e que podem ser uma boa sugestão para quando se está a pensar onde ir almoçar ou jantar.  Esta seleção surge das reservas realizadas pelos consumidores portugueses que utilizam a plataforma, de acordo com as suas classificações, número de reservas e acessos aos perfis dos restaurantes no TheFork.


1.       Al Garage - Lisboa
2.       Il Vivaldi - Mediterranean Cuisine - Funchal
3.       Espaço Funchal - Funchal
4.       ORDO BH Concept - Porto
5.       Café no Chiado - Lisboa
6.       Mano a Mano - Lisboa
7.       Jamie Oliver's Pizzeria - Lisboa
8.       Topo - Chiado - Lisboa
9.       Lenhas & Brasas - Porto
10.   Pap' Açorda – Lisboa