A aplicação de food delivery focada no segmento premium da restauração conquista o Estoril Mandarim e expande a sua atividade nos centros urbanos de Lisboa e Porto.
A Volup continua a registar um crescimento neste setor e intensifica a estratégia de alargamento de área de atuação. A plataforma de serviço de entrega de experiências gastronómicas acaba de juntar o Estoril Mandarim à lista de restaurantes parceiros, um restaurante icónico na zona de Cascais exclusivo desta app. A par disto, a Volup extende ainda a sua atividade para Leça, no Porto, e para Odivelas e Belas, na zona de Lisboa. Criada em dezembro de 2020 por Álvaro Meyer, esta app de food delivery focada no segmento premium da restauração, tem vindo a registar um aumento das aquisições de novos restaurantes parceiros.
Iniciou a sua actividade em 2021 com cinco restaurantes e terminou o ano com 77 espaços na sua oferta. A nova aposta da Volup é o Estoril Mandarim, situado no Casino Estoril, que se estreia no serviço de delivery com esta aplicação. Paulo Bertão, diretor comercial do Casino Estoril, assume que este restaurante “é uma referência gastronómica a nível nacional, com particular destaque na cozinha cantonesa e tem uma excelente carteira de clientes fidelizados, que procuram o espaço pelo seu ambiente, pelo excelente serviço e pela elevada qualidade da confeção e dos produtos servidos. Efetuámos um estudo de mercado e verificámos que a Volup é o parceiro ideal, pois apresenta uma imagem premium e de qualidade que vai ao encontro dos padrões de serviço do restaurante”, o que ditou que, pela primeira vez, o menu deste espaço se encontra disponível nesta vertente de delivery.
A par da constante aposta em novos restaurantes, a Volup tem registado ainda uma expansão na área geográfica nacional, no âmbito da estratégia de chegar a novos mercados. A aplicação iniciou a sua atividade na capital portuguesa e, atualmente, já atua também na linha de Cascais e no Porto. Odivelas, Belas e Leça são as mais recentes zonas de entrega da Volup, que vêm consolidar a expansão da atividade da empresa de Álvaro Meyer - cujo volume de vendas em 2021 superou os 700 mil euros - no território português.
De acordo com os dados da empresa portuguesa, cerca de 20% do portfólio de restaurantes da app é exclusivo da Volup, e não trabalha com nenhuma outra plataforma de serviço de entrega, como é o caso do Kanazawa, Solar dos Nunes, Varanda de Lisboa, Shun, Sommelier, Mis by Tatar-Ia, Kai Lisboa, Furnas do Guincho e o mais recente membro da “família” Volup, o Estoril Mandarim. Segundo um inquérito realizado pela Volup junto dos espaços de restauração com os quais trabalha, a aplicação aumentou, em média, as vendas do restaurante entre 10% a 30%, sem investimento por parte do próprio restaurante. Um dos exemplos é um Misc by Tartar-ia (10%): “A Volup ter surgido foi a melhor coisa que nos aconteceu, encontrámos um parceiro com quem nos identificamos totalmente, a nível de cuidado no serviço, onde sabemos que o nosso produto é sempre muito bem cuidado”.
Assim como o Misc by Tartar-ia, também parte das receitas do restaurante Tasca da Esquina de Vítor Sobral – 30%, mais precisamente – são adquiridas através da aplicação Volup. “Dado o volume que apresentamos com o negócio à volta do delivery/take away, foi nos possível montar uma operação independente ao restaurante físico, o que nos permite manter uma fiabilidade na qualidade e tempo de resposta muito aceitável e, por isso, a possibilidade de trabalhar com diversas aplicações. A Volup, desde o seu início, foi sempre a aplicação que concentrou o maior número de pedidos neste contexto de negócio, representando perto dos 45% das receitas geradas pelo delivery, em termos globais (incluindo as receitas do restaurante físico) estará ligado diretamente a perto dos 30% das receitas”, realça o chef Vítor Sobral. “Neste momento, contamos com mais clientes habituais na aplicação do que durante os períodos de confinamento, o que prova que o ‘delivery’ é para ficar, como modo de consumo, que facilita o acesso a determinados menus de forma cómoda e garantindo o máximo de qualidade durante o processo de entrega”, frisa o CEO da Volup, Álvaro Meyer. A Volup, que regista uma taxa de fidelização elevada, começou 2021 com 50 utilizadores e terminou o ano com 18.500. O ticket médio da app é de 50€ por encomenda, um valor acima da média do setor. O negócio de delivery, onde a aplicação se insere, conquistou terreno nos últimos tempos, sendo esta uma tendência que se instalou no dia-a-dia dos portugueses.