Adega da Cartuxa volta a receber o EA Live

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

É já esta quinta-feira que começa o festival EA LIVE Évora e que, até sábado, promete muita música portuguesa com Pedro Abrunhosa, António Zambujo e Deixem o Pimba em Paz.

 

Com concerto esgotado para António Zambujo, em palco sexta-feira, dia 22, chega agora a última oportunidade para viver a experiência cultural única que o EA LIVE representa com os espetáculos de Pedro Abrunhosa, dia 21, e de Deixem o Pimba em Paz, dia 23.

Num harmonioso casamento entre música portuguesa, com atuações ao vivo de grandes nomes da cultura nacional, e uma degustação de vinhos EA incluída na experiência, o EA LIVE volta a abrir as portas do cenário idílico e histórico da Adega Cartuxa, entre os dias 21 e 23 de julho, com uma plateia de 1000 lugares sentados. 

As primeiras partes ficam a cargo de artistas emergentes, vencedores da iniciativa “Palco Esperança”, projeto desenvolvido numa parceria entre a SIC Esperança e o EA LIVE Évora, onde irão, durante 30 minutos, apresentar o seu reportório original. “Palco Esperança” dedicava-se a todos os residentes em Portugal com mais de 16 anos e, de entre os vários candidatos, será Iolanda a abrir o concerto de Pedro Abrunhosa, Et Toi Michel o de António Zambujo e o projeto Galo Canta’Às Duas abre para o Deixem o Pimba em Paz com o Bruno Nogueira e Manuela Azevedo. A iniciativa “Palco Esperança” está em linha com os objetivos, quer da Fundação Eugénio de Almeida, quer da SIC Esperança, pois ambos promovem oportunidades, neste caso específico, no âmbito cultural e musical. 

O EA LIVE teve início em 2016 com as EA LIVE SESSIONS, transformou-se num festival ao vivo no ano seguinte, já apresentou concertos em Lisboa nas edições de 2018 e 2019 e este ano internacionalizou-se, através da primeira edição EA LIVE Rio, onde apresentou um cartaz com Diogo Nogueira, Tiago Nacarato e Anavitória, no magnífico Jockey Club do Rio de Janeiro.  Mas Évora será sempre o ponto de partida desta viagem, não fosse o local de origem da Adega Cartuxa e da Fundação Eugénio de Almeida.
O festival EA LIVE ÉVORA é promovido pela Adega Cartuxa, pertencente à Fundação Eugénio de Almeida que, desde 1963, aplica parte dos seus lucros no desenvolvimento cultural, social, educacional e espiritual da região de Évora, sendo o EA LIVE, uma das marcas culturais desta organização.

“Transformamos o lucro económico em lucro social” é o lema que enquadra de forma clara o posicionamento da Adega Cartuxa e da Fundação Eugénio de Almeida, exemplo único de filantropia no contexto nacional.

Depois de ter sido dos poucos festivais de música portuguesa realizados em 2021, a edição de 2022 tem agora reunidas todas as condições para três noites memoráveis de uma experiência que prima pela qualidade e conforto, começando ao pôr-do-sol e prolongando-se pela noite amena do verão alentejano.

Sugerindo um programa cultural imperdível, os bilhetes para o EA LIVE Évora nos dias 21 e 23 de julho estão à venda nos locais habituais.