Tokkotai e Tokko: a nova experiência gastronómica no Porto

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Uma viagem de sensações gastronómicas chegou ao Porto e trouxe na bagagem os dois novos restaurantes japoneses da cidade: o Tokkotai e o Tokko. A dualidade do dia e da noite dá o mote para dois conceitos que prometem agitar a cena gastronómica da Invicta: de um lado o sofisticado e misterioso Tokkotai, do outro o mais despojado e descontraído Tokko. A uni-los estão os mais refinados sabores e técnicas da cozinha oriental.


 
A imponente porta do número 144 da Rua do Comércio do Porto é o ponto de partida para uma experiência gastronómica alicerçada em três vértices fundamentais: uma cozinha assente na técnica, inovação e equilíbrio, um ambiente intimista e requintado e um serviço cuidado, mas com o devido ritmo. É este o cartão de apresentação do Tokkotai, uma explosão de sabores pronta a ser desvendada.
 
Com uma abordagem criativa, mas sempre respeitando a tradição da cozinha japonesa, o menu do Tokkotai é um desfile de iguarias idealizado para despertar sensações. É isso que acontece logo nas entradas, com opções como Ceviche de peixe branco, polvo e camarão, Tártaro de salmão, vieira e camarão, Vieira grelhada, Camarão-tigre asiático, Guiozas de wagyu ou Cannoli de atum picante.
 
Para os verdadeiros apreciadores de Sushi as possibilidades são quase infinitas, entre Temakis, Nigiris (tradicionais, flamejados, trufados ou com foie gras), Batera (sushi prensado), Uramaki, Hossomaki. Em todas as peças o arroz cozinhado no ponto perfeito junta-se ao melhor e mais fresco peixe e marisco proveniente maioritariamente da costa portuguesa.
 
A secção de Sushi só fica completa com os Especiais Tokkotai, subcategoria onde estão reunidas algumas das mais ousadas criações dos chefs. É o caso do Gunkan com toro, ouriço-do-mar, gema de codorniz e caviar, do Gunkan de toro e ikura, do Gunkan de ovo de codorniz, trufa negra e ovas de masago, do Nigiri de wagyu com foie gras ou do Tentáculo de polvo com miso.
 
A frescura da matéria-prima usada no Tokkotai tem o seu apogeu nas várias sugestões de Sashimi, onde brilham espécies como o Atum Bluefin, o Pargo, o Robalo, o Polvo, o Linguado ou a Vieira. Há ainda espaço para outras especialidades: Tempura, Caviar, Carpaccio, pratos quentes como Zukushi de Wagyu ou Miso Ramen, ou, para quem privilegia uma alimentação plant based, sugestões veganas como Legumes e tofu ao vapor em folha de arroz, Zaru soba ou Arroz de cogumelos com “peixe” da terra.
 
Com cerca de 100 lugares sentados, distribuídos por diversos ambientes distintos (Izakaya, Sushi Bar, Wine Cellar, Pateo e Byōbu), o Tokkotai oferece uma experiência sensorial que convoca todos os sentidos para a mesa, como a que acontece quando se saboreiam sobremesas como Bonsai de chocolate e algodão doce, Jardim dos Suspiros ou Brigadeiro com morangos e crocante de castanha.
 
... DUAS PARAGENS


O design de interiores tanto do Tokkotai como do Tokko foi entregue ao reconhecido designer Paulo Lobo, que teve nas mãos a missão de, no mesmo espaço, criar ambientes distintos para dois restaurantes que, apesar de partirem da mesma base, vivem de forma independente. Como é habitual nos projetos de Paulo Lobo, o conforto de um ambiente mais intimista alia-se a um tom de provocação que surpreende o cliente nos mais inesperados detalhes.
 
O imaginário japonês prolonga-se através de apontamentos artísticos criados por Francisco Laranjo, reconhecido artista plástico que, pela sua proximidade ao Japão, foi convidado a fazer deste um espaço também cultural. Exemplo disso são os biombos, símbolo ancestral da tradição japonesa, assinados pelo artista e que compõem a sala mais exclusiva e elegante do Tokkotai, a Byōbu, onde a privacidade é palavra de ordem.  
 
É no interior deste quarteirão do Centro Histórico (Património Mundial da Unesco), que se encontra o Pateo, esplanada exclusiva onde o dia e a noite se encontram e os dois restaurantes se unem. Quando o sol nasce, a atmosfera noturna do Tokkotai é deixada para trás para dar lugar ao ambiente descomprometido e diurno do Tokko.
 
Este espaço, com entrada pela Rua Ferreira Borges, espelha a luz do dia com tonalidades de bege e cobre. Com 35 lugares sentados, o Tokko abre, para já, apenas para almoços e conta com a mestria dos chefs na transformação e utilização do produto na sua totalidade. O menu do Tokko foi pensado para ser mais simples e despretensioso, também no intuito de permitir o delivery e take-away — algo que a complexidade dos pratos do Tokkotai e a própria experiência não permite.
 
O Tokko abre de segunda a domingo entre as 12h e as 15h30. Já o Tokkotai está aberto de segunda a quinta entre as 19h30 e as 00h, e às sextas e sábados até às 02h, dias em que há DJ set ao vivo. As reservas podem ser feitas através do número de telefone +351 913 037 171 (Tokkotai) ou +351 913 037 117 (Tokko).