Depois de consolidado em Portugal, o Grupo Vítor Sobral rumou ao Brasil e abriu o primeiro restaurante Esquina no país, em 2011. São Paulo foi a cidade escolhida para acolher aquele que viria a ser um espaço embaixador da gastronomia portuguesa, reconhecido com vários prémios. “A matriz da minha cozinha é, sem dúvida, a gastronomia tradicional portuguesa, mas reinventada com as influências riquíssimas que os países da lusofonia tiveram e têm para nos oferecer”, explica o chefe Vítor Sobral, acrescentando: “A abertura da Tasca da Esquina em São Paulo foi o culminar da ambição de ligar à mesa os dois lados do Atlântico, e de dar a conhecer os nossos produtos, as nossas técnicas e, sobretudo, a nossa cultura de partilha, com os fantásticos petiscos que os portugueses tão bem conhecem".
Com o desejo de mostrar ao Brasil que a cozinha portuguesa era muito mais do que o bacalhau, Vítor Sobral conquistou o paladar paulista propondo a descoberta de novos sabores com o menu “Fique nas mãos do Chef”.
Na carta, ainda hoje se mantêm os sabores tradicionais, como moelas com pickles, mexilhão de tomatada, bitoque ou açorda de camarão, sem esquecer, obviamente, os pratos de bacalhau, como bacalhau à Brás, bacalhau à Gomes de Sá, bacalhau com natas ou bacalhau no forno, entre outros. A alguns pratos portugueses foram adicionados produtos naturais do Brasil, como a mandioquinha ou castanha-do-pará. A acompanhar, o cliente pode escolher um vinho português, um porto tónico ou até uma sangria.
12 anos volvidos, a Tasca da Esquina em São Paulo mantém a mesma essência e fortalece o conceito com a abertura de um segundo restaurante na cidade, inaugurado em fevereiro deste ano. Este novo espaço reforça a presença do Grupo Vítor Sobral no Brasil ao mesmo tempo que consolida também o negócio em Portugal, com a forte aposta em turistas brasileiros de passagem pelo nosso país.
“Quando este projeto surgiu, foi pensado sobretudo para as características da cidade de São Paulo, com receitas clássicas das tradicionais tabernas portuguesas, como petiscos na grelha, fritos e conservas, servidos em porções de partilha. Mais do que um restaurante, as Tascas da Esquina, seja em Portugal ou no Brasil, são espaços de convívio. O nosso crescimento e a solidez com que celebramos estes 12 anos são a prova de que este conceito foi bem acolhido e de que os brasileiros gostam da nossa cozinha e procuram, cada vez mais, locais onde a possam descobrir”, comenta o Chef Vítor Sobral.
Para a celebração deste aniversário, vai decorrer um jantar especial no dia 27 de julho, na Tasca da Esquina nos Jardins, em São Paulo, com um menu sugerido por três chefs brasileiras amigas de Vítor Sobral, de regiões com maior influência das técnicas portuguesas no Brasil: Flavia Quaresma (Rio de Janeiro), Monica Rangel (Minas Gerais) e Teresa Paim (Bahia).
A equipa da Tasca da Esquina no Brasil é composta por Vítor Sobral, o empresário da restauração Edrey Momo, e outros quatro empresários de distintas áreas, todos com um elo em comum: a paixão pela gastronomia.
Partilhar