Um Culto ao Brasão

Fotografia: Fotos D.R.
Luís Alves

Luís Alves

O Grupo Prumo, que detém as cervejarias Brasão, abriu mais uma unidade, desta vez nas Antas, junto à Praça Velásquez, num espaço que não passa despercebido a ninguém. O foco do grupo vai agora alargar-se com a abertura dos restaurantes Culto. O primeiro é o Culto ao Bacalhau e tem estreia para breve, no renovado Mercado do Bolhão.

 

O grupo Prumo pode não ser um nome muito conhecido dos portuenses. Mas se falarmos de Cervejarias Brasão, aí sim, poucos serão os que não conhecem. Antes disso, recuamos até ao restaurante O Paparico, em 2008. A primeira incursão neste domínio da restauração e logo para um dos restaurantes que melhor impressão deixou junto dos seus públicos. Atualmente fechado, poderá vir a ter nova vida no futuro.


De volta aos “Brasões”. E já são cinco. Nos Aliados, Coliseu do Porto, Foz e Salgueiros, em Vila Nova de Gaia. O último, aberto há umas semanas, é o Brasão Antas e num espaço que muitos terão como familiar: na esquina onde durante décadas esteve instalado o Café Estádio, ao lado do Monte Aventino. O edifício foi totalmente renovado e reformulado e hoje está ali instalado o mais recente projeto do grupo Prumo. De dia mas sobretudo à noite ninguém ficará indiferente a um edifício que no rés-do-chão tem uma superfície vidrada muito grande, onde tem uma primeira sala de refeições, e que no resto do prédio tem uma iluminação generosa que não passa, de todo, despercebida a quem por ali anda.


Nota muito positiva para o primeiro andar onde foi concebido um terraço com uma vista privilegiada para a Praça Francisco Sá Carneiro, com cerca de 40 lugares, onde é possível beber um copo ao fim da tarde e depois jantar.
Este quinto restaurante do grupo – o primeiro foi em 2014 – usou na sua conceção e decoração materiais tão diversos como madeira, ferro forjado, pedra e mosaico hidráulico, algo que já aconteceu noutras unidades e que lhe empresta uma certa identidade de conforto a que a meia-luz, a escolha das plantas e decoração nas prateleiras não é alheia.


Um novo restaurante e uma novidade antiga


A abertura do Brasão Antas traz não só o quinto espaço de restauração ao grupo como também uma novidade com muitos anos. “A Francesinha Antiga é um clássico do receituário portuense, concebida na primeira versão com carne assada, acompanhada por enchidos, queijo e um molho de tomate e cerveja”, refere Rui Martins, diretor gastronómico do grupo Prumo. Disponível apenas nos Brasões Antas e Foz, vale muito a pena recuar e dar uma oportunidade a esta “velhinha francesinha” com muito ainda para dar.
Mas antes de “atacar” a francesinha, que é naturalmente um dos pontos-fortes das cervejarias Brasão e um motivo forte para os portuenses (e não só) visitarem estes espaços, concentremo-nos nas entradas. O rissol de carne, cogumelos e trufa merece definitivamente ser experimentado e o mesmo se pode dizer da cebola frita de dimensões muito generosas, cortada em pétalas e panada, com uma apresentação única – e sabor a condizer. O bife tártaro está ao mesmo nível de qualidade e boa confeção, servido no ponto ideal.


Nos pratos principais, a já referida Francesinha à Antiga como ovo e batas fritas, estreada com a abertura do Brasão Antas, tem sido já um caso sério de sucesso e para os vegetarianos a opção dos vegetais de cebolada é muito interessante.
Para o final, as sobremesas têm dois cabeças de cartaz. A saber: a mousse de chocolate e a tarte de limão merengada.

A acompanhar tudo isto, é possível escolher um conjunto muito alargado de bebidas no bar de apoio exclusivo. De cervejas artesanais a sangrias, passando por uma boa seleção de vinhos e espumantes, as opções são variadas e não vão desiludir.

 

Um Culto de coisas

O ano de 2023 ficará com certeza na memória do grupo Prumo. Depois das cinco cervejarias Brasão, é tempo de homenagem: Culto ao Bacalhau, Culto ao Mar, Culto à Carne e Culto ao Petisco. O primeiro, o Culto ao Bacalhau, terá as portas abertas muito em breve no renovado e revigorado Mercado do Bolhão. “A ideia é honrar o bacalhau. Recuperar uma das grandes tradiciões nacionais e dignificar o produto e o serviço”, refere Rui Martins.


O restaurante terá 25 pratos na sua carta e destes apenas um é de carne: a Costela Mendinha.

O Culto ao Bacalhau terá dois fornos a lenha onde serão cozinhados bacalhaus com curas de vários meses. Os clássicos poderão ser encontrados – Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau à Gomes de Sá, entre outros – e os clássicos esquecidos também, como o Arroz de Bacalhau.


O primeiro de quatro “Cultos” terá uma lotação de 90 lugares e uma esplanada, no piso Galeria do Mercado do Bolhão. A abertura será anunciada muito em breve.

 

 

Brasão Antas
Avenida Fernão de Magalhães, 1530
4350-157 Porto
+351 913 807 372
www.brasao.pt
reservas@brasão.pt
Seg - Sex: 12h - 15h e 19h - 00h
Sáb - Dom: 12h - 15h30 e 19h - 00h

Culto ao Bacalhau
Mercado do Bolhão
Rua Formosa, 322, loja R8, Piso Galeria
4000-248 Porto
+351 910 729 138
www.cultoaobacalhau.pt 
reservas.bolhao@cultoaobacalhau.pt
Segunda a Sábado: 11h30 às 23h