1.º Concurso Cidades do Vinho

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

Na primeira edição do Concurso “Cidades do Vinho” 2021, Palmela conquistou 24 medalhas, sendo o município português mais medalhado. Destaque para a Casa Ermelinda Freitas, de Fernando Pó, que foi o produtor mais premiado, com 12 medalhas de Ouro e seis de Prata.


O Concurso realizou-se de 6 a 9 de maio, em Lagoa, no Algarve. Organizado pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho e pela ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, teve como parceiros o Município de Lagoa, a Recevin - Rede Europeia de Cidades do Vinho e a Città del Vino e contou com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura. 

Participaram 550 vinhos de Portugal continental e ilhas e, no total, foram atribuídas 160 medalhas: 12 de Grande Ouro, 90 de Ouro e 58 de Prata.

A inscrição foi válida também para o Concurso Europeu “Cidades do Vinho”, o que significa que a grande maioria dos vinhos que participaram na competição nacional marcaram também presença em Castelvetro di Modena, em Itália, de 20 a 23 de maio. 

Portugal tem assumido, nos últimos anos, um enorme destaque no Concurso Europeu, organizado há 18 anos pela Associação Città del Vino. Para além dos vinhos, este concurso premeia também os territórios de origem, fator que o diferencia de todos os outros e o torna único no mundo.